14º Hazmat: Uniube promove evento para discutir sobre materiais perigosos | Acontece na Uniube

14º Hazmat: Uniube promove evento para discutir sobre materiais perigosos

17 de novembro de 22

Pelo quinto ano consecutivo o campus em Uberlândia é sede do encontro

Um evento para falar sobre os materiais perigosos, conhecido também como Hazmat, que deriva de uma palavra inglesa: HAZardous MATerial, ou seja, materiais perigosos. O encontro foi realizado no campus Via Centro da Uniube Uberlândia, na última semana, e contou com palestras sobre o tema e aulas práticas. Veja o vídeo de como foi realizada a modalidade prática do evento clicando aqui.

A cerimônia reuniu autoridades, professores e estudantes de diversos cursos, principalmente das engenharias, para debater e entender melhor sobre o assunto. "A Uniube tem sediado o evento na parte teórica com palestras, e debates nos últimos anos. Em 2022, ocorreu tanto a parte teórica quanto a prática. Então, além de fornecer a estrutura, a Uniube participa efetivamente da organização, e do conselho do Plano de Auxílio Mútuo - Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (PAM-TAP), que é a organizadora do Hazmat", disse o diretor do curso de Engenharia Civil da Uniube Uberlândia, Carlos Barreiro.

O evento que conscientiza sobre o uso de materiais perigosos é realizado todos os anos pela Uniube. Só em Uberlândia o Hazmat foi realizado nos últimos 5 anos consecutivos. Vale lembrar que o evento é voltado para a preparação de profissionais, estudantes e empresas para a redução de acidentes e também, caso aconteça, sobre a melhor técnica a ser aplicada para o atendimento de emergências e remediação dos impactos causados por um acidente.

Além de alunos e professores, também estiveram presentes representantes da Prefeitura Municipal de Uberlândia e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, além de alunos do curso da pós-graduação e dos cursos técnicos de engenharia.

O QUE É O HAZMAT?

HAZMAT é uma abreviação de "materiais perigosos" - substâncias em quantidades ou formas que podem representar um risco razoável para a saúde, a propriedade ou o meio ambiente. Os HAZMAT incluem substâncias tais como produtos químicos tóxicos, combustíveis, resíduos nucleares e agentes biológicos, químicos e radiológicos. Os HAZMAT podem ser liberados como líquidos, sólidos, gases ou uma combinação ou forma de todos os três, incluindo poeira, fumos, gás, vapor, névoa e fumaça.

Os derramamentos de HAZMAT causaram problemas de saúde, lesões e até morte em pessoas e animais, e danificaram edifícios, casas, propriedades e meio ambiente.