Alunos da Uniube Uberlândia realizam visita técnica à represa do Capim Branco | Acontece na Uniube

Alunos da Uniube Uberlândia realizam visita técnica à represa do Capim Branco

26 de maio de 22

Os alunos dos cursos de Engenharia e Tecnologia da Uniube Uberlândia participaram de uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água Deputado Luiz Humberto Carneiro ? Capim Branco, que atende parte do município. Segundo informações da Prefeitura Municipal de Uberlândia, o complexo é composto por uma estação de tratamento, 20 km de adutoras, reservatório com capacidade de 10 milhões de litros, unidade de tratamento de resíduos e casa de química, elevatória de bombas, caixa de transição, painéis elétricos, subestação e canal de captação de água bruta. Além disso, a estação vai garantir abastecimento para 1,5 milhão de habitantes, na primeira etapa, com capacidade de ampliação para atender até 3 milhões.

Na ocasião, os acadêmicos foram recebidos pelo coordenador do núcleo de projetos de educação ambiental, Cláudio Oliveira Rocha e equipe, e puderam conhecer a Câmara de transição de distribuição de água tratada por gravidade; a Estação de Tratamento de Água ? com a explanação sobre todas as etapas do tratamento ? e ver como é feita a captação de água bruta e seus componentes eletromecânicos na represa de Capim Branco.

De acordo com o professor das disciplinas de Projeto Geométrico de Estradas e Saneamento I e II do Bacharelado em Engenharia Civil, Demóstenes Coutinho Gomes, trata-se um sistema que requer na sua construção e operação conhecimentos multidisciplinares que envolvem e integram habilidades contempladas justamente pelos cursos de graduação selecionados para participar da visita. "Atualmente, a estação de tratamento de água produz uma vazão de aproximadamente 600 l/s e pode operar com vazão de 2000 l/s, o que garantirá o abastecimento de água do município nas próximas décadas. Os futuros profissionais formados pela Uniube, por meio desta troca de conhecimento, tiveram contato com aplicações diretas de conhecimentos aprendidos na Universidade. Em relação à formação do cidadão consciente, foram apresentadas informações sobre consciência ambiental, importância da preservação de mananciais e gestão responsável dos recursos hídricos", explica Gomes.

O coordenador da graduação em Engenharia Civil, Carlos Henrique Barreiro, considera que a formação, sobretudo do estudante de nível superior, está fundamentada nas competências, conteúdos e habilidades que são aprimoradas e incorporadas durante o curso, por isso a participação nas visitas técnicas deve ser considerada como muito relevante. "Acredito que na visita técnica é possível observar e participar do ambiente real de um projeto, de uma obra ou de uma empresa em funcionamento, além de ser possível compartilhar de sua dinâmica, atividades, organização do trabalho e de todos os fatores teóricos, práticos e técnicos que estão implícitos naquela operação. É uma atividade que também proporciona ao docente criar e aplicar novos métodos que colaboram com a prática na sala de aula, que envolvam o cotidiano dos futuros profissionais e que, consequentemente, os conduzam a novas aprendizagens", afirma o professor