Alunos de Medicina da Uniube fazem simulado de treinamento para o Enamed 2025
O objetivo é reforçar o preparo dos estudantes, tanto para o exame que será aplicado pelo Inep em outubro deste ano quanto para outros processos seletivos na área médica
Na tarde da última terça-feira (2), cerca de 119 alunos do 11º e 12º períodos do curso de Medicina da Uniube fizeram um simulado de treinamento para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica - Enamed 2025, exame que tem como objetivo avaliar os cursos de Medicina e o desempenho dos graduandos nessa área.
Aplicado no Bloco Z da Universidade, o simulado se iniciou às 14h. Os alunos tiveram até às 18h para responder 100 questões de múltipla escolha. Esse é o sétimo de oito momentos de treinamentos previstos no cronograma criado pela equipe pedagógica do curso de Medicina da Uniube, que tem o intuito de reforçar o preparo dos futuros médicos tanto para o Enamed quanto para outros processos seletivos na área médica aos quais se submetem após a graduação.
Além do simulado escrito, os alunos já fizeram algumas provas online em casa, com o apoio de plataformas contratadas, e também no Laboratório de Informática Aplicado à Educação (LIAE) da Universidade.
Carlos Paulino, aluno do 12º período de Medicina, comenta que a realização de simulados é um processo importante para lidar com o novo modelo de avaliação proposto pelo Enamed. "É notável o compromisso da Uniube em nos apoiar e oferecer uma preparação consistente. Após cada simulado, temos acesso à resolução das questões, o que permite identificar erros, rever pontos frágeis e aprimorar nossos conhecimentos."
Michele Messias, aluna do 11º período de Medicina, conta que antes mesmo do anúncio do Enamed, os estudantes já estavam se preparando para exames de residência médica. "Esses simulados favorecem um movimento que já estamos fazendo, que é em prol da residência médica, e a Uniube colocar isso na grade ajuda bastante em termos de horários e compromissos."
A gestora do curso de Medicina da Uniube, Fabiana Prado, explica que além dos simulados, os alunos também participaram de aulas presenciais com professores, que são referência em diferentes áreas da Medicina.
Prado reforça que as aulas têm o objetivo de discutir questões e possíveis assuntos que estarão no conteúdo, tanto do Enamed quanto em outras provas de processos seletivos diversos, como concursos. A gestora salienta ainda que após os treinamentos, os alunos têm acesso a resolução de questões com comentários dos professores.
"Todo o cronograma de treinos se destina a qualificar o nosso aluno de Medicina a realizar provas no perfil do Enamed com mais segurança e tranquilidade. A gente já vem trabalhando o desenvolvimento do raciocínio clínico em nosso aluno de tal forma que ele consiga responder aos diversos formatos de cobrança. Então, a ideia é que ele esteja apto não só a exercer a Medicina, mas também participar de provas de residência diversas, em concursos públicos e no Enamed", conclui Fabiana Prado.
O Enamed
Lançado em abril de 2025, conforme especificado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enamed unificará as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de Medicina.
A prova é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e será aplicada no dia 19 de outubro de 2025 em todo o Brasil, com a condução do Inep. Os alunos irão responder 100 questões de múltipla escolha, conforme estabelecido no edital do exame.
Vander Souza