Aluna de Enfermagem apresenta trabalho cientifico em Congresso Internacional | Acontece na Uniube

Aluna de Enfermagem apresenta trabalho cientifico em Congresso Internacional

29 de outubro de 18

A estudante de Enfermagem da Universidade de Uberaba, Sofia Nobre, apresentou um trabalho no XLIII Congresso of the Brazilian Society of Immunology. O evento aconteceu em Ouro Preto (MG) e reuniu os principais cientistas do Brasil e de outros 10 países para discutir os avanços em diferentes campos da imunologia.

A Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) organiza congressos com intuito de divulgação, promoção, organização e discussão de ideias e conhecimento científico dentro da área de Imunologia. Desenvolvido há um ano, o projeto da aluna contribui para um maior conhecimento do corpo humano e capacidade de lidar com as alterações fisiológicas e metabólicas. “O meu projeto de pesquisa trata sobre a indução à obesidade em ratos Wistar machos e sua influência na produção de citocinas hepáticas e óxido nítrico para o sistema imunológico em consequência da inflamação do tecido adiposo, proporcionando maior conhecimento do corpo humano”, explica Sofia.

O congresso reuniu estudantes de graduação e pós-graduação para a troca de experiências e conhecimentos com pesquisadores. O destaque foi em imunometabolismo, imunologia tumoral, regulação imunológica epigenética, imunidade e envelhecimento, interação micróbios hospedeiros, alergia, imunologia da mucosa, biologia sistêmica, autofagia, entre outros.

Com uma extensa participação em congressos, Sofia obteve até hoje aprovação em todos que esteve presente. Ela afirma que para ser enfermeira é preciso ter um conjunto de conhecimentos para conseguir atender às necessidades do paciente. “A cada nova experiência que tenho a partir da pesquisa, agrego mais conhecimento ao meu cotidiano e procuro sempre estar atualizada dentro da minha área de abrangência e nas demais, para assim poder trocar informações, experiências e novas ideias com outros pesquisadores”, finaliza a estudante.