Medicina Veterinária da Uniube participaram..."> Alunos do curso de Medicina Veterinária participam da 15ª Semana da Água | Acontece na Uniube Medicina Veterinária da Uniube participaram...">

Alunos do curso de Medicina Veterinária participam da 15ª Semana da Água

27 de março de 23

Alunos do curso de Medicina Veterinária da Uniube participaram da 15ª Semana da Água, organizada pela Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas - CODAU, em parceria com o Ministério Público e a 5ª CIA de Polícia Militar Ambiental de Uberaba. O evento aconteceu no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA), entre os dias 20 e 24, e mobilizou mais de 1500 alunos de 32 escolas da rede pública.

Cerca de 50 alunos participam do evento ao longo da semana, e a maior parte dos participantes são do 4° e do 5° período. Todos são integrantes do projeto de extensão "Fiel Camarada", que é coordenado pelo Prof. Dr. Ian Martin, pela Profa. Dra. Isabel Rodrigues Rosado e pelo Prof. Dr. Endrigo Gabellini Leonel Alves, professores do curso de graduação em Medicina Veterinária e do programa de pós-graduação em Sanidade e Produção Animal nos Trópicos. "Dentro da educação superior é indiscutível a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. A extensão universitária tem como fundamento o papel social da Universidade junto à sociedade, transferindo o conhecimento gerado dentro da Instituição à comunidade. A participação dos universitários permite o contato destes com o público em geral, o que os coloca em uma situação em que eles precisam se expressar e interagir com as diferentes pessoas abordadas. Além disso, a participação em projetos extensionistas é um importante ponto no currículo dos alunos que pretendem prestar seleções para residência ou programas de pós-graduação", pontua o professor Ian Martin.

Durante o evento, os alunos se dividem para abordar os temas:  a importância da castração; o que é e como realizar a guarda responsável e o combate ao tráfico de animais silvestres. "Para isso, utilizamos placas ilustrativas, peças de animais empalhados e uma abordagem de fácil entendimento, visando que todos os ouvintes consigam absorver o conteúdo. Além da entrega da cartilha do projeto "Fiel Camarada". Eu acredito que a participação em eventos como esse é de extrema importância, uma vez que temos a oportunidade de lidar com diversos indivíduos que estão inseridos em diferentes realidades, melhorando, assim, as relações interpessoais. Além disso, é indiscutível que há um desenvolvimento da oratória e contribuição com a capacidade comunicativa dos alunos envolvidos. Por fim, é notório que as crianças presentes se entusiasmam com o assunto abordado, o que gera a esperança de que, no futuro, tenhamos indivíduos com maior responsabilidade socioambiental", avalia a aluna do 3° período e discente responsável pelo projeto de extensão "Fiel Camarada", Kamilla Tayar.

De acordo com o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho, a cidade conta com 100% de atendimento de água tratada e o sistema de abastecimento continua crescendo para atender a cidade. "São R$ 30 milhões investidos em quatro novos Centros de Reservação. A meta de universalização da água já existe em Uberaba, por isso, o dia 22 de março é comemorado com um peso diferente do resto do país, que tem ainda 35 milhões de pessoas com falta de acesso à água potável. Todos os anos, a Codau realiza a Semana da Água com o objetivo de apresentar práticas positivas de sustentabilidade para alunos do Ensino Fundamental das escolas de Uberaba. O evento é importante para compartilhar com os estudantes várias experiências, que depois serão retransmitidas para suas famílias", comenta.