Alunos da Engenharia Civil visitam Votorantim Cimentos | Acontece na Uniube

Alunos da Engenharia Civil visitam Votorantim Cimentos

20 de abril de 16

Alunos do curso de Engenharia Civil, acompanhados do Professor Anderson Santos Pereira e da Coordenadora do Instituto de Tecnologia Uniube – ITEC, Professora Dionir D. O. Andrade, fizeram uma visita técnica à Votorantim Cimentos, uma das 10 maiores empresas do mundo na indústria de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas).

Foram recebidos por Izabela L. Silva, da equipe Gente e Gestão. A visita técnica teve como objetivos conhecer todas as etapas do processo produtivo e também estreitar relacionamento entre a Uniube e a Votorantim. Na primeira etapa da visita, foram apresentados os processos internos de acompanhamento, gestão, controle e automação do processo produtivo, o programa ambiental e de gerenciamento de resíduos e as análises laboratoriais realizadas para conformidade e qualidade do produto.  A seguir, foram visitados os setores de queima, envaze e embalagem do cimento até a distribuição das sacarias nas docas de carga. Na última etapa, foi feita uma visita à maior mina ou jazida de calcário, a céu aberto no Brasil.

Segundo Izabela L. Silva, “a meta da Votorantim é crescer, aumentar a eficiência operacional, inovar e melhorar a reputação através da adoção das tecnologias mais avançadas para diminuir emissões, melhorar a eficiência energética, zelar pela segurança e saúde de nossos funcionários com zero danos, reduzir nossa pegada ambiental, e promover o desenvolvimento local das comunidades em que operamos. A população mundial atingirá 9 bilhões até o ano de 2050, 70% residirão em cidades.... Isso levará a uma demanda enorme por infraestrutura......”.

Segundo o Professor Anderson, a visita técnica foi muito importante para os futuros engenheiros acompanharem as etapas atuais da produção, bem como vislumbrar os cenários vindouros para esse importante segmento da construção civil, ancorados em conhecimentos técnicos, de inovação e de sustentabilidade.

Para a Professora Dionir Andrade, Coordenadora do ITEC, o encontro entre a academia e o setor produtivo industrial foi muito bom pois abre novas oportunidades para ações conjuntas envolvendo programas de iniciação científica e oportunidades de estágios na modalidade trainee.