Alunas e professores do curso de Psicologia participam de Congresso no Uruguai | Acontece na Uniube

Alunas e professores do curso de Psicologia participam de Congresso no Uruguai

12 de abril de 23
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Durante o Congresso, o projeto das duas alunas do 9° período foi promovido da categoria de pôster para de comunicação oral, devido à relevância do tema


Dois professores e duas alunas do curso de Psicologia da Uniube, participaram do 12° Congresso Internacional da Federação Latino-Americana de Terapia Cognitiva e Comportamental, que aconteceu em Montevidéu, no Uruguai, entre os dias 29 e 31 de março. O evento reúne especialistas latino-americanos em psicoterapia cognitiva comportamental. Os trabalhos apresentados pelas alunas foram desenvolvidos no projeto de extensão Exercite Hiper, coordenado de forma multidisciplinar por alunos da Uniube. Participaram do evento: os professores Matheus Fernando Félix Ribeiro e Paula Santana de Carvalho, e as alunas do 9° período do curso de Psicologia, Amanda Cruvinel de Paiva e Talita Rubio da Silva.


Para o professor do curso de Psicologia, Matheus Fernando Félix Ribeiro, é gratificante ver que o padrão de ensino da Universidade está alinhado ao padrão internacional. "Para nós professores, é gratificante verificar que o que nós estamos oferecendo em termos do nosso compromisso com os alunos em relação às nossas supervisões está completamente alinhado com o que está sendo feito de excelência na América Latina. Nós fizemos um curso sobre supervisão com a maior especialista do mundo, chamada Donna Sudak, e nós estamos bastante alinhados com o que ela propõe e também com o que foi questionado ao longo de várias palestras e cursos que foram comentados sobre supervisão em diferentes modalidades durante o Congresso. Os alunos da Uniube recebem, sob a nossa tutela, uma supervisão a nível internacional", avalia.


O projeto das duas alunas do 9° período foi promovido da categoria de pôster para de comunicação oral, devido à relevância do tema. "O trabalho das alunas foi de tamanha relevância que elas foram promovidas da categoria de pôster, onde foram inicialmente colocadas, e o trabalho foi tão notório que foram para a categoria de comunicação oral, foi muito bem recomendado e bem visto. Isso significa que o trabalho que tem uma dedicação ao longo do tempo pode alcançar, mesmo ainda na graduação, um patamar de excelência desde que você tenha comprometimento com os estudos e faça um bom desenvolvimento", pontua Matheus.


A aluna Amanda Cruvinel de Paiva, do 9° período de Psicologia, apresentou o projeto "Grupoterapia Cognitivo-Comportamental no Manejo da Hipertensão Arterial: Intervenções em um grupo de idosos hipertensos no Brasil". "Ver o nosso projeto sendo promovido durante o Congresso é uma sensação de muita gratidão, porque desempenhamos um trabalho muito bonito e muito bem feito com as supervisões, e conseguimos entregar um projeto muito bacana para a sociedade. Estar no congresso me proporcionou uma noção maior da amplitude que é realmente participar de trabalhos como esse, que agregam muito socialmente. Representar esse projeto em um nível internacional, levar o nome dele para outros locais, é realmente muito gratificante, e poder ser porta voz para inúmeras outras pessoas, não só do Brasil, para que conheçam esse projeto e talvez se inspirem nele para que criem projetos parecidos, é minha maior bagagem. Foi uma grande experiência, tanto profissional quanto pessoal, ter sido a escolhida para ser porta voz desse projeto tão especial e tão bacana", comemora.


O tema apresentado pela aluna Talita Rubio da Silva, do 9° período, foi sobre a Psicologia Positiva em grupo de idosos hipertensos no Brasil. "Foi uma sensação de "nossa, conseguimos ir tão longe assim?", pois nunca havia me apresentado em um Congresso antes, quem dirá de forma internacional. Fiquei bem animada com esse reconhecimento e acreditei mais ainda no Projeto Exercite Hiper e no trabalho que havíamos feito. Foi um misto de alegria, euforia e orgulho de nós. Ainda mais por sermos as únicas estudantes do evento, estávamos ao lado de profissionais que possuem mestrado, PhD, e isso nos mostrou e comprovou a relevância do nosso trabalho. Foi uma experiência que me mostrou que sou capaz, que realmente temos capacidade para sair da zona de conforto e crescer. Desde que entrei na faculdade, busquei ter esse mindset, de me desafiar para buscar crescimento. Fiz uma apresentação em que consegui ir muito bem devido ao preparo prévio. Foi uma experiência que me mostrou que fazer além do básico vale muito a pena. Foi um espaço para fazer networking e aprender como funciona um evento dessa magnitude, afinal, estiveram presentes grandes nomes da Psicologia, isso comprova também a alta relevância do evento", conta.


Para a professora do curso de Psicologia, Paula Santana de Carvalho, acompanhar as alunas no Congresso foi um momento de felicidade e orgulho. "Desde quando combinamos que iríamos ao congresso, quando levantamos qual tema seria apresentado e as dificuldades, inclusive por ser um congresso internacional, os custos, tanto de inscrição quanto de hospedagem e passagem, que é considerável, mas isso nunca foi um empecilho para elas, teve muita dedicação e responsabilidade para que estivessem lá e elas assumiram isso com muita garra. Foi muito bonito acompanhá-las e um orgulho imenso para nós enquanto professores de estar junto nesse processo. Além de estar em contato com grandes nomes da terapia cognitiva comportamental,  poder trocar experiência com colegas, alguns que já conhecíamos, outros que conhecemos no congresso, a validação do nosso trabalho, foi uma experiência, uma bagagem que trouxemos como confirmação de um trabalho que está sendo bem feito, que está sendo bem estruturado, que os nossos alunos dentro da cognitivo comportamental estão sendo orientados de uma forma atual. Além da bagagem teórica, tivemos uma bagagem de experiência muito grande, com certeza é algo que está marcando a minha carreira, minha trajetória como professora e imagino que a vida das alunas também", finaliza.