Alunos da Medicina Veterinária da Uniube participam do 1º Encontro "Pet Lovers Uberaba" | Acontece na Uniube

21 de dezembro de 21

A Medicina Veterinária representou a Uniube durante o 1º Encontro Pet Lovers Uberaba, realizado no último dia 18, na Praça do Quartel, no Bairro Fabrício. O evento contou com serviços gratuitos de microchipagem e vacinação antirrábica, realizados por alguns alunos do curso e profissionais do Hospital Veterinário da Uniube (HVU).

De acordo com o professor e gerente clínico do HVU, Cláudio Yudi, essa atividade é muito importante para o crescimento profissional dos alunos que aprendem, na prática, a importância em prestar serviços de saúde pública. "O nosso curso de Medicina Veterinária tem o viés de ensinar os alunos a lidarem com diversos tipos de público, possui uma ligação forte entre teoria e a parte prática. Inserir os alunos nas ações realizadas pelo município ou por outros parceiros, faz com que a gente forme profissionais humanizados, que entendam a necessidade do próximo e que saibam atuar diante as atividades de políticas públicas e Saúde Única. Essa é uma forma de estender nossas ações para além da sala de aula", explica o professor.

Entre os serviços prestados, os alunos auxiliaram na inserção de microchips nos animais e também na vacinação antirrábica, sob supervisão de professores e técnicos do Departamento de Endemias e Zoonoses do Governo Municipal. Também foi feita a distribuição de panfletos aos tutores dos animais, com o objetivo de conscientizá-los sobre bem-estar e castração e animal, tutoria responsável e a importância da microchipagem de cães e gatos no município.

A estudante do 3º período de Medicina Veterinária, Nayane Xavier da Silva, participou pela primeira vez de uma ação de microchipagem e vacinação. Ela conta que o apoio dos professores presentes deu segurança para que atividade fosse eficaz e contribuísse, assim, com a sua formação. "A veterinária responsável por nos acompanhar mostrou o jeito certo de fazer todas as etapas e foi uma experimenta ótima, pois eu não sabia como fazer a microchipagem, por exemplo. Tudo isso é muito bom, pois sempre vai somar e ser importante para mim e para minha formação", compartilha.

Já para Brenda Giovana Gonçalves, aluna do 2º período de Medicina Veterinária, essa não foi a primeira experiência com a microchipagem e vacinação, mas mesmo assim, foi um trabalho enriquecedor. "Foi uma experiência muito gratificante. Eu agradeço muito à Uniube pela oportunidade de iniciar esse trabalho, porque a gente só está no 2º período e, mesmo assim, tivemos essa responsabilidade de participar da atividade, exercendo esse trabalho. Foi muito gratificante, muito bom. Eu fiquei muito feliz e espero ter essa oportunidade novamente nas próximas ações que virão", finaliza.