Aluno da Uniube participa do Congresso Brasileiro de Enfermagem | Acontece na Uniube

Aluno da Uniube participa do Congresso Brasileiro de Enfermagem

27 de novembro de 23

O aluno do 6º período de Enfermagem da Uniube, Alexandre Mozena Bernardes da Silva Junior, participou do 74º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), no Rio de Janeiro, ocorrido entre os dias 12 e 15 de novembro. Na oportunidade, foram debatidos temas como a importância da tecnologia na área da Enfermagem, a valorização dos enfermeiros e a sustentabilidade da profissão.

Alexandre Junior participou do CBEn como integrante do Comitê Estudantil (Coest) da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben - Seção Minas Gerais). A associação tem papel fundamental na participação de debates sobre políticas de educação, formação estudantil e prática profissional, no estímulo da formação sócio-cultural-política de lideranças da categoria e no desenvolvimento de estudos e pesquisas.

"O evento foi importante para ampliar o conhecimento sobre a Enfermagem. Não só prático, mas principalmente teórico. Foi importante para a gente entender que a Enfermagem não é só aquilo que estamos acostumados a ver, não é só o que a sociedade enxerga, o poder é muito maior. Nós debatemos assuntos amplos, porque a Enfermagem é social, falamos sobre a luta de classes, intolerâncias, desigualdades, e tudo isso impacta na saúde. A importância de participar nesses eventos é ter a visão além do cotidiano, conhecer a realidade da Enfermagem no Brasil. Falamos muito sobre a valorização da categoria, e para isso, precisamos entender como é a realidade em todo o País", avalia Alexandre.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Carolina Prado, reforça que é intuito da Uniube garantir oportunidades para os alunos se desenvolverem e interagirem ativamente com a profissão escolhida. Dessa forma, a presença de Alexandre no Congresso, e no Comitê Estudantil da Aben-MG, é uma conquista a ser celebrada.

"Tentamos durante o curso inteiro fomentar em nossos alunos o interesse em acompanhar e se posicionar sobre as pautas referentes às áreas da saúde e da Enfermagem, como no caso da criação da Lei do Piso Salarial da Enfermagem. Além disso, buscamos trazer essas discussões para a sala de aula, porque acreditamos que não basta ser bom tecnicamente. O indivíduo que realmente tem potencial para mudar a sua realidade e a realidade daqueles que o cercam, são aqueles que questionam a realidade, que se incomodam, que tem visão crítica. Participar desses órgãos e eventos abrem os olhos e ajudam a pensar fora da caixa. Além da promoção da pesquisa e ciência que muitas vezes são o gatilho para a participação dos alunos em congressos", considera Carolina.

Ela espera que mais alunos se interessem por essas questões e possam, de fato, ser profissionais críticos e reflexivos a respeito da profissão, do sistema de saúde e dos rumos das políticas nacionais. "Estamos em um momento de profunda discussão sobre as futuras diretrizes de Enfermagem e sobre a formação de qualidade em nível médio e superior. O Alexandre vivenciará a discussão dessas pautas e será um elo entre nossos alunos e nossa escola e a Aben. Isso é muito significativo para nós", acrescenta.

O tema central do 74º CBEn foi a "Enfermagem e o Desenvolvimento Sustentável". O congresso aconteceu na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em Vila Isabel, dos dias 12 a 15 de novembro. A ideia principal foi construir propostas para superar desafios da Enfermagem e formular um movimento de construção de políticas da saúde.

Luiz Henrique Cruvinel