Alunos da Enfermagem Uniube participam de ações do Outubro Rosa | Acontece na Uniube

Alunos da Enfermagem Uniube participam de ações do Outubro Rosa

15 de outubro de 21

Alunos do curso de Enfermagem da Uniube colocaram os aprendizados em prática durante ações realizadas nos dois últimos finais de semana, no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), em Uberaba. As atividades foram realizadas durante a campanha do "Outubro Rosa", mês dedicado à saúde da mulher e à prevenção do câncer de mama.

Durante as atividades, os futuros enfermeiros promoveram blitzen educativas com palestras sobre prevenção do câncer de mama e do colo de útero e auxiliaram nos atendimentos de inspeção mamária e coleta de citologia oncótica.

A professora Marisa Freitas, que acompanhou os alunos durante a ação do "Outubro Rosa" no Caism, explica que as ações contaram com a participação de alunos do 6º período de enfermagem e tiveram o objetivo de fazer com que os estudantes conhecessem a realidade da saúde pública na prática.

Para a docente, inserir os alunos em ações preventivas na rede pública, ainda durante o período de graduação, faz com que eles entendam a importância tanto do autocuidado quanto da conscientização da população.

"A atividade é relevante para o crescimento profissional dos futuros enfermeiros e enfermeiras e faz com que eles desenvolvam as práticas preventivas e conheçam a atuação da profissão no município. Toda mulher deve conhecer seu corpo e procurar um serviço de saúde em que o profissional possa orientar sobre os meios de prevenção de câncer de mama, não somente no Outubro Rosa, mas frequentemente. Portanto essas atividades são importantes para a população, que recebe as informações, e também para os alunos, que acabam aprendendo na prática", conclui Freitas.