A internacionalização da advocacia foi tema de encontro do curso de Direito da Uniube Uberlândia e a OAB | Acontece na Uniube

03 de julho de 17

A Comissão de Direito Empresarial da 13ª subseção da OAB/MG e o curso de Direito da Uniube, campus Uberlândia, promoveram o evento "Direito Empresarial Internacional - Oportunidade para advogados brasileiros”, que contou com a palestra da professora Rosa Meguerian Faria, da Universidade do Arizona, na última quinta-feira (29), no auditório da OAB Uberlândia.

A palestra foi aberta pelo vice-presidente da OAB Uberlândia, o advogado Luciano de Salles Monteiro, que registrou a importância do trabalho da entidade no aperfeiçoamento da advocacia regional. Em seguida, o presidente da Comissão de Direito Empresarial e professor do curso de Direito da Uniube, Antônio Chaves Neto, apresentou a convidada da noite. A professora Rosa Meguerian Faria é mestre e doutoranda pela Universidade do Arizona (USA), sediada na cidade de Tucson, onde já reside há 15 anos. Ela realiza pesquisa na área de Direito Econômico Internacional e Políticas Públicas, mais precisamente sobre os efeitos dos tratados e acordos internacionais, como Mercosul e Nafta, no crescimento econômico dos países da América Latina.

Durante o encontro, a professora destacou sua pesquisa que aponta como as diferenças significativas entre as legislações de países como Brasil e Estados Unidos afetam as relações de trocas entre as duas nações. “Por outro lado, existe espaço para convergências em acordos bilaterais que podem aproveitar as melhores experiências legislativas de cada nação, objetivando melhorar as relações comerciais e consequentemente gerar eficaz desenvolvimento econômico”, explicou Rosa Meguerian Faria.

Ao final, a professora registrou sua experiência acadêmica e profissional nos Estados Unidos e esclareceu dúvidas do público sobre os caminhos e vantagens para advogados brasileiros que pretendem buscar aperfeiçoamento acadêmico e profissional nos Estados Unidos. Neste sentido, o evento também serviu para iniciar as tratativas da parceria buscada pelo curso de Direito da Uniube Uberlândia, com a  Universidade do Arizona-James E. Rogers College of Law, que visa promover a internacionalização da capacitação acadêmica e profissional de alunos formados pela Uniube.

De acordo com o professor Alexandre Corrêa, coordenador do curso de Direito da Uniube Uberlândia, a parceria prevê a criação de cursos de extensão preparatórios ofertados pela Uniube, voltados para o ingresso na pós-graduação da universidade norte-americana. Além da preparação, o acordo também prevê a concessão de bolsas parciais para os melhores alunos e apoio na ambientação e estágios nos Estados Unidos.