Alunos de Jornalismo desenvolvem site com temática cultural | Acontece na Uniube

Alunos de Jornalismo desenvolvem site com temática cultural

27 de julho de 20

Os alunos do 7º período de Jornalismo da Uniube lançaram o site do  “Café com Pauta”. O portal tem caráter informativo, com a proposta de abordar conteúdos culturais, sociais e artísticos. O projeto foi idealizado inicialmente como um programa de rádio experimental para a disciplina "Projetos em Rádio", ministrada pelo professor Luís Fernando Oliveira, mas foi expandido e continuou sendo aplicado pelos alunos.

No formato de programa, os episódios eram transmitidos nas manhãs de sábado, na Rádio Metropolitana (87.9 FM), e também eram disponibilizados no modelo de podcasts em 10 plataformas digitais. Com o intuito de atingir novos públicos, os alunos decidiram criar o Instagram @cafecompauta.pod e a página Café com Pauta no Facebook. Dessa forma, a consolidação da identidade visual e a produção de conteúdo para as redes sociais passaram a fazer parte da rotina de criação do programa.

Após a conclusão da disciplina, o docente Luís Fernando Oliveira sugeriu que os estudantes continuassem com o projeto no estágio de “Webjornalismo”. Para isso, foi criado o site. "Produzir matérias jornalísticas, levando em consideração critérios específicos para web, faz parte da formação do jornalista dos novos tempos. O site Café com Pauta, ligado diretamente ao site da Rádio Metropolitana, torna-se, então, o ambiente ideal para que o nosso aluno do curso de Jornalismo possa estagiar. Ali, ele vai produzir texto, áudio e vídeo; além de experimentar o jornalismo opinativo", destaca o professor.

O site Café com Pauta é dividido entre oito abas de conteúdo de cada articulista. Nelas, os usuários encontram conteúdos em diferentes mídias e formatos. Além disso, a plataforma permite que o público acesse todas as edições do programa na aba "Rádio Café com Pauta". A acadêmica Diandra Tomaz afirma que o projeto contribuiu para a prática dos conhecimentos como estudante. “O Café com Pauta tem sido uma experiência onde posso colocar em prática meus conhecimentos teóricos de rádio, redação, edição, design e marketing. Criar um site do zero me ensinou muito.”

O estudante Pedro Henrique Marino evidencia a importância do projeto. “É um prazer observar o crescimento do nosso projeto. Um produto que nós idealizamos e produzimos independentemente e que, aos poucos, difundiu-se para novas plataformas e novos públicos. A possibilidade de informar, divulgar cultura e transmitir conhecimento é uma das coisas que me motiva enquanto jornalista em formação”, pontua.

O projeto é realizado pelos alunos Diandra Tomaz, Gabrielly Oliveira, Jonathan Magalhães, Pâmela Rita, Pedro Henrique Marino, Rafaella Massa, Sarah Santos e Vitória Oliveira. No site, já estão disponíveis conteúdos escritos e gravados por cada articulista. A partir do segundo semestre de 2020, a produção terá maior frequência na plataforma.