Alunos da Uniube são medalhistas nas Paraolimpíadas Universitárias | Acontece na Uniube

Alunos da Uniube são medalhistas nas Paraolimpíadas Universitárias

10 de outubro de 23

Três alunos da Uniube foram destaque nas Paraolimpíadas Universitárias e conquistaram pódios nas disputas. Participaram da competição: a aluna de Fisioterapia da Uniube, Tatiana Silva de Sousa; o aluno de Gastronomia EAD, Lucas Vinicius; e o aluno de Ciência Política, André Freitas. A Paraolimpíada tem o objetivo de incentivar a participação de estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas. O evento aconteceu em São Paulo e contou com alunos de Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Brasil.

Tatiana se destacou na natação, conquistando a medalha de prata nos 100 metros de nado costas, bronze nos 100 metros de nado livre e o 4º lugar nos 50 metros livres. ?Eu treino natação todos os dias, fazendo uma hora e meia de natação, musculação e fisioterapia, para ter um melhor condicionamento físico e ir bem nas provas. Por isso, fiquei muito feliz com a classificação. Minha classe (s9) é muito forte, e conseguir o segundo e o terceiro lugares em uma competição tão importante como essa é gratificante?, pontua a aluna de Fisioterapia.

Já André competiu nas modalidades de arremesso de peso e disco, na classe F52, e conquistou o ouro em ambas as disputas. "Mesmo lesionado, obtive êxito em manter minha classificação para a competição do campeonato brasileiro do ano que vem. O apoio da Uniube foi importantíssimo para essa competição, assim como o apoio de outros membros da sociedade para que pudéssemos participar da competição e não perdêssemos todo o nosso esforço e treinamento. Com muito orgulho, conquistamos os pódios, e o apoio é um dos principais motivos para podermos trazer muitos títulos para nossa cidade", destaca.

Lucas disputou as modalidades de peso e disco, pela classe F33, e conquistou ouro nas duas competições. "Eu treino todos os dias na academia, com um personal trainer três vezes por semana, nas minhas modalidades de peso e disco. Portanto, estou muito feliz com as minhas conquistas, pois consegui a Bolsa Atleta Estadual e Federal, o que não é fácil. Agradeço muito à Uniube por nos ajudar a ir para esse campeonato das Paraolimpíadas Universitárias. O incentivo da universidade para os atletas é muito importante".

O apoio ao esporte já faz parte do posicionamento da Uniube e já beneficia inúmeros atletas. "O suporte da Uniube está sendo muito importante para nós, paratletas que estudam na universidade. Isso mostra que a universidade estimula o crescimento dos alunos com deficiência através do esporte", finaliza Tatiana.