Medicina Veterinária da Uniube participaram..."> Alunos de Medicina Veterinária participam de ação em escolas de Uberaba | Acontece na Uniube Medicina Veterinária da Uniube participaram...">

Alunos de Medicina Veterinária participam de ação em escolas de Uberaba

21 de junho de 23

Alunos do curso de Medicina Veterinária da Uniube participaram de ações realizadas em escolas estaduais e municipais de Uberaba. No último sábado, 17, as escolas do município tiveram dia letivo. O curso, em parceria com o Hospital Veterinário da Uniube (HVU), participou das ações na Escola Estadual Horizonta Lemos, com atividades para alunos do ensino fundamental, médio e comunidade. Cerca de 500 pessoas passaram pela escola. E nesta segunda-feira, 19, os alunos estiveram na Escola Estadual Aloísio Castanheira e na Escola Municipal Gastão Mesquita Filho, no bairro Ponte Alta, complementando as ações realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente, com o projeto de extensão Fiel Camarada. Cerca de 160 alunos participaram das atividades.

"Nossa participação na Escola Estadual Horizonta Lemos foi muito boa. Os alunos do curso de Medicina Veterinária falaram sobre o curso e também sobre posse responsável e animais silvestres. Já no bairro Ponte Alta, os alunos, em parceria com o Hospital Veterinário da Uniube (HVU), participaram das ações com o projeto de extensão Fiel Camarada, falando sobre posse responsável de cães e gatos, uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, que essa semana está realizando castrações em Ponte Alta. Nós fizemos uma atividade para complementar a castração, isso faz parte de uma política pública de manejo populacional de cães e gatos, que abrange várias ações, entre elas, a castração, a vacinação, e a fala sobre posse responsável para adultos, jovens e crianças", comenta o gerente clínico do HVU, Cláudio Yudi.

A aluna do 10° período do curso de Medicina Veterinária, Jacqueline Nascimento Alves, contou que durante a participação, com o projeto de extensão Fiel Camarada, foram abordados temas como a adoção, a guarda responsável e a importância da castração. "Não levamos animais vivos desta vez, porque o nosso enfoque foi educação ambiental, ao invés disso, levamos atividades mais dinâmicas para eles aprenderem enquanto brincavam, como jogos de perguntas e respostas, gincana, atividade de pintura para colocarem a mão na massa, para aprenderem na prática, tanto que conversamos com uma pedagoga antes sobre atividades mais adequada para cada faixa etária, para atrair mais a atenção deles. Acredito que é muito importante para nós, como alunos de graduação, participar desse tipo de evento, porque aprendemos repassar informações que temos na graduação e os alunos aprendem aquilo que temos para oferecer, porque temos muitos tópicos, muitos assuntos que, às vezes, não são abordados de forma clara na escola, que precisa ser trazido de fora para eles terem esse tipo de vivência. Acredito que esse tipo de evento é realmente muito importante", finaliza.