Aluno da Uniube Uberlândia recebe menção honrosa em seminário da instituição | Acontece na Uniube

Aluno da Uniube Uberlândia recebe menção honrosa em seminário da instituição

19 de dezembro de 22

Márcio apresentou artigo sobre softwares para o treinamento cerebral por meio de dispositivos móveis

O aluno do curso de engenharia da computação da Uniube, Márcio Salmazo Ramos, de 23 anos, recebeu uma menção honrosa pela apresentação de um artigo no Seminário de Iniciação Científica da Uniube (SEMIC). O projeto é sobre o desenvolvimento de softwares para o treinamento cerebral por meio de dispositivos móveis em ambientes pervasivos e virtuais. Além da homenagem, o aluno foi presenteado com uma assistente virtual, conhecida como Alexa.

Márcio, em uma apresentação remota, mostrou a construção de um protótipo capaz de integrar, conforme a necessidade, as tecnologias emergentes que vem ganhando notoriedade no atual cenário computacional, o que pode tornar um benefício na área da saúde. Um exemplo é o campo neurológico, sendo utilizada como um equipamento de treinamento cerebral, o que poderia retardar ou até mesmo evitar diversos malefícios relacionados à perda de memória.

Para o estudante, participar de seminários como esse faz com que ele possa adquirir cada vez mais conhecimento profissional. "A participação no Seminário de Iniciação Científica me trouxe uma ampla experiência quanto a realização de apresentações acadêmicas, bem como o auxílio no desenvolvimento de habilidades indispensáveis para o âmbito acadêmico e profissional, como a comunicação e a oratória", revelou.

Tiveram participação também no projeto o doutor José Antônio Serra (médico e idealizador do projeto), Victor Aparecido Pereira, João Vitor dos Reis, Luis Ricardo Reis Caldeira e a orientação da professora doutora Luciene Chagas. "É muito gratificante ter alunos premiados e utilizando a tecnologia assistiva e tecnologias voltadas para área da saúde pensando na necessidade do desenvolvimento de aplicações voltadas para o benefício da sociedade", contou a professora do curso de Engenharia da Computação, Luciene Chagas.