Alunos do Colégio Apoio visitam o Espaço Maker Uniube | Acontece na Uniube

Alunos do Colégio Apoio visitam o Espaço Maker Uniube

04 de julho de 23

Na última terça-feira, 04, os alunos do 8° ano do Colégio Apoio tiveram a oportunidade de visitar o Espaço Maker Uniube, um laboratório de práticas inovadoras. O objetivo desse espaço é fomentar a validação de novos modelos de negócios, além de proporcionar um ambiente prático para a prototipagem técnica e o desenvolvimento de ideias. Durante a visita, os alunos puderam conhecer de perto diversos equipamentos, como impressoras 3D e máquinas de corte, bem como apreciar maquetes produzidas pelos estudantes do curso de Arquitetura. Essas atividades estão diretamente relacionadas à inovação e ao empreendedorismo.

A Universidade busca demonstrar que o comportamento empreendedor e inovador é cada vez mais relevante em todas as áreas profissionais. A coordenadora da Incubadora de Empresas da Uniube (Unictene), Dinior Andrade, ressalta a importância da visita dos alunos do Colégio Apoio, uma vez que eles já estão familiarizados com atividades relacionadas à inovação e ao empreendedorismo em sua trajetória escolar. "Eles já colocam em prática esse comportamento empreendedor por meio da execução de diversos projetos. A oportunidade de visitar o Espaço Maker Uniube surgiu como uma maneira de dar continuidade a esse trabalho e despertou o interesse da coordenação pedagógica da escola. A visita proporcionou aos alunos a oportunidade de ver de perto o uso de impressoras 3D, a maquetaria e contribuir um pouco mais para sua futura formação profissional", pontua.

Segundo Daniela Rocha Almeida, coordenadora de projetos do Colégio Apoio, os alunos puderam observar na prática a execução de projetos. "No colégio, eles já trabalham com empreendedorismo, criatividade e inovação. Desde o 5° ano, os alunos desenvolvem pequenas ideias e mini startups. Agora, tiveram a chance de conhecer um laboratório onde aprenderam como implementar suas ideias na prática, quais recursos e insumos utilizar, quais estratégias adotar e como estabelecer parcerias. A expectativa é que eles percebam que o que constroem no colégio é viável e pode ser realizado. É fundamental que eles adquiram esse conhecimento, saibam como vender uma ideia ou um produto, tenham habilidades de posicionamento e comunicação", ressalta a coordenadora.