Direito da Uniube, Gabriel Oliveira,..."> Aluno do curso de Direito participa de Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra | Acontece na Uniube Direito da Uniube, Gabriel Oliveira,...">

18 de outubro de 23

O aluno do décimo período do curso de Direito da Uniube, Gabriel Oliveira, apresentou um artigo desenvolvido sob a orientação do professor doutor Savio Gonçalves dos Santos, no VIII Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra - Uma Visão Transdisciplinar, realizado nos dias 10 a 12 de outubro em Portugal. Intitulada "Democracia 4.0: uma análise sob a ótica da necropolítica e governança pública", a pesquisa explora tanto as possibilidades quanto os obstáculos apresentados pela internet no avanço da democracia.

"A pesquisa culminou em um artigo sobre E-democracia e proteção de dados, que tive o privilégio de apresentar no VIII Congresso Internacional de Direitos Humanos em Coimbra, Portugal. Estar na Universidade de Coimbra, uma instituição icônica no campo do Direito, provocou uma emoção complexa. Não consigo descrever exatamente o que sentia, mas sabia que era uma experiência singular. Esse sentimento é uma mistura de alegria e felicidade com um toque sutil de nervosismo. No auditório do Congresso, estavam presentes doutores e pós-doutores, todos tão experientes, especializados em diversas disciplinas, e com um propósito em comum: discutir os direitos humanos de uma perspectiva transdisciplinar", comemora o aluno do décimo período do curso de Direito da Uniube, Gabriel Oliveira.

De acordo com Gabriel, o interesse na área acadêmica despertou durante uma aula com o professor e orientador, Savio Gonçalves. "Discuti com ele sobre um ponto de vista divergente. Eu defendia uma posição científica biológica, e ele, uma perspectiva científica filosófica. Esse debate despertou em mim o desejo de aprimorar minha base teórica. O Dr. Savio não apenas debateu comigo, mas também serviu como um guia para solidificar meu conhecimento e aprender, atuando como um guia em minha formação, apontando a direção quando necessário, mas sempre deixando claro que alcançar o destino dependia inteiramente de mim. Essa interação nos levou a realizar uma pesquisa conjunta, abordando temas como bioengenharia, transumanismo e proteção de dados pessoais. O fruto desse trabalho foi um artigo que tive a honra de apresentar e publicar no Congresso Internacional da Redbioetica da Unesco em 2021, sendo apenas o começo. Devido a essa publicação, aliada ao meu interesse por ciência, continuei a pesquisar e estudar, sempre buscando aliar direito e ciência", pontua.

A Universidade possui um programa consolidado de iniciação à pesquisa com bolsas e dedica-se aos alunos que se empenham, oferecendo incentivos tanto para os professores quanto para os alunos participantes. "Especificamente em relação ao Congresso em Coimbra, é significativo, pois a Universidade de Coimbra é reconhecida internacionalmente como um grande centro de Direito, e levar essa reflexão que Gabriel tem desenvolvido como resultado de sua pesquisa de iniciação científica, também com a bolsa do CNPQ, é um momento muito importante. Não se trata apenas da participação, mas sim da aceitação da publicação para a conferência, o que representa um avanço crucial para o acadêmico de iniciação científica na área do Direito e é de grande importância para a Instituição, que tem seu nome levado a um Congresso de reconhecimento mundial. Certamente, é um marco quando se tem um evento dessa magnitude e a oportunidade de se projetar nele", comenta o Prof. Dr. Savio Gonçalves Santos.

Para Savio, incentivar os alunos é sempre uma preocupação em relação à educação e, especialmente, em relação à pesquisa. "Quando falamos sobre educação, os passos que esperamos na busca do conhecimento não se limitam à sala de aula ou à leitura de livros. É fundamental que o aluno trabalhe esse conhecimento de forma mais aprofundada. Sempre tentamos enfatizar esse aspecto para que o aluno compreenda que o conhecimento é construído ao longo do tempo e que quanto mais ele se envolver com ele por meio de pesquisas, melhor será sua compreensão. Ficamos satisfeitos ao ver alunos que apreciam e seguem esse caminho. Esse é o caso de Gabriel, que optou por trilhar esse caminho e tem obtido grandes resultados. Temos trabalhado juntos em projetos de iniciação científica há alguns anos", finaliza.