Medicina..."> Alunos do curso de Medicina Veterinária e HVU participam de "Dia D" de vacinação antirrábica | Acontece na Uniube Medicina...">

29 de agosto de 22

Carolina Oliveira

Alunos do curso de Medicina Veterinária da Uniube e equipe do HVU participaram no último sábado, 27, do "Dia D" da Vacinação Antirrábica realizado pelo Governo Municipal de Uberaba. Além da vacinação, foram oferecidas diversas atividades como avaliação clínica de cães e gatos, registro por meio de microchipagem e orientações sobre saúde, zoonoses, guarda responsável e bem-estar animal. Durante o evento, foram vacinados 606 cães, 82 gatos e 215 animais microchipados.

Para o gerente clínico do HVU, Cláudio Yudi, é fundamental que os alunos de Medicina Veterinária tenham essa vivência e experiência com a comunidade. "É papel da Universidade oferecer a extensão universitária, e o que nós estamos fazendo aqui é a prática da extensão, auxiliando na vacinação, microchipagem e avaliação clínica, em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberaba, o centro de Endemias e Zoonoses. Isso é muito bom, auxilia a sociedade. Nós estamos prevenindo uma doença grave que é a raiva, e ao mesmo tempo, os alunos perceberem quais são os problemas da sociedade, ou seja, todo mundo sai ganhando, a comunidade, os alunos e a prefeitura por conseguir organizar um evento que tem sido muito bom até o momento", avalia.

Para a aluna do 6° período de Medicina Veterinária da Uniube, Fernanda Carvalho, participar de eventos como esse enriquece a formação. "Aprendemos bastante na teoria e agora colocamos isso em prática. Eu estou no 6° período e esse é um período de muita prática. É muito importante participarmos, ter essa oportunidade e ver realmente como é, como lidar com os tutores e com cada animal, realizamos os procedimentos, e é muito bom ter o reconhecimento da galera que está gostando também", conta.

Para a aluna do 6° período de Medicina Veterinária da Uniube, Julia Eduarda Caetano, aliar o aprendizado com o auxílio a população, é gratificante. "Eu acho que é uma experiência única porque aqui temos a oportunidade de ver na prática o que não conseguimos ver na Universidade, mas só nesses programas que o hospital oferece que a gente realmente vê na prática, e além disso, também é muito bom poder ajudar a população que precisa desse auxílio, da vacinação e de orientação, acho que é muito importante conscientizar a população na questão da vacina e o hospital oferece isso e é muito bom para todos os alunos, principalmente para nossa experiência na vida acadêmica, acrescenta muito ter a experiência", afirma.

A parceria entre o Governo Municipal e o HVU é reforçada a cada evento. "Essa parceria é imprescindível para o município, afinal, ela proporciona o conhecimento, envolvendo os alunos, e envolve a população em geral, então isso é muito importante. Esses eventos vêm para engrandecer e estreitar ainda mais os nossos laços, e prestar o atendimento que é o mais importante. Vacinar os animais, microchipar, dar uma assistência adequada levando informações a população, aos tutores e contribui para que cresça cada vez mais essa parceria entre o Governo Municipal e o HVU", reforça o Superintendente do Bem-Estar Animal, Alberto de Faria Pereira.

A campanha de vacinação antirrábica se estende até o dia 31 de agosto, com expectativa de vacinar 41 mil animais em Uberaba. "Essa parceria com o HVU é muito importante, nós fazemos um exame clínico e o Hospital Veterinário está fazendo a vacinação e microchipagem. Tivemos doação de animal, recebemos doações de agasalho e doamos para quem necessita. A demanda foi muito grande, tivemos até uma filinha, e estamos quase chegando a 40 mil animais vacinados em 40 dias. Eu acho que a população deve aderir a vacinação que é muito importante. Temos uma expectativa de vacinar 41 mil animais, e pretendemos alcançar essa meta até o fim da campanha, que encerra dia 31 de agosto", explica o diretor de Departamento de Zoonoses e Endemias, Eduardo Plácido.