Alunos de Psicologia da Uniube divulgam a UATI em Uberaba | Acontece na Uniube

Alunos de Psicologia da Uniube divulgam a UATI em Uberaba

27 de novembro de 18

Os alunos do curso de Psicologia da Uniube participaram, neste mês, de uma ação de divulgação da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI). Os estudantes distribuíram panfletos explicativos e esclareceram dúvidas sobre o Programa Extensionista na cidade de Uberaba e, no campus da Uniube, se caracterizam de idosos para a divulgação.

A ação foi desenvolvida pelos alunos do estágio de Saúde Coletiva. A supervisora dessa disciplina, Maria Regina Basílio, destaca que a divulgação é de extrema importância para o conhecimento da população sobre a UATI, bem como para a interação social dos alunos. “Essa ação é essencial porque os alunos precisam saber que para você realizar um trabalho dessa natureza, eles precisam participar desde a divulgação, desde o início do trabalho. Então eles estarem divulgando, faz parte do processo”, afirma.

Os alunos também escreveram um cartaz com os dizeres: Sou idoso, posso te dar um abraço? “Isso, com certeza, chamaria a atenção das pessoas. E os alunos têm realizado esse trabalho nas portas de bancos, nas ruas, nas praças e nos pontos de ônibus. Então assim, muito interessante a disposição deles para atrair pessoas”, completa a professora.

Para a estudante de Psicologia, Maria Lúcia Monteiro, a ação foi muito produtiva. Com ela, foi possível o contato com pessoas que já buscavam algo parecido para familiares, parentes e amigos. “As atividades da UATI estão ligadas diretamente para uma melhor qualidade de vida e consequentemente na saúde mental do público. Por meio dessa ação observamos que grande porcentagem das pessoas de terceira idade se preocupam com seu bem-estar, procuram fazer novas amizades e buscam ter uma vida mais ativa”, diz.

Ainda segundo a Maria Lúcia, além da divulgação do programa, as pessoas interessadas se sentiram confortáveis para conversar e se aproximar dos alunos. “Nosso objetivo era a divulgação, mas quando falávamos que éramos do curso de Psicologia parecia que se sentiam mais acolhidos e confiantes para desabafar”, reforça.

Além de ações como essa, o curso de Psicologia da Uniube possui também o projeto “Meu Idoso na Universidade - Expandido”. O evento tem o objetivo de promover, por meio de uma ação didática, conjunta, humana e especial, um momento de reflexão, aprendizagem, convivência, reconhecimento e honra aos parentes, amigos e convidados, eleitos pelos alunos como coparticipantes do sucesso deles na jornada universitária.