Alunas da Medicina da Uniube participam de Congresso de Oftalmologia | Acontece na Uniube

Alunas da Medicina da Uniube participam de Congresso de Oftalmologia

06 de dezembro de 23

Giovanna Oliveira e Laura Yamada, alunas do 6º período de Medicina da Uniube, expuseram um trabalho no 26º Congresso de Oftalmologia da USP, no último final de semana, em São Paulo (SP).

O tema do trabalho foi "Desafio clínico no diagnóstico tardio de Anomalia de Peters". A Anomalia consiste em uma malformação congênita do segmento anterior do olho. A herança, geralmente, é esporádica, mas pode ser autossômica recessiva ou dominante, como explicam as autoras.

"A imaturidade endotelial, característica da anomalia, acarreta em edema de estroma posterior e, consequentemente, pode hipoestimar os valores da PIO, constituindo um desafio diagnóstico para os oftalmologistas", esclarece Laura Yamada.

Giovanna Oliveira ponderou que o nível das palestras no Congresso era variado, e algumas eram voltadas para os profissionais formados e experientes, mas reforçou que participar de um evento dessa magnitude é um processo fundamental para a formação acadêmica.

"Esses eventos oferecem um ambiente onde podemos interagir com uma variedade de profissionais renomados, pesquisadores e médicos de diferentes partes do mundo. Essa troca de experiências e conhecimentos é fundamental para nossa formação, pois nos expõe a diversas perspectivas, atualizações, descobertas e avanços tecnológicos na Medicina, tanto por meio dos trabalhos apresentados e palestras quanto pelos stands de diversas empresas da área. Além disso, nos incentiva a buscar a excelência acadêmica e nos inspira a contribuir de forma significativa para nosso futuro campo de atuação médica", completa a aluna.

Laura Yamada também acredita que a participação no Congresso garantiu melhor contato com a área de Oftalmologia e proporcionou o aprendizado de técnicas, estudos e conceitos da especialidade.

"Havia diversas salas nas quais eram apresentados conteúdos diferentes de cada especialidade dentro da Oftalmologia. Dessa maneira, procurávamos ir nas aulas cujo tema nos interessava e, mesmo sendo de forma um pouco mais aprofundada, foi possível adquirir conhecimento, até mesmo para saber a importância do tema abordado. Participar de congressos é crucial para estudantes de Medicina, pois oferece oportunidades de novos aprendizados, exposição de trabalhos e a chance de aprender com profissionais experientes, enriquecendo assim sua formação acadêmica e prática futura", considera a estudante.

O Congresso reuniu centenas de convidados nacionais e internacionais para transmitir a expertise em Oftalmologia e Medicina. Foram disponibilizados cursos, simpósios e palestras em diversas subespecialidades. Assim como inovações e perspectivas para o futuro, além dos aspectos mais relevantes do cotidiano em consultório.

Luiz Henrique Cruvinel