A prática do designer será tema de seminário na Uniube | Acontece na Uniube

A prática do designer será tema de seminário na Uniube

16 de outubro de 20

A Universidade de Uberaba (Uniube) realizará, entre os dias 19 e 23 de outubro, o III Seminário de Design de Interiores. Este ano, pela primeira vez, o evento acontecerá de forma virtual pelo YouTube e será aberto à comunidade. Na programação, palestras que abordarão os desafios da prática profissional do designer de interiores. Para se inscrever, clique aqui.

Segundo o professor dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Designer de Interiores, Thiago Reis, os palestrantes convidados desta edição são profissionais reconhecidos por práticas nas mais diversas áreas de atuação do design, tanto no campo residencial, comercial, do design de eventos, nas produções cenográficas e do Lighting Design, por exemplo. Eles irão relatar experiências e apresentar projetos.

“No dia 19, teremos a palestra de abertura com a designer Silvana Heckman, presidente da Associação Nacional de Designers de Interiores (ABD). Será um momento valioso para que os nossos alunos fiquem mais próximos da entidade de classe que lhes representam. Nos dias que se seguirão, convidamos os designers Luiz Augusto Melo, Giulia Largura, Paulo Mutza e Fernanda Dornelos de Souza”, diz.

Na primeira edição, em 2018, o evento abordou o "Design de Sistemas", pensando a prática do design em uma perspectiva gerencial, voltado para a sistematização e resolução de problemas, sejam eles de ordem econômica, cultural e social. Na segunda edição, em 2019, o tema foi o “Espaço Lúdico”, promovendo reflexões e práticas sobre o projeto de ambientes interiores a partir da ludicidade e criatividade.

“Neste ano, a nossa ideia foi a de aproximar as discussões para uma perspectiva da atuação profissional. Ao convidarmos designers atuantes e reconhecidos pelo trabalho dele, pretendemos ao mesmo tempo inspirar os nossos alunos e dialogar sobre os desafios e possibilidades do designer em início de carreira”, afirma Thiago.

Na opinião do professor, a realização do evento de forma on-line permitirá não apenas a continuidade dos seminários, mas também um acesso facilitado para outros públicos, que terão a chance de acompanhar, onde quer que estejam, o evento. “Esta será a nossa primeira experiência de realização de um evento on-line, o que nos deixa um pouco ansiosos, mas estamos igualmente otimistas, uma vez que esta será uma ótima oportunidade para os nossos alunos aprimorarem os conhecimentos e conhecerem mais detalhadamente as perspectivas da atuação profissional”, comenta.

Design na Uniube

O curso proporciona um conjunto de competências e habilidades necessárias para a realização de múltiplas atividades técnicas e de design, que deem suporte ao desenvolvimento do design nas variadas perspectivas (de interiores, de produtos e gráfico), de acordo com as diferentes fases projetuais que lhes constituem, desde a concepção e conceitualização, do meta-projeto ao projeto, do planejamento às operações de consecução. Atendendo aos desafios que o presente impõe e o futuro anuncia, a formação do designer pretendida se volta para um desenvolvimento generalista, visualizando o designer como aquele que busca a resolução de problemas de um mundo complexo.