PREVITALI, F. S.
; FAGIANI, C. C. . A Crise da Democracia Brasileira. In: Lucena, Carlos; Previtali, Fabiane Santana; Lucena Lurdes. (Org.). Estado de Bem-Estar Social, Neoliberalismo e Estado Gestor: aproximações globais. 1ed.Uberlândia: Navegando Publicações, 2017, v. 1, p. 79-96.
FAGIANI, C. C.
;
FRANCA, R. L.
. Ética e pesquisa em educação e trabalho: algumas considerações.. In: Carlos Lucena; Adriana Omena; António Bosco de Lima. (Org.). Trabalho, Estado e Educação: considerações teóricas.. 1ed.Uberlândia: Navegando Publicações, 2016, v. 1, p. 83-98.
PEDROSO, S ; FABIANE SANTANA PREVITALI ; CÍLSON CÉSAR FAGIANI . Prática Pedagógica Docente no Contexto da Interdisciplinaridade: dificuldades e desafios no processo ensino-aprendizabem. In: Sérgio Paulo Morais. (Org.). Educação e trabalho: contextos e processos históricos. 1ed.São Paulo: Editora Verona, 2016, v. 1, p. 1-20.
FAGIANI, C. C.
;
FRANCA, R. L.
. A Educação e a Formação do Jovem Trabalhador em Portugal a partir de 1990. In: Fabiane Santana Previtali; Raquel Varela; Giulia Strippoli; Cílson César Fagiani. (Org.). Trabalho, Educação e Conflitos Sociais: diálogos entre Brasil e Portugal. 1ed.São Paulo: Verona, 2015, v. 1, p. 20-35.
PREVITALI, F. S.
(Org.) ; VARELA, R. (Org.) ; STRIPPOLI, G. (Org.) ;
FAGIANI, C. C.
(Org.) . Trabalho, Educação e Conflitos Sociais: diálogos entre Brasil e Portugal. 1. ed. São Paulo: Verona, 2015. v. 1. 600p
AQUINO, O. F.; BORGES, M. C.; VIEIRA, V. M.; RESENDE, M. R. Estado da pesquisa e da produção didática em programas de pós-graduação na região sul. In: LONGAREZZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés. (Org.). A didática no âmbito da pós-graduação brasileira. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2016, v. 7, p. 167-192.
VIEIRA, V. M. ; RESENDE, M. R. . A Técnica Q e as representações sociais dos professores sobre a formação inicial. Coletânea nacional sobre formação docente. 1ed.Curitiba - PR: Atena Editora, 2016, v. 1, p. 19-35.
RESENDE, M. R.
; COSTA, V. G. . A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. A formação de professor para a educação básica: discussões teóricas e práticas. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2015, v. 1, p. 80-95.
RESENDE, M. R.
. A teoria elementar dos números na licenciatura em matemática, pedagogia e na educação básica. In: Silvia Dias Alcântara MACHADO; Bárbara Lutaif BIANCHINI; M. Cristina S. A. MARANHÃO. (Org.). Teoria Elementar dos Números: da educação básica à formação de professores que ensinam matemática. 1ed.São Paulo: Iglu Editora, 2015, v. 1, p. 1-14.
AQUINO, O. F.
; BERTOLANZA, Ana Maria E. (Org.) . Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas de Formação: uma visão da pesquisa atual. 1a. ed. Uberlândia, MG: EDUFU, 2017. v. 1. 283p .
BORGES, M. C. (Org.) ; AQUINO, O. F. (Org.) . A formação de professores para a educação básica : discussões teóricas e práticas. 1a. ed. Uberlândia: EDUFU, 2015. v. 1. 230p .
AQUINO ; BORGES ;
VIEIRA, V. M. O.
; RESENDE, M. R. . Estado da pesquisa e da produção didática em programa de pós-graduação na região sul. In: LONGAREZI, A;M.; PUENTES, R.V.. (Org.). A Didática no âmbito da Pós-Graduação. 1ed.UBERLÂNDIA: EDUFU, 2016, v. 7, p. 167-192.
VIEIRA, VÂNIA MARIA DE OLIVEIRA
; RESENDE, Marilene Ribeiro . A Técnica Q e as representações sociais dos professores sobre a formação inicial.. In: PIETROBON, S. R. G e LEITE, D. B. G.. (Org.). Coletânea nacional sobre formação docente. 1ed.Curitiba: Atena Editora, 2016, v. 1, p. 19-35.
VIEIRA, V. M. O.
; BORGES . A contribuição da psicologia escolar/educacional no processo de inclusão: formação e práticas interventivas em discussão.. In: Maria Célia Borges e Orlando Fernández Aquino. (Org.). A formação de professores para a Educação Básica: discussões teóricas e práticas. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2015, v. 1, p. 185-203.
CUNHA, Valeska Guimarães Rezende da
. A formação de professores de história em cursos a distância - ead. In: BARAJAS, Deni Trejo; VILLA, Juana Martinez. (Org.). LA HISTORIA ENSEÑADA A DISCUSIÓN. Retos epistemológicos y perspectivas didácticas.. 1ed.Morelia, Michoacán, México: Universidad Michoacana, 2015, v. , p. 1833-1846.
GATTI, Giseli Cristina do Vale
;
INÁCIO FILHO, Geraldo
;
GATTI JR, Décio.
. A escola e a vida na cidade em dois tempos: o Ginásio Mineiro de Uberlândia entre as décadas de 1930 e de 2000. In: Denice Barbara Catani; Décio Gatti Júnior. (Org.). O que a escola faz? Elementos para a compreensão da vida escolar. 1ed.Uberlândia/MG: Edufu, 2015, v. , p. 145-169.
BATISTA, Gustavo Araújo
. REVISITING JOHN LOCKE FOR THINKING ABOUT THE GLOBAL AGE: KNOWLEDGE, POLITICS, RELIGION AND EDUCATION. In: Zlatan Delić. (Org.). Epistemology and Transformation of Knowledge in Global Age. 1ed.: InTechOpen, 2017, v. XX, p. 1-23.
BATISTA, Gustavo Araújo . ANAIS DO VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO III CONGRESSO INTERNACIONAL (TRABALHO DOCENTE E PROCESSOS EDUCATIVOS) PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO (PERSPECTIVAS E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE). 1. ed. Uberaba: Editora da Universidade de Uberaba, 2015. v. 1. 275p .
ARAUJO . Para uma análise das representações sobre as técnicas de ensino. In: Ilma Passos Alencastro Veiga. (Org.). Técnicas de Ensino: por que não?. 21ed.Campinas, SP: Editora Papirus, 2017, v. 1, p. 11-34.
ARAUJO
. Pedagogia, Ciência da Educação: sua Genealogia entre os Séculos XVII e XX. In: Sônia Aparecida Siquelli; José Luiz Sanfelice; Luana Costa Almeida. (Org.). Fundamentos da Educação: Compreensões e Contribuições. 1a.ed.Uberlândia, MG: Editora Navegando, 2017, v. ùnico, p. 1-281.
ARAUJO . Do quadro-negro à lousa virtual: técnica, tecnologia e tecnicismo. In: Ilma Passos Alencastro Veiga. (Org.). Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações. 3a.ed.Campinas, SP: Papirus, 2016, v. 1, p. 13-48.
ARAUJO
. Disposição da aula: os sujeitos entre a tecnia e a polis. In: Ilma Passos Alencastro Veiga. (Org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. 2a.ed.Campinas, SP: Papirus Editora, 2016, v. , p. 45-72.
ARAUJO . O que significa revisitar técnicas de ensino à luz da Pedagogia Histórico-Crítica?. In: Ilma Passos Alencastro Veiga. (Org.). Novas tramas para as técnicas de ensino e estudo. 1aed.Campinas, SP: Papirus, 2016, v. 1, p. 1-152.
DEWEY, J. ; LUCENA, Carlos Alberto ; ARAUJO . Impressões de John Dewey sobre a Rússia Soviética como interpretação de um Contexto. In: John Dewey (autor). (Org.). Impressões sobre a Rússia Soviética e o Mundo Revolucionário. 1ed.Uberlândia, MG: Navegando Publicações, 2016, v. 1, p. 1-94.
ARAUJO . Da Metodologia Ativa à Metodologia Participativa. In: Ilma Passos Alencastro Veiga. (Org.). Metodologia Participativa e as Técnicas de Ensino-Aprendizagem. 1ed.Curitiba, PR: CRV, 2016, v. 1, p. 1-244.
ARAUJO . A Filosofia no Currículo Universitário: para uma genealogia de Platão a Kant. In: Almiro Schulz; Amone Inacia Alves; Rita Márcia Magalhães Furtado. (Org.). O Lugar do Saber Filosófico nas Licenciaturas: Reflexão e Debate. 1a.ed.Goiânia, GO: Editora Vieira, 2016, v. Único, p. 29-58.
ARAUJO . Aula, forma de comunicação na escola: avaliações inquietantes entre 1920 e 1930. In: Denice Barbara Catani; Décio Gatti Junior. (Org.). O que a escola faz? Elementos para a compreensão da vida escolar. 196ed.Uberlândia, MG: EDUFU (Editora da Universidade Federal de Uberlândia), 2015, v. único, p. 1-171.
ARAUJO
; VALDEMARIN, V.T. ; SOUZA, R. F. . A Contribuição da Pesquisa em Perspectiva Comparada para a Escrita da História da Escola Primária no Brasil: Notas de um Balanço Crítico. In: Rosa Fátima de Souza, Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, Antônio de Pádua Carvalho Lopes. (Org.). História da Escola Primária no Brasil: investigações em perspectiva comparada em âmbito nacional. 1ed.Aracaju, SE: EDISE, 2015, v. 1, p. 1-504.
ARAUJO ; SOUZA, R. F. ; PINTO, Rúbia-Mar N. . A Escola Primária segundo as Mensagens dos Presidentes da República e dos Governadores de São Paulo, Minas Gerais e Goiás entre 1930 e 1961: Propósitos Comuns e Desafios. In: Rosa Fátima de Souza, Antonio Carlos Ferreira Pinheiro, Antônio de Pádua Carvalho Lopes. (Org.). História da Escola Primária no Brasil: investigações em perspectiva comparada em âmbito nacional. 1ed.Aracaju, SE: EDISE, 2015, v. 1, p. 47-102.
CARVALHO, C. H. ; ALVES FILHO, E. ; CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de . Educação e progresso no âmbito das discussões da Câmara Municipal de Rio Pomba, Minas Gerais (1895 a 1902).. In: GONÇALVES NETO, Wenceslau; CARVALHO, Carlos Henrique de.. (Org.). Ação Municipal e Educação na Primeira República no Brasil.. 1ed.Belo Horizonte: MAZA, 2015, v. I, p. 233-253.
OLIVEIRA, A. C. ; CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de ; ALVES FILHO, E. . A Câmara Municipal de Patos de Minas e a promoção pública: grupo escolar, ensino secundário e educação no campo 1905-1908. In: GONÇALVES NETO, Wenceslau; CARVALHO, Carlos Henrique de.. (Org.). A ação municipal nos assuntos da educação na Primeira República brasileira: algumas considerações.. 1ed.Belo Horizonte: MAZA Edições, 2015, v. 1, p. 185-217.
CARVALHO, C. H. ; CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de . A Educação Sob a Égide da Tensão: Estado e Igreja Católica em Portugal (1940-1960).. Trabalho, educação e confitos sociais: Diálogos Brasil e Portugal.. 1ed.São Paulo: Verona, 2015, v. 1, p. 88-122.
ABREU-BERNARDES, S. T. ou BERNARDES, S. T. A. ; LIMA, G. G. (Org.) . Interdisciplinaridade: pesquisas e práticas. 1. ed. Uberaba, MG: Universidade de Uberaba, 2016. v. 1. 1582p .
ABREU-BERNARDES, S. T. ou BERNARDES, S. T. A. . A formação humana na perspectiva teórica da fenomenologia bachelardiana. Fenomenologia, cultura e formação. 1ed.Curitiba, PR: Editora CRV, 2016, v. 1, p. 104-133.
ABREU-BERNARDES, S. T. ou BERNARDES, S. T. A.
. A arte, linguagem da alma romântica. In: Sueli Teresinha de Abreu Bernardes; Geraldo Gonçalves de Lima. (Org.). Interdisciplinaridade: pesquisas e práticas. 1ed.Uberaba, MG: Universidade de Uberaba, 2016, v. 1, p. 1183-1200.
ABREU-BERNARDES, S. T. ou BERNARDES, S. T. A. ; JESUS, O. F. . A arte, a fenomenologia e o gesto pedagógico. In: Sueli Teresinha de Abreu-Bernardes. (Org.). Interdisciplinaridade: pesquisas e práticas. 1ed.Uberaba, MG: Universidade de Uberaba, 2016, v. 1, p. 1292-1302.
BASTOS, Cecília Maria Chaves ; GONCALVES NETO, Wenceslau . Escola e educação na região indígena de Uaçá/AP: inventariando fontes documentais entre 1964-1985. In: Norma-Iracema de Barros Ferreira. (Org.). Interfaces da Educação: história, política, saberes e práticas para além da fronteira amazônica. 1ed.Uberlândia-MG: Navegando, 2016, v. 1, p. 73-96.
BASTOS, Cecília Maria Chaves ; GONCALVES NETO, Wenceslau . Acesso de Indígenas ao Ensino Superior e a construção do curso de Licenciatura Indígena em Educação no Amapá (2002-2007). In: Antonio Carlos Sardinha, Adriana Tenório; Marcos Vinicius de Freitas Reis. (Org.). Repensar diversidades e o campo da educação: (re) leituras e abordagens contemporâneas. 1ed.Macapá: UNIFAP - Editora da Universidade Federal do Amapá, 2016, v. 1, p. 174-191
GONCALVES NETO, Wenceslau . Desafios da História da Educação no Brasil. In: SÁ, Elizabeth Figueiredo de; SIMÕES, Regina Helena Silva; GONÇALVES NETO, Wenceslau. (Org.). Circuitos e Fronteiras da História da Educação. 1ed.Vitória: EdUFES, 2015, v. 1, p. 11-21.
GONCALVES NETO, Wenceslau
;
CARVALHO, C. H. de
. A ação municipal nos assuntos da educação na Primeira República brasileira: algumas considerações. In: Wenceslau Gonçalves Neto, Carlos Henrique de Carvalho. (Org.). Ação municipal e educação na Primeira República no Brasil. 1ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015, v. , p. 7-18.
GONCALVES NETO, Wenceslau . Repensando a História da Educação brasileira na Primeira República: o município pedagógico como categoria de análise. In: Wenceslau Gonçalves Neto, Carlos Henrique de Carvalho. (Org.). Ação municipal e educação na Primeira República no Brasil. 1ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015, v. , p. 19-35.
GONCALVES NETO, Wenceslau . Organização do ensino público no final do século XIX: o processo legislativo em Uberabinha, MG. In: Wenceslau Gonçalves Neto, Carlos Henrique de Carvalho. (Org.). Ação municipal e educação na Primeira República no Brasil. 1ed.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015, v. , p. 295-306.
CARVALHO, C. H. ; OLIVEIRA, A. C. ; JESUS, O. F. . Ação Municipal e Educação na Primeira República no Brasil. 1. ed. Belo Horizonte: Pensar a Educação, 2015. v. 1. 309p .
GUIMARAES, Selva ; GONCALVES NETO, Wenceslau . Mestrado Profissional: implicações para a educação básica. 1. ed. Campinas: Alínea, 2018. v. 1. 230p .
NETTO, Mario Borges ; CARVALHO, C. H. de ; GONCALVES NETO, Wenceslau . O legado do Movimento Nacional dos Educadores: a base comum nacional para a formação de professores nos anos de 1980. In: Selva Guimarães; Wenceslau Gonçalves Neto. (Org.). Mestrado Profissional: implicações para a educação básica. 1ed.Campinas: Alínea, 2018, v. 1, p. 191-208.
Carvalho, Paula Santana ; RODRIGUES, ADRIANA . REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM A PARTIR DE FILMES E DOCUMENTÁRIOS. Filosofia, política, educação, direito e sociedade 7. 1ed.Ponta Grossa - PR: Antonella Carvalho de Oliveira, 2019, v. 7, p. 84-96.
RODRIGUES, A.; LONGAREZI, A. M. TENDÊNCIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE DIDÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DE TRÊS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE (2004-2010). Filosofia, Política, Educação, Direito e Sociedade 5. 1ed.Ponta Grossa - PR: Antonella Carvalho de Oliveira, 2019, v. 5, p. 336-347.
RODRIGUES, A.; CUNHA, V. G. R. ; PAIVA, L. F. R. . Recursos tecnológicos e EAD: uma discussão necessária. In: Andreza Lopes. (Org.). Desafios e estratégias para a educação a distância: vol. 2. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2018, v. 2, p. 29-36.
FAGIANI, C. C. . Brasil e Portugal: qual a formação do jovem trabalhador para o século XXI?. 1. ed. Uberlândia: Editora Navegando, 2018. v. 1. 161p .
MÁRQUES, F. T. . Construção e(m) ruínas: notas estrangeiras sobre o ensino jurídico brasileiro. In: André Del Negri. (Org.). Direito e Ensino Jurídico em Desordem. 1ed.Belo Horizonte: D' Plácido, 2018, v. , p. 175-200.
MÁRQUES, F. T.; SANTOS, T. A. S. ; SCALON, E. F. A produção social do Eu e do Outro em relações escolares conflitivas. In: Sueli Teresinha de Abreu-Bernardes. (Org.). Pesquisas sobre o Professor e a Educação Básica. 1ed.: CRV, 2018, v. 1, p. 269-278.
GATTI JR, Décio. ; GATTI, Giseli Cristina do Vale. GATTI JR, Décio. ; GATTI, Giseli Cristina do Vale . História e Historiografia das Instituições Escolares: aspectos conceituais, teóricos e metodológicos. In: LUCHESE, T.A.; FERNANDES, C.C.; BELUSSO, G.. (Org.). Instituições, histórias e culturas escolares.. 1ed.Caxias do Sul/RS: Educs, 2018, v. 1, p. 23-53.
BATISTA, Gustavo Araújo. A filosofia de Jean-Jacques Rousseau: ontologia, antropologia, política, religião e educação. In: Dennys Garcia Xavier; Moacir Henrique Júnior. (Org.). A lanterna de Diógenes: reflexões sobre o homem da pólis contemporânea. 1ed.Uberlândia - MG: Laboratório Americano de Estudos Constitucionais Comparados, 2018, v. 1, p. 249-304.
PAIVA, Luiz F. R. de ; ARAUJO . Juventude, Cultura Midiática e Educação no Século XXI. In: Solange Aparecida de Souza Monteiro. (Org.). Filosofia, política, educação, direito e sociedade 7. 1a.ed.Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019, v. 7, p. 37-43.
ARAUJO, JOSÉ CARLOS SOUZA. As Mensagens dos Governadores de Minas Gerais entre 1935 e 1960: a Escola Primária em Foco. In: Alessandra Cristina Furtado; Analete Regina Schelbauer; Rosa Lydia Teixeira Corrêa. (Org.). Itinerários e Singularidades da Institucionalização e Expansão da Escola Primária no Brasil (1930-1961). 1a.ed.Maringá, PR: EDUEM, 2019, v. Único, p. 87-111.
ARAUJO; VEIGA, I. P. A. ; SILVA, Edileuza F. da ; SOARES, Enílvia R. M. ; FERNANDES, Rosana C. de A. ; OLIVEIRA, Paula G. ; PEDERIVA, Patrícia L. M. ; MARTINEZ, Andréia P. de A. ; SAMPAIO, Juarez O. ; BEHMOIRAS, Daniel C. ; MUNIZ, Cristiano A. ; VERSUTI, Fabiana M. ; WATANABE, Graciella ; VERSUTI, Andrea C. ; SILVA, Marcos ; GUIMARÃES, Selva ; GUIMARÃES, Iara V. Ensino Fundamental no Brasil: entre Expectativas e Experiências de 1988 a 2017. In: Ilma Passos Alencastro Veiga; Edileuza Fernandes da Silva. (Org.). Ensino Fundamental: Da LDB à BNCC. 1a.ed.Campinas, SP: Papirus, 2018, v. Único, p. 15-42.
WERLE, Flávia O. C. ; JACOBUS, Artur E. ; ROCHA, Maria A. M. ; OLIVEIRA, Bernardo J. ; ZAIDAN, Samira ; MARIM, V. ; ANDRAUS, Neiva de C. C. ; LUCINI, M. ; ESTEVAM, C. A. A. ; ESTEVAM, H. M. ; ALVES FILHO, E. ; OTTONI, M. A. R. ; ALVES, M. L. de B. ; GUIMARÃES, Selva ; CUNHA, V. G. R. ; FREIRE, R. T. J. ; JESUS, O. F. ; CARVALHO, Luciana B. de O. B. de ; BORGES NETO, M. ; GONÇALVES NETO, Wenceslau ; CARVALHO, C. H. DE ; ARAUJO Da Organização do Trabalho Pedagógico e do Trabalho Didático. Mestrado Profissional: Implicações para a Educação Básica. 1a.ed.Campinas, SP: Editora Alinea, 2018, v. Único, p. 209-230.
RIBEIRO, Betânia de O. L. ; ARAUJO, JOSÉ CARLOS SOUZA ; SILVA, E. F. Ensino Profissional Feminino: Pobreza e Marginalidade na Nova Capital Mineira (1909-1927). In: Antonella Carvalho de Oliveira. (Org.). Campo de Saberes da História da Educação no Brasil. 1a.ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. Único, p. 67-87.
RIBEIRO, Betânia de O. L. ; ARAUJO ; CARVALHO, C. H. DE . "Tornal-as na Luta pela Vida Uteis a Si e á Pátria": História da Escola Profissional Feminina de Belo Horizonte (1919-1947). In: Fabiany de Cássia Tavares Silva. (Org.). Escrita da Pesquisa em Educação no Centro-Oeste. 1a.ed.Campo Grande, MS: Ed. Oeste, 2018, v. 3, p. 65-82.
ARAUJO. "Entre o Universal e o Particular: o Direito à Educação e suas Expressões em Fernando de Azevedo (1894-1974). In: Eraldo Leme Batista; Paulino José Orso; Bruno Botelho Costa. (Org.). Os Intelectuais e a Defesa da Educação Brasileira. 1a.ed.Uberlândia, MG: Navegando Publicações, 2018, v. Único, p. 47-64.
CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de; PACHECO, E. J. ; MONTANUCCI, R. ; ARANTES, V. F. S. . A REESTRUTURAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: BUSCANDO A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA IDENTIDADE.. In: FABIANY DE CÁSSIA TAVARES SILVA; CARLOS HENRIQUE DE CARVALHO. (Org.). ESCRITA DA PESQUISA NO CENTRO OESTE. Ied.CAMPO GRANDE: EDITORA OESTE, 2018, v. 3, p. 187-210.
CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de; JESUS, O. F. A EDUCAÇÃO BÁSICA, A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM E O MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO.. In: Selva Guimarães; Wenceslau Gonçalves Neto. (Org.). MESTRADO PROFISSIONAL IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. Ied.Campinas: Alínea, 2018, v. I, p. 177-190.
VIEIRA, V. M. ; RESENDE, M. R. ; BORGES, M. C. . Uma boa prática no ensino superior: o que pensam os alunos do curso de pedagogia a distância. In: Eleno Marques de Araújo. (Org.). Ensino, pesquisa e extensão: diálogos da formação e prática docente. 1ed.Goiânia - GO: Kelps, 2018, v. 1, p. 163-181.
AQUINO, O. F.; PUENTES, R. V. A gestão da classe no Ensino Médio: resultados de um estudo diagnóstico. In: Roberto Valdés Puentes e Wender Faleiro (Orgs.). (Org.). Ensino médio: desafios e perspectivas.. 1aed.Uberlândia, MG.: EDUFU, 2018, v. 1, p. 135-160.
AQUINO, O. F.; PUENTES, R. V. . Metodologia da pergunta oral na classe de Ensino Médio: resultados de um estudo diagnóstico. Ensino médio: desafios e perspectivas. 1a.ed.Uberlândia,MG.: EDUFU, 2018, v. 1, p. 357-378.
MATÍAS GONZÁLEZ, Alberto ; AQUINO, O. F. . La Lógica Dialéctica de Pavel Kopnin: implicaciones para la investigación pedagógica y la práctica docente. In: Roberto Valdés Puentes; Andréa Maturano Longarezi. (Org.). Ensino Desenvolvimental. Vida, pensamento e obra dos principais autores russos. Livro III. 1ed.Uberlândia, MG: EDUFU, 2018, v. 1, p. 120-146.
MATÍAS GONZÁLEZ, Alberto ; AQUINO, O. F. . La Lógica Dialéctica de Pavel Kopnin: implicaciones para la investigación pedagógica y la práctica docente. In: Roberto Valdés Puentes; Andréa Maturano Longarezi. (Org.). Ensino Desenvolvimental. Vida, pensamento e obra dos principais autores russos. Livro III E-book. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2018, v. 1, p. 132-163.
BORTOLANZA, A. M. E. ; FREIRE, R.T. Junqueira. Educação Literária E Formação De Leitores Na Escola. In: Ricardo André Ferreira Martins. (Org.). LITERATURA E VIDA SOCIAL. 01ed.Jundiai: Paco Editorial, 2018, v. 01, p. 133-150.
CUNHA, V. G. R. ; FREIRE, R.T. Junqueira A Contribuição do Mestrado Profissional na Formação de Professores Pesquisadores. In: Selva Guimarães;Wenceslau Gonçalves Neto. (Org.). Mestrado Profissional -Implicações Para A Educação Básica. 01ed.Campinas: Alínea, 2018, v. 01, p. 163-176.
GUIMARÃES, Selva. Didática e Prática de Ensino de História 13a reed.rev e ampliada 5a reimp. 13. ed. Campinas: Papirus, 2018. v. 1. 443p .
GUIMARÃES, Selva; Neto, G. W (Org.). Mestrado profissional: implicações para a educação básica. 1. ed. Campinas SP: Alínea, 2018. v. 1. 230p .
GUIMARAES, S.; SILVA, Marcos Antonio da. Práticas interdisciplinares na formação continuada de professores: desafios do mestrado profissional em educação. In: Selva Guimarães; Wenceslau Gonçalves Neto. (Org.). Mestrado profissional:implicações para a educação básica. 1ed.Campinas SP: Alinea Editora, 2018, v. 1, p. 149-162.
GUIMARAES, S.; SILVA, Marcos Antonio da. A necessidade da História no ensino fundamental: dos PCNs à BNCC. In: Ilma Passos Alecanstro Veiga; Edileuza Fernandes da Silva. (Org.). Ensino fundamental: da LDB à BNCC. 1ed.Campinas SP: Papirus, 2018, v. 1, p. 227-248.
GUIMARAES, S.; JARA, M. A. La investigación y la practica en Didactica de las Ciencias Sociales. In: Miguel Angel Jara; Antoni Santisteban. (Org.). Contribuiciones de Joan Pages al desarollo de la didáctica de las ciencias sociales, la historia y la geografia. 1ed.Cipolletti Barcelona: UNCOM UAB, 2018, v. 1, p. 251-261.
ABREU-BERNARDES, S. T. ou BERNARDES, S. T. A. Pesquisas sobre o professor e a educação básica. 1. ed. Curitiba: CRV, 2018. 375p .
CAZAROTTI, M. L. B. ; ABREU-BERNARDES, S. T. ou BERNARDES, S. T. A. . Cursos Superiores de Tecnologia: fundamentos, controvérsias e desafios-no prelo. 1. ed. , 2018. v. 1.
ABREU-BERNARDES, S. T. ou BERNARDES, S. T. A. Dimensões artísticas do ser professor. In: Sueli Teresinha de Abreu Bernardes. (Org.). Pesquisa sobre o professor e a educação básica. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 19-35.
PIAU, E. T. ; ABREU-BERNARDES, S. T. ou BERNARDES, S. T. A. Formação em Educação Física: graduação ou licenciatura. In: Sueli Teresinha de Abreu Bernardes. (Org.). Pesquisas sobre o professor e a educação básica. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 53-72.
MARQUES, R. L. ; ABREU-BERNARDES, S. T. ou BERNARDES, S. T. A. . Em busca de uma pedagogia humanista para o curso de direito. In: Sueli Teresinha de Abreu Bernardes. (Org.). Pesquisas sobre o professor e a educação básica. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 87-104.
ABREU-BERNARDES, S. T. ou BERNARDES, S. T. A.; PEREIRA, E. A. A. . O processo investigativo nas pesquisas acadêmicas sobre professores: algumas questões epistemológicas. In: Solange Martins de Oliveira Magalhães; Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza. (Org.). Epistemologia da práxis e epistemologia da prática: repercussões na produção de conhecimentos sobre professores. 1ed.Campinas, SP: Companhia de Letras, 2018, v. 1, p. 95-116.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues ; ABREU-BERNARDES, S. T. ou BERNARDES, S. T. A. Diálogos na construção de uma tese de doutorado. In: Sueli Teresinha de Abreu Bernardes. (Org.). Pesquisas sobre o professor e a educação básica. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. , p. 345-368.
SOUZA, T. Z.; OLIVEIRA, M.W Educação, cultura e conscientização: apontamentos para a Educação Popular. In: Renan Soares de Araújo; Pedro José Santos Carneiro Cruz. (Org.). Educação Popular e Práticas Sociais: ação, processo formativo e produção do conhecimento. 01ed.João Pessoa: Editora do CCTA, 2018, v. 1, p. 31-48.
RODRIGUES, A. ; CUNHA, Valeska Guimarães Rezende da ; PAIVA, L. F. R. Recursos Tecnológicos e EAD: uma discussão necessária. In: Andreza Lopes. (Org.). Desafios e estratégias para a educação a distância. 1ed.: Atenas, 2018, v. 2, p. 29-36.
CUNHA, Valeska Guimarães Rezende da; FREIRE, R. T. J. A Contribuição do Mestrado Profissional na Formação de Professores Pesquisadores. In: Selva Guimarães e Wenceslau Gonçalves Neto. (Org.). Mestrado profissional: implicações para a educação básica. 1ed.: Alíena, 2018, v. 1, p. 100-140.
VIEIRA, V. M. O.; RESENDE, M. R. ; BORGES, M. C. Uma boa prática pedagógica no Ensino Superior: o que pensam os alunos do curso de Pedagogia a distância.. In: ARAÚJO, Eleno Marques de. (Org.). Ensino, pesquisa e extensão: diálogos da formação e prática docente.. 1ed.Goiânia: Editora KELPS, 2018, v. 1, p. 163-181.
BORGES ; PEREIRA, H.O.S. ; RICHER, L. M. ; VIEIRA, V. M. O. . A formação docente e o currículo numa universidade em expansão - politicas. processo e busca de aperfeiçoamento.. In: COSTA, Váldina Gonçalves; BARBOSA, Marinalva Vieira.. (Org.). Formação de professores e contexto de trabalho: diferentes olhares.. 1ed.Campinas/SP.: Mercado das Letras, 2018, v. 1, p. 51-68.
ANJOS, J. H. R. ; VIEIRA, V. M. O. O desafio ético da escrita em educação: honestidade intelectual e compromisso.. In: ZENAIDE DIAS TEIXEIRA; ANDRÉA KOCHHANN; MARCELO DUARTE PORTO.. (Org.). Educação, Gestão e Tecnologias: caminhos entrelaçados.. 1ed.Curitiba: EDITORA CRV,, 2018, v. 2, p. 13-211.
ARAUJO, M. T. L. S. ; VIEIRA, V. M. O. Professores de Educação Básica e suas representações sociais sobre orientação sexual. In: MESSIAS-MOREIRA; COLLARES-DA-ROCHA; SERVO. (Org.). Representações Sociais e seus diversos olhares. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2018, v. 1, p. 55-70.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||