Alunos de Medicina Veterinária participam de evento da Semana da Água entre 21 a 25 de março | Acontece na Uniube

21 de março de 22

O curso de Medicina Veterinária da Uniube participa da 14ª Semana da Água, promovido pela Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas - CODAU, em parceria com o Ministério Público e a 5ª CIA de Polícia Militar Ambiental de Uberaba. O evento acontece no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA), e segue até sexta-feira (25).

Os alunos do curso de Medicina Veterinária irão monitorar os participantes durante todo o evento sob a orientação médico-veterinário e gerente clínico do Hospital Veterinário da Uniube, professor Cláudio Yudi. "O evento é uma parceria com o Ministério Público de Uberaba e com o Ministério Público de Minas Gerais, com o Centro de Defesa da Fauna de Belo Horizonte. Vão ser três atividades que nós vamos abordar nesse evento: a prevenção de tráfico de animais silvestres, o projeto de pacificação de galos de rinha que a gente tem aqui na universidade em parceria com o Ministério Público, e sobre como tratar do bem-estar animal dos nossos animais de estimação. Então vão ser três atividades em que os alunos do curso de medicina veterinária irão participar.", explica.

A presença dos alunos do curso de Medicina Veterinária na 14ª Semana da Água proporciona a divulgação dos projetos realizados pela universidade e se torna um projeto de extensão. "Não um projeto de extensão complexo, mas uma semana onde nós vamos levar para a comunidade, nesse caso, são duzentos alunos do ensino fundamental de oito anos das escolas municipais de Uberaba.", finaliza o professor Claudio Yudi.

Para o aluno Gustavo de Oliveira Gomes da Silva, que está no 3° período do curso, a participação no projeto tem ligação com os 3 pilares da educação de uma universidade: ensino, pesquisa e extensão. "O contato com o público, o ato de inspirar e conscientizar a sociedade em geral, de adultos a crianças, é um grande diferencial para a formação de um bom profissional da veterinária, onde o mesmo tem a oportunidade de agregar na sociedade como um todo, e não apenas em um indivíduo. Além disso, é extremamente gratificante ver a cara de alegria das crianças, que ao menos por 20 minutos, estarão envolvidas com o "nosso mundo", estando em contato e aprendendo um pouco sobre os animais que nós tanto amamos."

O evento acontece entre os dias 21 e 25 de março de 2022, no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA), localizado na Av. Dr. Randolfo Borges Júnior, 1000 - Univerdecidade.