Missão: "Promover o ensino e a geração de conhecimento, formando o profissional compromissado com uma sociedade justa."  
Compartilha: 
PROPEPE - Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão

MESTRADO EM ODONTOLOGIA

O mestrado


MESTRADO ACADÊMICO EM BIOPATOLOGIA E CLÍNICA ODONTOLÓGICA INTEGRADA

APRESENTAÇÃO: O Curso de Odontologia da Universidade de Uberaba (UNIUBE) tem em sua trajetória a própria história da Universidade. A UNIUBE teve início em 1947, quando foi criada a Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro. Em 1972, a Instituição foi transformada em Faculdades Integradas, estrutura mantida até o seu reconhecimento pelo MEC (Ministério da Educação) como Universidade em 1988. O Curso de Odontologia desde então tem como principal objetivo a formação de um profissional de saúde cientificamente fundamentado, tecnicamente competente e socialmente integrado. Considerando a tradição do Curso de Odontologia na formação de excelentes profissionais e o grande potencial da Universidade na formação de um docente de ensino superior e pesquisador, foi implantado o Programa de Pós-Graduação em Odontologia, em nível de Mestrado. Este programa pauta-se pela busca da articulação entre teoria e prática, propiciando ao pós-graduando sólida formação fundamentada nos conhecimentos de sua área específica, bem como de seus usos no mundo do trabalho, articulando os saberes técnico-científicos às concepções éticas, políticas e biopsicossociais. O Programa de Mestrado em Odontologia apresenta duas Áreas de Concentração:

(a) Biopatologia – Voltada para profissionais da Odontologia, Biomedicina, Biologia, Fisioterapia e outras áreas de saúde afins. Essa área agrega um conjunto de atividades de ensino e pesquisa, voltado para compreensão dos aspectos celulares e moleculares envolvidos nas principais doenças humanas. A abordagem visa fundamentar novos conhecimentos sobre os processos biopatológicos que contribuam para os avanços em diagnósticos, na prevenção e na terapêutica.

(b) Clínica Odontológica Integrada - A área de concentração em Clínica Odontológica Integrada é dirigida para profissionais formados em Odontologia que atuam nas áreas de Clínica Geral, Prótese, Dentística, Endodontia, Periodontia, Implantodontia, Ortodontia e Odontopediatria. Proporciona ao aluno o aprofundamento no estudo de materiais odontológicos quanto ao comportamento e biocompatibilidade quando aplicados aos tecidos dentais, tecidos moles, periodonto de proteção e sustentação, além de possibilitar a realização de pesquisas e casos clínicos.

O egresso do Programa de Mestrado em Odontologia deverá ser capaz de: (I) Atuar em prol da melhoria das condições de saúde da população; (II) organizar, coordenar e participar de equipes multiprofissionais de pesquisa em saúde e (III) inserir-se no mercado de trabalho com consciência das necessidades da comunidade local e regional. Para isto, o Programa prevê o desenvolvimento de habilidades imprescindíveis para aquisição de competências para análise e compreensão das bases técnico-científicas e socioeconômicas da região onde se insere para produção do conhecimento e flexibilidade para atuar em ambientes submetidos a processos de contínua mudança que caracterizam as sociedades contemporâneas.
1996 - 2018 - UNIUBE - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por
cpe@uniube.br
Central de Produção Eletrônica - UNIUBE