Alunos de Agronomia EaD desenvolvem projeto de horta vertical em escola de Uberlândia | Acontece na Uniube

16 de novembro de 23

Ao todo, 216 mudas foram plantadas, envolvendo cerca de 90 alunos em iniciativa educativa e sustentável

Por Carolina Oliveira

Alunos do 4º período do curso de Agronomia na modalidade EaD da Universidade do Agro, desenvolveram o projeto Horta Sustentável na Escola Estadual Américo René Giannetti, localizada em Uberlândia. Cerca de 90 alunos serão impactados pela iniciativa, que tem o objetivo de proporcionar uma experiência prática e educativa, além de promover a interação social entre os estudantes, estimular o trabalho em equipe e desenvolver habilidades como responsabilidade, paciência e atenção aos detalhes. O projeto resultou no plantio de 216 mudas.

"O período de desenvolvimento do projeto foi de duas semanas, abrangendo sua implementação e conclusão. Durante a última semana, os alunos acompanharam a fase de plantio educativo. Construímos a horta sustentável utilizando garrafas PET e, posteriormente, explicamos para os alunos sobre os cuidados necessários para a irrigação adequada da horta. A intenção é que, durante o lanche, os alunos possam desfrutar de alimentos frescos colhidos diretamente da horta, proporcionando a liberdade de colher alface, pimenta, salsinha, beterraba, entre outros. Nosso intuito é ensinar sobre o cultivo familiar, permitindo que aprendam sobre o cultivo de plantas, o ciclo de vida dos vegetais, os cuidados com o meio ambiente, a importância da alimentação saudável e, quem sabe, levar essa ideia para casa", conta o aluno do 4º período de Agronomia (EaD), Joziel Segatto.

Para Joziel, o saldo do projeto foi altamente produtivo, especialmente considerando o menor envolvimento inicial dos alunos. "Durante o plantio das 216 mudas, observou-se uma participação mais ativa por parte dos alunos, que se envolveram no processo. Eles se envolveram no processo, pegaram as mudas, mexeram na terra, adubaram e prepararam o solo para o plantio. Foi muito gratificante, pois muitos alunos demonstraram aptidão para áreas relacionadas ao Agronegócio, como agricultura e zootecnia. Recebemos muitos elogios do gestor, Fabrício Pelizer, e da direção da Escola Estadual Américo René Giannetti, bem como da superintendência regional de ensino de Uberlândia", conclui o aluno.

Alunos responsáveis pelo projeto:

André Silva | Janaína Oliveira Sousa | Joziel Segatto