UNIUBE - Mestrado em Educação
Missão: "Promover o ensino e a geração de conhecimento, formando o profissional compromissado com uma sociedade justa."
PROPEPE - Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Docente do Mestrado em Educação apresenta pesquisa em congresso no Canadá

A Professora Dra. Martha Prata-Linhares, do Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Uniube, participa, de 29 a 31 de outubro, do Canadian Arts and Learning Symposium a ser realizado na Universidade de Queen's, em kingston no Canadá. Durante o congresso, a docente da Universidade de Uberaba apresenta trabalho de pesquisa sobre formação de professores do ensino superior Professional Development In Higher Education: How Arts Can Contribut e ainda participa de reuniões com pesquisadores canadenses para discutir programas de formação de professores e as relações entre artes e aprendizagem.

Segundo Martha Prata-Linhares, pesquisas na área da educação têm destacado a importância da criação de currículos inovadores para suprir necessidades atuais que exigem novas respostas. "O trabalho que vamos apresentar é uma pesquisa dentro dessa perspectiva. Investigamos as contribuições da inclusão da arte no currículo de cursos de especialização em Docência Universitária e entre os resultados alcançados podemos afirmar que a inclusão da arte promoveu um maior diálogo entre os docentes, favorecendo a interação tão importante para que o processo de aprendizagem se concretize", lembra a pesquisadora. Para Martha Prata Linhares, as análises mostraram também que a arte tornou os professores mais inteligentes. "A arte desenvolve formas perspicazes de pensar, comparar, diferenciar, generalizar, criar hipóteses, construir e interpretar metáforas. Sua inserção no programa favoreceu o surgimento de um ambiente de inclusão em sala de aula, de respeito e valorização às diferenças, ou se ja, contribuiu para a formação de professores mais inteligentes, profissionais de aprendizagem atentos às diferenças entre alunos e mais criativos", ressalta Martha Prata-Linhares que desenvolveu suas análises dentro do curso de especialização em Docência Universitária que a Uniube oferece, com proposta inovadora e que tem em seu currículo a presença da arte.

Data: 27/10/2008

1996 - 2024 - UNIUBE - Todos os direitos reservados