Alunos do curso de Medicina Veterinária da Uniube participaram do "Dia D" da Vacinação Antirrábica | Acontece na Uniube

04 de outubro de 21

O "Dia D" da Vacinação Antirrábica, realizado no último sábado (2), contou com a participação de alunos do curso de Medicina Veterinária da Uniube e membros do Projeto de Extensão "Fiel Camarada". Para o gerente clínico do Hospital Veterinário da Uniube (HVU), professor Cláudio Yudi, a participação dos alunos já é recorrente nas ações do município e serve como uma via facilitadora de aprendizado, na prática, sobre a atuação da Saúde Única.

Entre as atividades promovidas durante a ação, os graduandos auxiliaram os técnicos durante a vacinação, realizaram blitzen educativa sobre o bem-estar e castração e animal e orientaram os tutores sobre tutoria responsável e a microchipagem de cães e gatos no município.

"O nosso curso de Medicina Veterinária tem o viés de ensinar os alunos a lidarem com diversos tipos de público, possui uma ligação forte entre teoria e a parte prática. Inserir os alunos nas ações realizadas pelo município faz com que a gente forme profissionais humanizados, que entendam a necessidade do próximo e que saibam atuar diante as atividades de políticas públicas e Saúde Única. Essa é uma forma de estender nossas ações para além da sala de aula", explica o professor.

A aluna do sexto período de Medicina Veterinária, Vitória Mendes Urbano, é uma das extensionistas do Projeto Fiel Camarada que esteve presente no "Dia D" da Vacinação Antirrábica. Para ela, participar dessas ações municipais é de extrema importância para a formação profissional dos alunos.

"No quesito acadêmico, participar dessas ações nos dão conhecimento a respeito da castração e vacinação e o quão importante são os procedimentos. Também aprendemos, na prática, a fazer a socialização com a comunidade, lidar com as pessoas e a forma correta de auxiliar os tutores. Tudo isso influencia no nosso crescimento profissional", avalia Vitória.

Ainda de acordo com a extensionista, a participação dos alunos da Medicina Veterinária auxilia na conscientização da população sobre doenças animais que podem acometer em humanos. "Nós também somos da área da saúde, então acabamos cuidando da saúde humana, além da saúde animal. Na ação de conscientização, também explicamos que existem doenças que podem ser transmitidas aos humanos e, por isso, é preciso tomar os devidos cuidados. A raiva, por exemplo, é uma dessas doenças, por isso é tão importante vacinar os pets com a vacina antirrábica", completa a estudante.

O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Endemias e Zoonoses em parceria com o Curso de Medicina Veterinária da Uniube e a Associação Brasileira de Criadores de Zebu.