Alunos da Educação Física participam do Simpósio CELAFISCS | Acontece na Uniube

Alunos da Educação Física participam do Simpósio CELAFISCS

20 de setembro de 23

Alunos do curso de Educação Física da Uniube participaram do 46° Simpósio Internacional de Ciências do Esporte (CELAFISCS), que aconteceu em São Paulo nos dias 14 a 16 de setembro. Ao todo, oito alunos foram ao evento, sendo cinco do 8° período, além de alunos do 4°, 5° e 7° período, acompanhados da professora Izabela Aparecida dos Santos.

Todos os resumos enviados foram aprovados e apresentados. As temáticas foram: capacidades físicas e antropométricas em crianças praticantes de atletismo. "Um desses trabalhos foi premiado com o 3° lugar na sessão de prêmio, ele estava concorrendo com outros 12 trabalhos e conseguimos este feito. Outros trabalhos tinham a temática avaliando a melhora no desempenho de corredores de 5km, pace desses corredores e composição corporal. E por fim, a questão de medidas antropométricas e saúde em idosos hipertensos", conta a professora do curso de Educação Física, Izabela Aparecida dos Santos.

Os alunos que participaram estão engajados nos projetos de extensão: Vivendo o Atletismo, coordenado por Izabela, e Exercite Hiper, sob a orientação da professora Marina de Paiva. "Outros são meus orientandos de iniciação científica, por consequência, eles possuíam participações em coletas de dados e suporte para confeccionar resumos para serem enviados e julgados pela comissão científica do evento. Sem dúvidas, a vivência em um Simpósio de tamanha magnitude na área da Educação física é um destaque na formação. Os alunos tiveram contato com pesquisadores internacionais, além de trocarem experiências e discutirem seus trabalhos com colegas de diferentes partes do Brasil", comenta Izabela.

A aluna do oitavo período, Letícia Fernanda Silva Campos, participou pela primeira vez de um simpósio internacional, e afirma ter sido uma oportunidade única. "Ter a possibilidade de apresentar um resumo do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o título "O Efeito de 8 Semanas de Prática de Atletismo sobre as Capacidades Físicas de Crianças", tornou-se ainda mais significativo ao representarmos o nosso projeto de extensão "Vivendo o Atletismo" em um evento internacional. A capacidade de debater as pesquisas e contribuir para o avanço do conhecimento científico através da troca de ideias e colaboração entre diferentes instituições, bem como a disseminação do conhecimento científico por meio do compartilhamento de pesquisas e descobertas, é sensacional. Além disso, criamos a oportunidade de estabelecer conexões com outros pesquisadores e profissionais, o que pode nos proporcionar futuras colaborações e promover o avanço da ciência", comemora a aluna.

"O fato deles levarem trabalhos oriundos de projetos de extensão, faz com que seja compreendido e colocado em prática os três pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. Todos saíram felizes, satisfeitos e criando ideias e traçando objetivos para a participação em próximos. É nesse entusiasmo que nascem novos pesquisadores e que se concretiza a importância da formação continuada", finaliza a professora.