1º Happy Hour Unitecne lotou Terraço da Uniube com bate-papo sobre empreendedorismo | Acontece na Uniube

18 de julho de 22

Eles ousaram e conseguiram transformar ideias em negócios de sucesso: Rafael Ribeiro (BossaNova Investimentos), Roberto Viana (Ipê Digital) e Bianca Junqueira (Portão 3) contaram suas experiências no evento da Uniube Uberlândia

Paola Lage

Comércio fechando, rodoviárias e aeroportos também. Foi neste cenário, uma semana antes do lockdown, por conta da pandemia da Covid-19, em 2020, que a  Portão 3, uma Startup no ramo de Turismo de Negócios, começou a operar em Uberlândia. Provando que boas ideias prosperam mesmo em situações adversas, a co-fundadora, Bianca Junqueira, conta que não foi uma decisão fácil, mas resolveu apostar em seu projeto. "Pensamos tudo em 2019. E a pandemia tomou força justamente quando íamos abrir. Deu medo, mas confiamos na retomada do turismo de negócios, um setor  dinâmico que não poderia ficar parado muito tempo. Sofremos de março a agosto, depois, deslanchamos", lembrou Bianca, durante evento realizado na última quinta-feira, 14/07, no Terraço da Uniube Uberlândia. A Portão 3 tornou-se referência no ramo de startups e sua operação é fundamentada em um combo composto por: comodidade, praticidade e preço baixo. "Temos uma plataforma com centenas de parceiros e fechamos valores que nos permitem oferecer preços mais baixos do que eles mesmos praticam no mercado", ressaltou.

Responsável por um dos painéis apresentados no evento, o empreendedor, Rafael Ribeiro, destacou a importância de reconhecer as fragilidades do negócio, saber o que deseja e onde se quer chegar. "Esses são os grandes desafios do empreendedor. Quem começa sem ter uma definição do que quer e de onde quer chegar, fracassa", afirmou. Ribeiro iniciou suas atividades como estudante de computação e fundou duas empresas, a Weblínia e a Monster Joy, antes de começar a investir em startups. Ele está há 14 anos à frente das operações da BossaNova Investimentos (sediada em São Paulo), considerada o VC (Venture Capital) mais ativo da América Latina, modalidade de aplicação que reúne investidores em uma oportunidade de lucrar e fazer parte do crescimento de uma startup com alto potencial de crescimento.

Com conselhos práticos sobre como estruturar o seu negócio e dicas para tomadas de decisão, o sócio da Ipê Digital (Uberlândia), Roberto Viana, ressalta, sobretudo, a necessidade do empreendedor conhecer bem o mercado em que vai atuar. "Muita gente me pergunta quanto é necessário investir e em quanto tempo vem o retorno. Depende. Qual a natureza do negócio e com quem você vai concorrer? Se for com um gigante como o Ifood, R$ 100 mil não duram 15 dias. A verdade é que não tem receita de bolo para empreender", explicou Viana que também é mentor e palestrante em programas de aceleração como Lemonade e Fiemg Lab,

Aluno do 10º período do curso de Engenharia da Computação da Uniube Uberlândia, Keidison Martins Bispo, elogiou as dicas dos investidores veteranos e diz que já pensa em empreender. "Achei tudo muito interessante. Nada melhor do que ouvir bons exemplos e opiniões de quem já viveu essa experiência. É uma forma de me preparar para o que está por vir. Gostei, principalmente, quando falaram sobre questões que vão além de ter uma ideia e buscar um investidor, como por exemplo, fazer um plano de negócios detalhado, procurar um advogado para ter uma segurança jurídica... Agora não, mas futuramente penso em empreender, entrar nesse mercado", afirmou.

Satisfeito com o resultado do evento que ajudou a idealizar, o professor Júlio Almeida Borges pretende realizar outros encontros com o tema empreendedorismo. "Conhecer de perto a experiência de empreendedores de sucesso como os que trouxemos aqui é fundamental para quem quer, mas não sabe por onde ou como começar. E a Universidade pode e deve ajudar os alunos a darem esse pontapé inicial, através da Unitecne. Esse foi apenas o primeiro de muitos eventos que vamos realizar", prometeu o professor.

Unitecne é uma das unidades do Programa de Empreendedorismo e Inovação da Uniube, cujo principal objetivo é coordenar ações visando à disseminação do empreendedorismo e inovação, contribuindo com o desenvolvimento da região.

Para fechar o 1º Happy Hour Unitecne, alunos do curso de Engenharia Elétrica da Uniube Uberlândia fizeram um pocket show com o melhor da música popular brasileira.