Aluna da Uniube apresenta ações de doação de sangue e medula óssea em Congresso Nacional | Acontece na Uniube

17 de novembro de 23

A aluna do curso de Medicina da Uniube, Letícia Caetano, levou cinco trabalhos para o 61º Congresso Brasileiro da Educação Médica (Cobem), realizado em Fortaleza (CE), em outubro. Um dos projetos mostrou a importância da conscientização da doação de sangue e medula óssea, a partir do Projeto de Extensão "Amizade Compatível".

"Tive a enorme honra de apresentar um relato de experiência de um evento realizado pelos alunos de curricularização do Projeto de Extensão 'Amizade Compatível', no Cobem. O evento buscou a conscientização de alunos em Técnico de Enfermagem para a doação de sangue e medula óssea no Mês da Enfermagem. Ressalto a grande relevância desses eventos para nós acadêmicos e a gratidão por ter participado do projeto durante a minha graduação e contribuir para a sociedade", afirmou a aluna.

Letícia Caetano também apresentou em Fortaleza outros projetos com relatos de experiências acadêmicas. Dois relacionados à Liga de Pediatria, outro com o Projeto de Extensão "PulsAção" - que repassa orientações sobre primeiros socorros, e outro relacionado ao Diretório Acadêmico Edison Reis e à organização de atividades dos alunos de Medicina durante a 88ª ExpoZebu, em Uberaba.

Nesta última oportunidade, em maio, alunos da Uniube levaram oficina de orientação profissional e atividades acadêmicas ligadas à área da saúde na ABCZ e na Estância Orestes Prata Tibery, onde aconteceu a Equishow. A ação contou com atividades voltadas para crianças, pessoas com deficiência e idosos, lideradas por alunos dos cursos de Direito, Pedagogia, Psicologia, Fisioterapia, Odontologia, Medicina e Medicina Veterinária, entre outros.

O Cobem 2023, organizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), teve como eixos temáticos a educação interprofissional; Residências, pós-graduação e pesquisa em educação médica; qualidade de vida e saúde mental na educação médica; diversidade, inclusão e prevenção à violência na educação médica; inovação no ensino, avaliação e desenvolvimento de competências; e educação permanente e responsabilidade social da escola médica.

Luiz Henrique Cruvinel