Alunos de Engenharia Ambiental participam da Semana da Água | Acontece na Uniube

Alunos de Engenharia Ambiental participam da Semana da Água

22 de março de 17

Os alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Uberaba (Uniube) participam da 10ª Semana da Água. O evento, que começou nesta quarta-feira (22) e vai até sexta-feita (24), é realizado pelo Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau) em comemoração ao Dia Mundial da Água - 22 de março. As atividades acontecem no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA), localizado na Univerdecidade, em Uberaba. Está confirmada a participação de 38 escolas da rede pública, entre municipais e estaduais, e também particulares.

O tema dos projetos apresentados pelos alunos da Uniube aos visitantes é: Ecossistema Fechado, Maquete do Ciclo da Água – Ciclo Hidrológico e Filtro Físico para água de chuva. “A parceria da Uniube com o Codau já existe há vários anos. Muitos alunos fazem ou já fizeram estágio na área de Tratamento de Água e Esgoto e na área de Educação Ambiental. Todos os anos, o curso é convidado para montar um estande para apresentar os projetos desenvolvidos pelos estudantes e, também, para que os alunos trabalhem como monitores para auxiliar na visitação das escolas”, explicou a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, Francienne Gois Oliveira.

A Semana da Água é voltada para crianças das séries iniciais, tanto de escolas públicas, como particulares. O trabalho realizado no evento é de Educação Ambiental com o tema água. “Nestes eventos, os alunos apresentam os conceitos aprendidos em sala de aula e estão em contato direto com o público, o que os ajudam a vencer a timidez por interagir com grande quantidade de pessoas, além dos benefícios sociais de estarem servindo a comunidade”, completou a coordenadora.

E, para a graduanda Ana Luísa Magalhães Mauad, repassar o conhecimento para as crianças é de grande importância. “Todos nós explicamos aos alunos dos colégios que ali passaram um pouco sobre o ciclo hidrológico e a filtração do solo, como funciona. Nós gostamos muito dessa interação com as crianças, elas são bem curiosas e nos fazem perguntas que acabam nos fazendo analisar o lado ambiental. Passamos o pouco que sabemos para os mais novos que são o futuro do planeta”, destacou a estudante.

A coordenadora também reforça a importância do evento para o uso consciente da água. “Este evento não é de conscientização e sim de sensibilização, é mostrada para a comunidade a importância e, também, o porquê da utilização racional dos recursos hídricos. As formas corretas de utilização e como evitar desperdícios”.