Alunos de Engenharia de Produção visitam CBMM em Araxá | Acontece na Uniube

Alunos de Engenharia de Produção visitam CBMM em Araxá

03 de novembro de 23

Os alunos dos cursos presenciais de Engenharia de Produção e Engenharia Química visitaram a planta industrial da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) em Araxá, MG. Na ocasião, os estudantes conheceram o parque fabril, a mina, os painéis de gestão e os controles de indicadores produtivos, bem como os laboratórios específicos. As visitas já fazem parte do planejamento acadêmico dos cursos, que visam unir a teoria e a prática para ampliar os conhecimentos dos alunos.

Esta é a terceira visita a uma indústria realizada pelo curso, de acordo com o gestor do curso de Engenharia de Produção, Wagner Cardoso. "As visitas são importantes para abrir oportunidades aos estudantes no âmbito de possíveis possibilidades de atuação profissional após a conclusão do curso. E as possibilidades são imensas, dependem muito mais do esforço, da dedicação e da vontade de voar do estudante do que qualquer outra coisa. Quando dizemos que o céu é o limite, é um fato comprovado diante de tantas oportunidades existentes no Brasil e no exterior. Vivemos um momento que não era visto no mercado de trabalho há décadas, que enfrenta escassez de profissionais qualificados (bem formados e capacitados), principalmente engenheiros", explica.

Para a aluna do 3º período de Engenharia de Produção, Geovana Vitoria Fernandes Rezende, a visita foi uma oportunidade de aprendizagem. "Pudemos visitar todas as etapas, desde a área de mineração, na qual foram mostradas as etapas para chegar à camada em que se pode extrair pirocloro (nióbio) e como reutilizam o material de descarte, que, no caso dessa mineradora, é principalmente a argila, que é usada nas barragens. Passamos por outras áreas também, como a área de preservação e laboratórios, mas, de fato, o que foi de maior importância para agregar e reafirmar minha escolha de curso foi a parte industrial da empresa, na qual os gráficos de qualidade, controle de vazão, velocidade, análise de materiais, entre outros, foram disponibilizados para a análise dos estudantes", descreve.

Os alunos também destacam que a empresa foi receptiva, o que tornou a visita mais produtiva e confortável. "Como um todo, a parte que mais gostei foi a paciência e a empolgação dos colaboradores da empresa em apresentar o trabalho desenvolvido por lá e o setor em que estavam. Essa viagem foi importantíssima para o meu curso, afinal, ter presenciado um laboratório tão tecnológico foi uma grande inspiração para seguir profissionalmente nessa área, além da ótima explicação e da vista maravilhosa na parte da mineração que me mostrou uma parte interessante da engenharia química que eu não conhecia", finaliza a estudante do 3º período de Engenharia Química, Constância Oliveira Venâncio da Silva.