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Aluno da Pós Uniube publica artigo na Brazilian Journal of Development

05 de agosto de 22
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Larissa Rodrigues


O aluno da Especialização em Educação Integral, Deyvid Geovani Rocha Ferreira, teve artigo publicado na revista Brazilian Journal of Development. O projeto, que foi desenvolvido em Trabalho de Conclusão de Curso, trata sobre a importância do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico na implementação de escolas cidadãs integrais no estado da Paraíba. Ele foi orientado pelo professor e coautor da obra, mestre em Educação, Francis Silva de Almeida, e se encontra disponível no link: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/issue/view/176.


Para o trabalho foram realizados estudos específicos no Estado da Paraíba, responsável por subsidiar o trabalho de implantação das Escolas Cidadãs Integrais. Inicialmente, o artigo foi escrito para atender às exigências do Trabalho de Conclusão de Curso da Pós-Graduação. Posteriormente, foi qualificado para atender à publicação em periódico. "O processo permitiu articular o relato da experiência de implementação do núcleo aos valores de importância atribuídos pelos gestores das escolas, em que esse modelo de educação integral já se encontra implementado. Como resultado, as experiências relatadas tanto pelos consultores quanto pelas equipes escolares destacam que a efetividade do trabalho de acompanhamento e gestão que o núcleo realizava reforça a importância de que trabalhos dessa natureza sejam democráticos e coletivamente construídos como projetos políticos e sociais", conta o professor Francis.


Ainda segundo o professor, a publicação do artigo pela revista Brazilian Journal of Development coloca em evidência não só o resultado de um importante trabalho, como evidencia reflexões sobre a educação de integração, os sentidos da prática pedagógica e a coordenação de trabalhos pedagógicos e de gestão nas unidades escolares. "Também, comunica o compromisso da Pós Uniube com a formação de seus alunos. Cumpre destacar que a publicação de trabalhos de pesquisa em educação, ainda que no âmbito lato sensu, reforça o compromisso de alunos e estudantes pela qualificação dos espaços e processos formativos", complementa.


A revista é um periódico de finalidade interdisciplinar que se encontra avaliado pela Capes com Qualis B2, e indexado em bases de dados como Latindex e Clase. "O sentimento de ter um artigo publicado é de superação, pois, diante de tantas dificuldades que encontramos para continuar estudando, a publicação é uma coroação de todo esforço. Evidentemente que sozinho não seria possível, a ajuda, a contribuição, a dedicação e a atenção do professor orientador, para mim, materializou a Pedagogia da Presença, com as indicações de leituras, os debates e as reflexões por meio de reuniões síncronas, o professor foi destaque nesse processo", enaltece Deyvid.


O curso


A Especialização em Educação Integral  visa atender à demanda cada vez mais expressiva para a formação continuada dos profissionais que atuam nas instituições educacionais, e/ou estão trabalhando a Educação Integral na diversidade de situações que possui, proporcionando a compreensão da integralidade dos sujeitos, da relevância da ressignificação das práticas pedagógicas e da quebra de paradigmas para a implementação de uma nova forma de educação.


 "A Pós  objetiva formar profissionais especialistas em Educação Integral, que compreendam a formação integral da criança e do adolescente como um compromisso não só da escola, mas também da família e da comunidade em uma proposta educativa, conectada com o território, com as políticas públicas e as necessidades de aprendizagem dos alunos nas várias áreas do saber e do desenvolvimento humano e social, que ampliem tempos e espaços de aprendizagem e impliquem na tarefa de educar integralmente", esclarece o professor Francis.


Os materiais foram pensados especialmente para o curso e os discentes são acompanhados em todos os componentes curriculares por professores da Uniube, o que permite a conversão do TCC em artigo científico qualificado para publicações. "Ao longo do Curso de Especialização, os professores interagem e estão disponíveis para conversas de aprofundamento, possibilitando assim, que mesmo inseridos no mundo do trabalho, os estudantes possam continuar aprendendo e prosseguindo nos estudos", conclui Deyvid.