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Título da Dissertação | Autor Principal | Orientador | Data |
Resumo | PDF Trab. completo |
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1.A CONSTITUIÇÃO AUTORA E LEITORA DE CRIANÇAS DE TRÊS ANOS DE IDADE | Adriana Mariano Rodrigues Junqueira | Profª. Drª. Ana Maria Esteves Bortolanza. | 25/08/2015 |
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2.A EDUCAÇÃO INFANTIL E SEUS PROFESSORES: DESVELANDO O FIO DE SUAS FORMAÇÕES | Adriana Vaz E Emanuel | Prof. Dr. Osvaldo Freitas de Jesus | 16/12/2014 |
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3.Trabalho e saúde docente: peculiaridades de uma instituição pública de ensino superior do campo tecnológico | Aline Ribeiro | ||||
4.TRABALHO DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (IFTM): Campus Uberaba 2009 a 2013 | Ana Maria Fonsêca Gentil | Prof.ª Dr.ª Sálua Cecílio | 20/08/2015 |
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5.CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA: A ESCRITA DE CONTOS POR ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | Angela Machado De Paula | Profª. Drª. Ana Maria Esteves Bortolanza | 27/03/2015 |
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6.EVASÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DE UMA IES DO TRIÂNGULO MINEIRO, MG, NA MODALIDADE EaD | Antonio José D' Almeida Júnior | Profa. Dra. Sálua Cecílio | 27/03/2015 |
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7.PERCALÇOS E DESAFIOS DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O PROGRAMA DE INCENTIVO À LEITURA NO BRASIL (PROLER), 1992–2012: ANÁLISES PRELIMINARES | Clarice Alves Araújo | Profa. Dra. Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho | 08/04/2015 |
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8.A SITUAÇÃO SOCIAL DO DESENVOLVIMENTO: seu papel na formação de duas pessoas com deficiência visual | Daniela Parada Fabian | Prof. Dr. Orlando Fernández Aquino | 13/08/2015 |
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9.CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA: A ESCRITA DE CONTOS POR ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | Fernando Ringel | Profª. Drª. Ana Maria Esteves Bortolanza | 27/03/2015 |
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10.TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA: ESTADO DO CONHECIMENTO | Glaucia Eli Da Silva | Profa. Dra. Sálua Cecílio | 27/03/2015 |
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11.ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E SUBJETIVIDADE NO CAPITALISMO FLEXÍVEL | Janete Tranquila Gracioli | Profa. Dra. Sálua Cecílio | 30/03/2015 |
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12.Profmat e o desenvolvimento profissional docente: possibilidades e desafios | João Pedro Vicente | Prof. Dra. Marilene Ribeiro Resende | 17/12/2014 |
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13.O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A FORMAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO | José Divino Neves | Prof. Dra. Marilene Ribeiro Resende | 19/03/2015 |
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14.CONSTITUIR-SE PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | Lílian Araújo Ferreira Zaidan | Profª. Drª Vânia Maria de Oliveira Vieira | 31/08/2015 |
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15.POTENCIALIDADES DA ATIVIDADE DE ESTUDO NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM ALGÉBRICA DOS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | Maísa Gonçalves Da Silva | Prof. Dra. Marilene Ribeiro Resende | 31/08/2015 |
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16.EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO E GESTÃO DA ESCOLA | Maria Das Dores Lucia | Prof. Dr. Osvaldo Freitas de Jesus | 11/12/2014 |
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17.DOS NORTEAMENTOS EDUCACIONAIS À ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO: estudo de caso de duas escolas estaduais de Uberaba, MG | Maria Stela Alves Timoteo | Prof. Dr. José Carlos Souza Araujo | 28/04/2016 |
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18.ORIENTAÇÃO SEXUAL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE ESCOLAS PÚBLICAS DE UBERABA-MG | Maria Teresinha Leite Sene Araújo | Profª. Drª Vânia Maria de Oliveira Vieira | 25/02/2015 |
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19.EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO COM ALUNOS DOS CURSOS DE DIREITO E DE ADMINISTRAÇÃO DA UEMG - FRUTAL | Mônica Queiroz Da Silva | Prof. Dr.Wenceslau Gonçalves Neto | 24/02/2015 |
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20.PIONEIRISMO NO ENSINO SUPERIOR EM UBERABA: A FACULDADE DE ODONTOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO (1947-1950) | Neirimar De Castilho Ferreira | Prof.ª Dr.ª Giseli Cristina do Vale Gatti | 13/08/2015 |
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21.REORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: possibilidades e limites em uma instituição de ensino superior privado | Norival Carvalho Cunha | Profa. Dra. Sálua Cecílio | 12/08/2015 |
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22.TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E SAÚDE DE PROFESSORES: estado do conhecimento em teses e dissertações da UFMG | Priscilla Oliveira Carneiro | Profa. Dra. Sálua Cecílio | 28/11/2014 |
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23.A APROPRIAÇÃO DOS SIGNIFICADOS DE POLINÔMIOS: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL | Soraia Abud Ibrahim | Prof. Dra. Marilene Ribeiro Resende | 21/08/2015 |
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24.ARTE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA EM LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, UBERABA, MG (2011-2013) | Tânia Mara Souza Guimarães | Prof.ª Dr.ª Sueli Teresinha de Abreu Bernardes | 27/03/2015 |
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25.A ESTIGMATIZAÇÃO DE ALUNOS AGRESSORES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | Telma Aparecida Da Silva Santos | Profa. Dra. Fernanda Telles Márques | 10/12/2014 |
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26.A ARTE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO ESCOLAR FUNDAMENTAL | Tula De Vito Franco | Prof.ª Dr.ª Sueli Teresinha de Abreu Bernardes | 31/03/2015 |
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27.POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: a ação da Deb no âmbito da Capes (2009--2014) | Vicentina Oliveira Santos Lima | Profa. Dra. Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho | 31/08/2015 |
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28.O ENSINO PRÁTICO NOS CURSOS DE DIREITO NO BRASIL: um estudo de caso sobre o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade de Uberaba | Vinicius Carneiro Gonçalves | Prof. Dr. José Carlos Souza Araujo | 20/08/2015 |
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29.HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS PARA O DEFICIENTE VISUAL: O INSTITUTO DE CEGOS DO BRASIL CENTRAL DE UBERABA (1942-1959) | Wandelcy Leão Júnior | Prof.ª Dr.ª Giseli Cristina do Vale Gatti | 26/02/2015 |
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo caracterizar a formação autora e leitora de crianças de três anos de idade, por meio de uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola pública da Rede Municipal de Educação Infantil, em Uberlândia-MG. No primeiro momento foram feitas observações, com registro fotográfico, de como a linguagem escrita é apresentada às crianças no espaço educativo e, posteriormente, observações das atividades desenvolvidas com uma turma de três anos, com a finalidade de verificar se as atividades de escrita desenvolvidas favorecem ou não a constituição autora e leitora das crianças participantes da pesquisa. No segundo momento, desenvolveu-se um experimento pedagógico por meio de três atividades com nove crianças da mesma turma. Para a realização do experimento pedagógico foram organizados três cenários temáticos a fim de que as crianças tivessem acesso a diferentes suportes e tipos de textos escritos. O papel da pesquisadora foi mediar a escrita em sua funcionalidade, de forma que as crianças criassem necessidade de se apropriar da escrita por meio de livros, cadernos, calendário, história em quadrinhos, rótulos de produtos de mercado, em suportes de variados formatos, texturas, cores, letras; e diferentes gêneros textuais. A fundamentação teórico-metodológica da pesquisa tem como aporte a Teoria Histórico-Cultural, que compreende a linguagem escrita como instrumento indispensável no processo de desenvolvimento infantil. Os resultados do estudo evidenciam a gênese da formação autora e leitora das crianças participantes da pesquisa, ao revelarem maneiras de ler apropriadas, manuseio adequado de objetos escritos que circulam em seu entorno, percepção da funcionalidade da escrita, elaboração de registros escritos por meio de garatujas, enfim, as crianças estabelecem uma relação com o objeto escrita em que atribuem sentidos aos atos de ler e escrever, condição sine qua non para sua formação autora e leitora.
Palavras-chave: Teoria Histórico-Cultural. Apropriação da cultura escrita. Educação Infantil. Experimento pedagógico.
Resumo: Apresentam-se nesta dissertação, os resultados da pesquisa intitulada ? A educação infantil e seus professores: desvelando o fio de suas formações?, na linha de pesquisa Processos Educativos e seus Fundamentos do Programa de Mestrado da Universidade de Uberaba. Com o objetivo de investigar as razões que movem os professores a participarem de cursos de formação continuada, foi realizada uma pesquisa empírica com as professoras de educação infantil, matriculadas em um curso de aperfeiçoamento oferecido pela Rede Nacional de Professores de Educação Básica, por meio da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Para tanto, percorreu-se uma linha histórica da educação infantil no Brasil, situando a relevância dessa etapa da educação para o desenvolvimento da criança, tendo em vista suas necessidades de aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento, as contribuições para o desenvolvimento cognitivo e afetivo, além de constituir-se como espaço privilegiado para as interações sociais e experiências culturais. Para balizar os estudos sobre a infância, Educação Infantil e formação de professores, bem como, para sustentar o referencial metodológico, ancoramos a pesquisa nos autores: Gatti e Barreto (2009), Zilda Gomes de Oliveira (2012), Sonia Kramer (2011), Luciana Ostetto (2013), Gisela Wajskop (2010), Maria Cecília S. Minayo (2002), Maria Aparecida V. Bicudo (2011), Gadamer (2009).A formação do professor de educação infantil é discutida no intuito de compreender o seu papel na educação das crianças de zero cinco anos de idade, uma vez que a educação infantil apresenta especificidades, e que, como constatado na pesquisa, a aprendizagem para a educação da infância não é privilegiada nos cursos de formação inicial, traduzindo-se em lacunas de conhecimento que se refletem nas práticas pedagógicas dos docentes. A trajetória metodológica permitiu coletar e analisar dados que desvelaram a motivação desses profissionais em busca da formação continuada. Os dados colhidos por essa pesquisa, registrados em questionário e transcritos a partir de recipiente eletrônico. A pesquisa elucidou as aspirações das docentes em relação à formação continuada, como oportunidade para contribuir efetivamente na prática pedagógica.
Palavras-chave: Educação infantil. Professores. Formação continuada.
Resumo: necessidade empresarial de mão de obra qualificada toma o professor refém das oscilações econômicas, com reflexos na valorização dos cursos de sua área de atuação ena garantia de seu emprego. Nesse processo, o atual cenário capitalista repercute sobre as cobranças aos docentes do campo tecnológico, que, ante os desafios desse contexto, sentem fortemente o desgaste mental ante as exigências. É para esse quadro que converge este estudo, cujo problema de pesquisa se delineia nesta questão: como as condições de trabalho de professores de um curso superior público em tecnologia interferem na saúde deles e quais ações podem ser viabilizadas para melhorá-Ia e preservá-Ia? A investigação se vincula à linha de pesquisa "Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo ensino- aprendizagem" e integra o projeto de pesquisa temático denominado "Organização do trabalho docente, subjetividade e saúde de professores universitários no capitalismo flexível". O objetivo foi compreender os reflexos da prática docente na saúde dos profissionais de uma instituição de ensino público do campo tecnológico em Araxá, MG, tendo em vista a elaboração de ações voltadas à melhoria do ambiente profissional e à preservação da saúde docente. Para tal, abordam-se o trabalho docente, as exigências que se lhe impõem, os fatores desencadeadores de doenças mentais e o reflexo do perfil profissional na percepção das necessidades dos professores. O referencial teórico sobre as relações entre trabalho e saúde advém de autores como Alves (2008; 2009; 2011), Braverman (1987), Codo, Sampaio e Hitomi (1993), Dejours (1992), Harvey (1989), Lazzarato e Negri (2001) e Marx (1985). A investigação é quantitativa e qualitativa. A metodologia incluiu levantamento eletrônico de artigos na base de dados on-line da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e de pesquisa empírica com entrevista episódica (FLICK, 2009), que trata das lembranças de professores de uma instituição de ensino tecnológico sobre suas expectativas e condições laborais. O material foi submetido à análise temática de conteúdo, segundo Minayo (2007). Os resultados obtidos mostram como as transformações no mundo do trabalho influenciam as atividades docentes, as políticas de expansão do ensino, os progressos no reconhecimento da necessidade de uma legislação destinada à saúde mental e discutem propostas de ações para melhorar às condições de trabalho docente, considerando a individualidade do professor. Espera-se que este estudo, ao lado de outros, contribua para fortalecer tanto as reflexões sobre formas de realizar as atividades docentes que não prejudiquem a saúde docente, quanto a importância da qualidade de vida, também, no contexto profissional.
Palavras-chave: Condições de trabalho. Trabalho docente. Expectativas profissionais. Preservação da saúde docente.
Resumo: A docência na educação profissional e tecnológica (EPT) é uma temática ainda pouco pesquisada. Nesse sentido, esta pesquisa trata do trabalho docente no contexto da educação profissional e tecnológica e sua inter-relação com as políticas públicas educacionais. Vincula-se à linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processos Ensino-aprendizagem e integra o projeto de pesquisa intitulado Organização e condições do trabalho docente no ensino superior e subjetividade de professores no capitalismo flexível. O objetivo é compreender as implicações das transformações ocorridas no trabalho docente, a partir da transformação do CEFET-UBERABA em IFTM, Lei nº 11.892/2008. De natureza qualitativa, a metodologia incluiu pesquisa bibliográfica, mediante levantamento eletrônico de artigos na base de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e leitura de livros; pesquisa documental em documentos institucionais e legislação pertinente à temática e pesquisa de campo realizada na referida instituição de ensino com a participação de 13 professores que responderam a um questionário com questões abertas e fechadas. O referencial teórico orientou-se pelas contribuições de Marx (1964; 1971); Frigotto (2010); Frigotto e Ciavatta (2006); Frigotto et al (2005); Otranto e Pamplona (2008); Otranto (2011); Nascimento (2007); Oliveira (2003b); Machado (2011); Oliveira (2004a, 2013a); Bardin (1977, 2011); Franco (2012); Trivinõs (2008) e Minayo (2007). Os resultados obtidos sugerem que a atual configuração da instituição representa um grande desafio não só para os docentes, como para toda comunidade acadêmica. Para muitos, ainda não há clareza quanto ao papel e aos objetivos da instituição, enquanto IF. Os professores manifestaram dificuldade em lidar com a verticalização do ensino. Porém, apesar das dificuldades apontadas, em geral, estão satisfeitos com a transformação em IF, pois para eles, isso representa o acesso de um maior número de alunos e abertura de concursos e novos postos de trabalho. Espera-se colaborar com estudos que favoreçam as reflexões em torno da temática e da necessidade de se discutir e pesquisar sobre o trabalho desse docente em particular. Esta pesquisa será relevante porque dela poderão advir benefícios tais como debates e discussões acerca do trabalho docente no contexto da educação profissional e tecnológica, contribuindo assim para ampliar as referências bibliográficas sobre o fenômeno estudado - e ainda pouco pesquisado – a partir da socialização das análises finais dos dados coletados por esta pesquisa.
Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. Trabalho docente. Políticas públicas educacionais.
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo desenvolver a constituição autora por meio do ensino de sequências didáticas que abordam os elementos constituintes do conto maravilhoso. Para isso foi realizado um experimento pedagógico com uma turma de alunos de 4º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária entre oito e nove anos de idade, em uma escola pública da rede municipal de ensino de Frutal, estado de Minas Gerais. A investigação partiu de observações por meio das quais foram analisadas as atividades desenvolvidas pela professora em sala de aula. A seguir foi realizada uma atividade exploratória com a finalidade de identificar alguns gêneros textuais e verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto. No segundo momento, foi desenvolvido o experimento pedagógico propriamente dito, por meio de sete sequências didáticas planejadas, tendo como corpus contos maravilhosos latino-americanos. As sequências didáticas tiveram como objetivo que os alunos se apropriassem da escrita de contos com foco no maravilhoso como recurso para desenvolverem a autoria de seus textos. Quanto ao aporte teórico-metodológico, subsidiaram a pesquisa, principalmente, autores como Vigotski, Luria, Leontiev, Bakhtin, Schneuwly e Dolz. A análise dos dados apontou indícios de que o ensino dos atos de escrita por meio de gêneros textuais contribui para a constituição autora dos alunos. Este estudo insere-se na linha de pesquisa: Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem.
Palavras-chave: Constituição autora do aluno. Sequências didáticas. Escrita de contos. Processos de Ensino e Aprendizagem. Formação de professores.
Resumo: A investigação apresentada nesta dissertação segue a linha de pesquisa ?desenvolvimento profissional e trabalho docente? e tem como objeto de estudo a evasão discente nos cursos de engenharia na modalidade educação a distância (EaD) em instituição particular do Triângulo Mineiro, MG. Seu objetivo geral foi investigar os fatores que explicam a evasão dos ingressantes nos cursos de engenharia com vistas a mapeá-la e destacar as variáveis do fenômeno; assim com procurar sua relação com o trabalho docente e tecnologias digitais e, por fim, compreender se a evasão é motivada pela natureza do curso, pelo tipo de trabalho docente nela desenvolvido ou pela intensidade do uso de mídias e recursos tecnológicos digitais. Os referenciais teórico-conceituais vêm de Castells (2006), Gouvêa e Oliveira (2006), Kenski (2007), Laudares (2004; 2013), Lobo (2012), Mill (2012), Moran (2001), Silva (2013) e Vargas (2006). A metodologia da investigação — de abordagem quanti-qualitativa descritiva — incluiu levantamentos bibliográficos, documentais e aplicação de questionário semiestruturado. Foram realizadas a coleta e análise dos dados de matriculados no ensino superior nos cursos de engenharia na modalidade EaD disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e pela instituição estudada. A pesquisa bibliográfica teve como fontes o portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e o website SciELO. Centrou-se nas contribuições teóricas de autores que produziram estudos em forma de artigos e dissertações sobre evasão, tecnologia e trabalho docente no período 2009–14. Constatou-se que na IES pesquisada o número de matriculados em engenharia na modalidade EaD, se comparado com o número de evadidos, chegou ao um porcentual de quase 42% no período 2013–4. Este dado foi obtido através do sistema de gerenciamento acadêmico da IES. O número corresponde ao total de alunos que trancaram matrícula ou que abandonaram ou desistiram do curso nesse mesmo período.
Palavras-chave: Cursos de engenharia. Educação a Distância. Evasão. Tecnologias. Trabalho Docente
Resumo: Projeto de pesquisa foi desenvolvido na linha de Processos Educativos e seus Fundamentos, vinculado ao OBEDUC/UNIUBE com financiamento CAPES/ FAPEMIG e teve como objeto de pesquisa as produções acadêmicas sobre o PROLER. PROLER é um Programa de Incentivo à Leitura vinculado ao MinC, instituído em 1992, por meio do Decreto presidencial nº 519 e assinado pelo então presidente da República. O objetivo geral foi examinar parte da produção acadêmica sobre o PROLER compreendida entre os anos de 1992-2012. Os objetivos específicos se traduzem em identificar a trajetória política e histórica do PROLER, verificar se a produção acadêmica reconhece a eficiência do programa de leitura. O problema ao qual atentamos é: as pesquisas e pesquisadores registram a eficácia do PROLER na promoção da leitura e na conquista de novos leitores? O PROLER ainda não possui uma avaliação em sua totalidade e não foi encontrado nenhum tipo de levantamento que nos possibilite construir um juízo sobre o Programa. É relevante também confrontar um Programa Político com uma análise que ultrapasse a propaganda oficial. A pesquisa é bibliográfica e documental. Selecionamos 63 trabalhos entre artigos, monografias, dissertações e teses, todas localizadas no portal da CAPES e em portais de Instituições de Ensino Superior. Tomamos por critério aquelas que tivessem o PROLER como objeto explícito de pesquisa. Dentre essas, escolhemos três que mais se aproximavam dos nossos objetivos, isto é, as que abordassem e tivessem como foco a Política e a História do Programa. Desenvolvemos duas categorias para análise: 1-?as concepções políticas do PROLER na visão dos pesquisadores? e 2 - ?delimitaçao do perfil histórico e ideológico do Programa?. Como considerações parciais, concluímos que a conjuntura brasileira favoreceu a instituição do Programa, e que este apresenta-se satisfatório para atender às necessidades políticas do neoliberalismo, aos organismos mundiais de controle de capital e, que a produção analisada foi insuficiente para comprovar ou não a eficiência do PROLER. O referencial teórico e análise de dados vinculam-se à Apple (2002); Bobbio (2012); Demo (1999); Druck (2011); Gadotti (2004; 2005); Gatti (2011); Teodoro (2012).
Palavras-chave: Proler. Políticas Públicas. Leitura. Ideologia.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender o papel da situação social do desenvolvimento na formação dos deficientes visuais estudados, no percurso de suas idades psicológicas. Neste intuito buscamos contextualizar as principais características das idades psicológicas relacionando-as às diversas faixas etárias da vida dos sujeitos estudados. Assim como, relacionar o significado do entorno no processo de formação de suas personalidades. Como referencial teórico foram utilizadas as obras principais de Vigotski, Leontiev, Luria e Elkonin. Para os referidos autores, estudar o desenvolvimento infantil significa estudar a passagem da criança de um degrau evolutivo a outro e a mudança de sua personalidade dentro de cada período evolutivo, que tem lugar em condições históricas sociais concretas. O interesse em realizar esta pesquisa se deu mediante a experiência da pesquisadora, que em suas práticas de ensino numa instituição para deficientes visuais durante o ano de 2004. Lá, ela constatou que alguns indivíduos, apesar de terem as mesmas deficiências, respondiam às exigências educacionais de diferentes modos e devido a isso, outros aspectos relacionados ao desenvolvimento desses indivíduos deveriam ser analisados. Os objetivos específicos desta pesquisa são: fundamentar o estudo de casos sobre as implicações da situação social do desenvolvimento no desenvolvimento do deficiente visual, no percurso de suas idades psicológicas; analisar as implicações da situação social do desenvolvimento no desenvolvimento do deficiente visual, no percurso de suas idades psicológicas; analisar os dados coletados durante a pesquisa sobre as implicações da situação social do desenvolvimento no desenvolvimento do deficiente visual, no percurso de suas idades psicológicas; e correlacionar às implicações da situação social do desenvolvimento a formação e desenvolvimento da personalidade dos deficientes visuais estudados, na idade psicológica que engloba a faixa etária dos onze aos dezoito anos. A metodologia empregada foi o Estudo de Caso múltiplo, com realização de Entrevistas Narrativas como método de coleta de dados. Os participantes da pesquisa são um casal de deficientes visuais. A análise dos dados foi realizada usando a análise temática de Bauer (2014). Alguns resultados apontam para a compreensão da situação social do desenvolvimento como prioridade no estudo da personalidade. Dentre os aspectos tidos como básicos neste processo citamos: o papel da afetividade, as condições do ensino no desenvolvimento do deficiente visual, a motivação das particularidades positivas da deficiência visual e o papel da educação para a superação das limitações decorrentes da deficiência visual. Ao final desta pesquisa espera-se compreender com base nos resultados apresentados como a participação da situação social do desenvolvimento repercute na formação da personalidade e no desenvolvimento do deficiente visual, na idade psicológica acima referida.
Palavras-chave: aprendizagem; deficiência visual; entorno escolar
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar as implicações pedagógicas da concepção de linguagem em sua complexidade para o trabalho do professor do curso de Comunicação Social. Este estudo aborda a concepção de linguagem em suas relações com outros objetos na perspectiva histórico-cultural. Insere-se na linha de pesquisa: Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem. Para isso, serão analisados por meio de pesquisa bibliográfica os conceitos de linguagem produzidos pela Escola de Vygotsky e, posteriormente, discutidos por outros autores contemporâneos. Os objetivos específicos são contextualizar historicamente a formação superior do comunicador, de forma a subsidiar a análise de um curso de Comunicação Social do interior de Minas Gerais; contextualizar historicamente a teoria histórico-cultural e seu criador; analisar a concepção de linguagem da Escola de Vygotsky e os conceitos que gravitam em torno dela, como atividade e cultura; apontar as contribuições pedagógicas do estudo para o trabalho do professor do curso de Comunicação Social. O primeiro capítulo aborda o contexto histórico, cultural e social em que Vygotsky, com seus colaboradores, realizou seus estudos e pesquisas, criando a teoria histórico-cultural, na qual a linguagem ocupa uma posição central. No segundo capítulo analisa-se a concepção de linguagem e seu papel fundamental no desenvolvimento humano. No terceiro capítulo são analisadas as particularidades da linguagem em suas relações com outros objetos. O quarto capítulo analisa a construção histórica dos cursos de Comunicação Social e suas implicações para a formação do comunicador no século XXI. Diante de tais informações, levantadas por meio de pesquisa teórico-bibliográfica e documental, analisamos como a linguagem é abordada nas ementas das 68 disciplinas que compõem os quatro anos do curso. Ao fim da análise, constatamos que poucas vezes a palavra linguagem é citada, sendo que está é usada para designar uma forma de expressão, e não como uma concepção de linguagem que embase a atuação do professor. Por fim, a análise do estudo apontou possíveis implicações pedagógicas para o professor do curso de Comunicação Social, no sentido de destacar a importância de situar a função comunicativa na complexidade da linguagem, em suas relações com o pensamento, a atividade, a cultura, que constituem o homem.
Palavras-chave: Trabalho docente. Formação de professores. Concepção de linguagem. Curso de Comunicação Social. Escola de Vygotsky.
Resumo: Os avanços da educação a distância no Brasil e a necessidade de compreender suas influências na configuração da docência podem contribuir para ampliar o conhecimento e a consolidação de pesquisas sobre o trabalho docente na modalidade. Nesse sentido, esta pesquisa de caráter bibliográfico e enfoque qualitativo, do tipo estado do conhecimento, tem como objeto o trabalho docente no ensino superior a distância. Ela integra o Projeto Temático Processo de trabalho, subjetividade e saúde de professores universitários no capitalismo flexível, vinculado à linha de pesquisa ?Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-Aprendizagem?, do Programa de Pós-Graduação em Educação — Mestrado — da Universidade de Uberaba. O problema que a orienta é saber como a produção científica brasileira — no período de 2003-2013, na forma de artigos em periódicos qualificados em A1, na área da educação — trata a natureza e a organização do trabalho docente no ensino superior a distância? O objetivo geral é compreender como a modalidade de educação a distância afeta a natureza e a organização do trabalho docente no ensino superior. Trata-se de assim, identificar e explicitar cientificamente o que na produção teórica está posto em relação ao modo como o trabalho dos professores no ensino superior a distância está estruturado. Ou seja, o que eles fazem separados, o que fazem juntos, o que fazem em conjunto e quais as implicações daí decorrentes para o trabalho docente. Constituíram o referencial teórico as contribuições de: Castells (1999); Formiga; Litto (2009); Lazzarato e Negri (2001); Silva (2010); Mill (2010; 2012; 2014); Alves (2011); Lévy (1999); Moran (2002; 2011); Maia; Mattar (2007); Marx (2013); Harvey (2007); Dal Rosso (2008); Antunes (2013a e 2013b); Ianni (2002); Bardin (2011); Minayo (2007). A metodologia incluiu procedimentos de levantamento das publicações; catalogação do material; recorte, filtragem e seleção pelo título, leitura dos resumos e palavras-chave em relação ao objeto. O do material coletado foi submetido à análise de conteúdo com enfoque qualitativo e a partir de categorias temáticas, conforme Bardin (2011). Como resultados, chegou-se a um material constituído de 63 artigos publicados no Portal de Periódicos da CAPES e na base de dados da Scientific Electronic Library Online – SciELO, no decênio 2003/2013. Constatou-se que existem várias publicações sobre a educação a distância, porém, o foco se direciona às políticas públicas, às tecnologias da informação e comunicação (TIC) e à EaD em seus processos pedagógicos. No entanto, em relação ao trato do trabalho docente no ensino superior a distância em IES privadas, há carência de publicações classificadas em A1 que ensejem reflexões sobre a sua dinâmica e estrutura. O que há é o conhecimento de como ele se realiza a partir do contexto das instituições públicas. Os estudos demonstraram que o trabalho docente na EaD se (re)configura e torna-se mais complexo com a presença de tecnologias cada vez mais avançadas, a exigir do professor novos saberes que o fortaleçam em sua identidade profissional. Mostram-se necessárias pesquisas que possibilitem retratar a realidade do trabalho docente na EaD, em seus aspectos pedagógicos e sociológicos, principalmente nas IES privadas; além daqueles que retratem e se posicionem em relação à formação necessária ao professor para tal trabalho.
Palavras-chave: Trabalho Docente. Educação a distância. Ensino Superior.
Resumo:O trabalho docente implica relações dialéticas entre a subjetividade e a as condições institucionais e laborais em que é exercido. Este estudo trata das implicações do trabalho docente na subjetividade de professores universitários. Vinculado à linha de pesquisa ?Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo ensino-aprendizagem?, objetivou identificar relações dialéticas entre a organização do trabalho do professor e a subjetividade. Foi investigada a organização do trabalho, os dilemas, as ambivalências, as relações interpessoais e as estratégias de enfrentamento de problemas vividos no cotidiano da profissão. Compõem o referencial teórico as noções: trabalho imaterial (LAZZARATO; NEGRI, 2001), capitalismo flexível (HARVEY, 2001; ANTUNES, 2004; ALVES, 2001), flexibilização dos vínculos e fragilidade das relações (SENNETT, 2000), sofrimento psíquico (DEJOURS, 1999), aumento das exigências no trabalho (BENDASSOLLI, 2000; DAL ROSSO, 2002) e subjetividade (ALVES, 2011; GONZALEZ REY, 2005). De abordagem qualitativa em interlocução com a pesquisa bibliográfica e empírica, a investigação foi baseada em entrevistas narrativas focadas na reconstrução dos acontecimentos vivenciados e a fim de apreender e transmitir a experiência adquirida dos professores segundo fatos significativos que os revelem como narradores de sua vida profissional e que revelem aspectos de sua subjetividade. O universo da pesquisa compôs-se de quinze professores de instituições de ensino superior privadas de Minas Gerais. Os resultados indicam que o trabalho é essencial na constituição da subjetividade do professor: o influencia e é influenciado por ele. Cada professor constrói uma trajetória singular no processo de desenvolvimento e formação do seu perfil profissional. O exercício do trabalho docente é um processo marcado por êxitos, dificuldades, sofrimentos; mas inclui apaixão pelo que se faze oorgulho de pertença a uma categoria e classe social. A isso se soma o contentamento pelaaceitação social da profissão no âmbito em que é realizada e nas dimensões psicossociais em que é construída. Em conclusão, oprofessor universitário vive um processo caracterizado por mudanças contínuas e significativas em seu perfil profissional que exige polivalência e versatilidade; além do envolvimento físico, emocional e cognitivo no desempenho de suas funções laborais. A subjetividade associada às condições de trabalho influenciará a busca por mais qualificação, autoconfiança e empenho para uma atuação mais produtiva e saudável psicossocialmente.
Palavras-chave: Ensino superior privado. Trabalho docente. Subjetividade.
Resumo: As políticas brasileiras no campo da Educação, a partir dos anos 1990, são caracterizadas pelo alinhamento aos ditames capitalistas neoliberais, difundidos em âmbito mundial a partir dos processos de globalização. Têm-se na formação docente o primado do desenvolvimento de competências e a utilização de mecanismos de formação massiva e com otimização de custos. Nesse contexto, este trabalho, de natureza qualitativa, tem como objeto de estudo o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional -Profmat -, criado em 2010 como a primeira pós-graduação brasileira stricto sensu semipresencial destinada à formação continuada de professores atuantes na educação básica. O objetivo geral desta pesquisa é investigar elementos que evidenciem a relação entre o Profmat e o desenvolvimento profissional docente para atuar nos ensinos fundamental e médio. O estudo se insere na Linha de Pesquisa “Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-Aprendizagem”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniube. Utilizou-se a triangulação de fontes: bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Contextualizou-se o Profmat no cenário de políticas que, a partir dos anos 1990, caracteriza-se por novos caminhos na gestão educacional, de acordo com autores como Paiva, Pino, Leher, Soares, Torres, Coraggio e Maués, entre outros nos quais se buscou respaldo para caracterizar o pós-crise do Welfare State nos países capitalistas. Realizou-se pesquisa de campo, para retratar as percepções dos discentes do Profmat Polo Uberaba/MG, turmas 2011 a 2013, a respeito da pertinência entre o projeto pedagógico do referido mestrado e a docência na educação básica, documentando também as relações destes pós-graduandos com as plataformas de ensino semipresenciais, motivos de evasão, expectativas profissionais e apropriações de conhecimento proporcionadas pelo Programa. Foram aplicados questionários a 32 participantes e os resultados foram aprofundados em 11 entrevistas semiestruturadas, interpretadas a partir dos pressupostos da análise de conteúdos conforme Bardin, Minayo e Osgood. Para composição do conceito de desenvolvimento profissional, apoiou-se nas proposições de Marcelo Garcia. Os perfis docentes, do especialista técnico ao professor reflexivo, são conceituados de acordo com as obras de Schön, Contreras Domingo, Giroux e Zeichner. Os resultados da pesquisa de campo apontaram que o Profmat favorece o aumento dos saberes docentes específicos de matemática, com foco em demonstrações e resoluções de exercícios, delegando à prática da sala de aula o desenvolvimento de outros saberes necessários à docência na escola básica, como os ligados à didática. A formação oferecida no Profmat possui nível de complexidade suficiente para preparar os docentes, também, para o magistério de disciplinas matemáticas em cursos no ensino superior. Contudo, 54,5% dos entrevistados indicam que os conteúdos não são aplicáveis na educação básica da maneira como são ensinados no Profmat, já que o Programa não se preocupa com a questão da transposição didática e apresenta conteúdos de maneira muito complexa. Depreende-se, a partir dos depoimentos coletados, que o nível de complexidade do Profmat não o caracteriza como uma formação aligeirada ou uma certificação massiva, mas o Programa tem adotado critérios eliminatórios que resultam em alta evasão. Os objetivos pretendidos, por sua vez, parecem comprometidos, uma vez que 81,8% dos entrevistados querem deixar a educação básica no futuro imediato ou após o término do termo de compromisso de cinco anos de permanência. O desenvolvimento profissional favorecido pelo Programa aproxima os profissionais do perfil especialista técnico, em detrimento dos perfis reflexivo, pesquisador ou intelectual crítico.
Palavras-chave: Profmat. Mestrado profissional. Professores de matemática. Educação.
Resumo: O objeto de pesquisa da presente dissertação é a formação do conceito de função, que se insere na linha de pesquisa ?Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de ?. O projeto é parte integrante das pesquisas iniciadas no âmbito do Programa Observatório de Educação – OBEDUC (O ensino e a aprendizagem de álgebra nos anos finais do ensino fundamental), desenvolvido na Universidade de Uberaba, com o apoio da CAPES. A justificativa para estudar a formação do conceito de função está fundamentada na visão de Caraça (1984), que o considera como um dos conceitos fundamentais da matemática; no fato de que a formação dos conceitos tem papel decisivo no processo de ensino e aprendizagem e, ainda, nos baixos índices de aproveitamento obtidos pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental nas avaliações externas. O objetivo principal da pesquisa é analisar como ocorre a formação do conceito de função junto aos alunos do 9º ano do ensino fundamental. A metodologia adotada foi a de pesquisa qualitativa numa visão dialética, com a realização de um experimento didático, conforme apontado e discutido por Freitas (2010) e Davidov (1998). Os procedimentos metodológicos foram organizados em quatro etapas compostas de pesquisa bibliográfica e documental, elaboração das atividades de ensino, desenvolvimento das atividades e análise dos dados coletados a partir dos pressupostos da teoria adotada. O referencial teórico inclui a Teoria Histórico-Cultural, cujo grande expoente é o cientista, pesquisador e humanista Vigotski; a Teoria da Atividade e do Ensino Desenvolvimental, com Leontiev e Davidov; além de outros seguidores e apoiadores dessas teorias, como Galperin, Elkonin e Talizina. Os resultados permitem considerar que há indícios de que os alunos se apropriaram dos elementos constitutivos do conceito de função; que o trabalho coletivo, as manifestações e expressões dos alunos e suas ações de discutir, relacionar, identificar, generalizar e avaliar foram relevantes para o alcance dos objetivos, especialmente no seu processo de desenvolvimento mental.
Palavras-chave: Experimento didático. Formação de conceitos. Ensino de funções. Formação de professores.
Resumo: Este estudo, inserido na Linha de Pesquisa Desenvolvimento profissional, trabalho docente e processo de ensino-aprendizagem, integra o projeto Representações sociais de licenciandos sobre uma boa prática pedagógica: o que revelam as mediações. Toma como problema e foco a ausência de uma formação inicial para a atuação na docência universitária, uma vez que a profissionalização do professor para esse nível de ensino se dá sem os parâmetros pedagógicos advindos dos cursos de licenciatura. É comum o professor assumir uma carreira docente, mesmo não apresentando nenhum conhecimento didático-pedagógico que lhe permita exercer a profissão. Assim, este estudo parte da hipótese de que a formação do professor universitário se dá principalmente a partir de elementos que constituem suas representações sociais acerca do que compreende ser professor. Esses elementos constitutivos estão expressos nas vivências que o professor traz de sua trajetória acadêmica como aluno, da forma como pensa e organiza suas práticas pedagógicas e de informações e orientações presentes nas Propostas Pedagógicas dos cursos em que atua. Dessa forma, propõe-se estudar o processo de formação do professor universitário a partir de suas representações sociais, construídas sobre a “docência no ensino superior”. Tem-se, como objetivo geral, identificar as representações sociais que os professores universitários, de uma IES do Triângulo Mineiro, que não tiveram formação pedagógica, estão construindo sobre a “docência no ensino superior”. Para isso, foi descrito o perfil dos participantes; verificadas as orientações postas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos; identificados os elementos relativos à profissionalização docente, oriundos das vivências que o professor traz de sua trajetória de vida como aluno; verificado, na perspectiva do professor, como ocorrem as suas práticas pedagógicas, expressas na forma como realiza as estratégias de ensino, avalia e se relaciona com seus alunos; identificado o Núcleo Central e o Sistema Periférico das Representações sobre o significado e sentido da docência no ensino superior. Este estudo, caracterizado por uma pesquisa qualitativa/descritiva toma como referencial teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003), Jodelet (2001) e Abric (2000). Além do estudo teórico sobre a docência no ensino superior, buscou-se também, por meio de uma pesquisa de campo, compreender como as representações sociais deste objeto de estudo tem se constituído. Para isso, 80 professores responderam um questionário contendo questões abertas e fechadas e a técnica de associação livre de palavras. Nessa técnica, usou-se o software EVOC, que busca identificar, nas representações, os elementos centrais e periféricos. Para a análise dos dados, também utilizou-se a análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011). Os resultados mostram que os docentes pesquisados, por não possuírem uma formação inicial pedagógica, têm-se constituído professores, ancorados em representações sociais construídas a partir de vivências que tiveram durante a vida acadêmica e por tentativas de ensaio e erro. É notória a ausência de elementos que incentivem a formação continuada desses professores. Assim, sugere-se, para a instituição pesquisada e para os órgãos responsáveis pelas políticas educativas, ações que possam sensibilizar o desejo desses professores no sentido de realizarem cursos de formação continuada.
Palavras-chave: Docência universitária. Práticas Pedagógicas. Representações Sociais.
Resumo: Considerando os resultados insatisfatórios dos alunos em matemática, indicados pelas avaliações sistêmicas (SAEB, SIMAVE, dentre outras) realizadas no país, e a necessidade de um ensino mais eficaz da álgebra, propôs-se esse estudo, cujo objetivo é analisar as contribuições de uma proposta de atividades de estudo, na perspectiva histórico-cultural, no desenvolvimento do pensamento e da linguagem algébrica de alunos do 9º ano do ensino fundamental. Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa ?Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem? e no projeto OBEDUC/CAPES e Edital 13/2012 da FAPEMIG, intitulado ?O ensino e a aprendizagem de álgebra nos anos finais do ensino fundamental?, desenvolvido na UNIUBE. A metodologia da pesquisa se apoia em uma abordagem qualitativa numa visão dialética, que possibilita observar o fenômeno em seu movimento, considerando que o pesquisador esteve inserido no contexto, analisando o caso em suas especificidades a partir das suas apreensões do objeto de estudo e dos referenciais teóricos nos quais se fundamenta. Como procedimentos de pesquisa, realizaram-se pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Na pesquisa bibliográfica fundamentada na teoria histórico cultural, os conceitos de pensamento e linguagem, bem como as suas relações, foram construídos segundo Vigotski; a teoria da atividade e da atividade de estudo conforme os pressupostos de Leontiev e Davidov, respectivamente, além de outros pesquisadores apoiadores da teoria histórico-cultural, que possuem como objeto de estudo a álgebra. Na pesquisa documental, foi realizada a contextualização considerando os PCN, os registros do desenvolvimento lógico-histórico dos conhecimentos algébricos, os documentos que regulamentam o ensino na escola pesquisada, o Projeto Político Pedagógico, o planejamento do professor, dentre outros registros. A pesquisa de campo consistiu num experimento didático, embasado na teoria histórico-cultural, realizado com alunos do 9º ano do ensino fundamental da ESEBA/UFU. Para isso, foram realizadas sessões de estudo entre o pesquisador e o professor da turma pesquisada, fornecendo suporte para elaboração coletiva das atividades de estudo; foram observadas 95 aulas pelo pesquisador; elaboração e proposição da atividade de estudo. Os dados coletados no estudo de grupo, na observação da atividade, os registros dos alunos e as suas falas, foram analisados, levando em consideração o aporte teórico no qual está fundamentada a pesquisa. Os resultados desta pesquisa permitem considerar que um ensino devidamente organizado contribui para o processo de ensino-aprendizagem-desenvolvimento. Observam-se indícios de que os alunos por meio de trabalho coletivo apresentam manifestações e expressões do desenvolvimento do pensamento e da linguagem algébrica, no sentido de construção de sentido para a linguagem simbólica, ao percorrerem o movimento lógico-histórico da álgebra, passando da fase retórica até chegar à álgebra simbólica. Os processos de discutir, relacionar, identificar, generalizar e avaliar foram relevantes para o alcance dos objetivos, especialmente no processo de desenvolvimento mental dos alunos que se apropriaram dos recursos necessários para trabalhar com equações do segundo grau.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem de Álgebra. Atividade de Estudo. Pensamento e Linguagem. Formação de professores.
Resumo: Este trabalho, realizado dentro da linha de pesquisa “Processos educativos e seus Fundamentos”, no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade de Uberaba, focou a Educação para o Trânsito, em 4 escolas em uma cidade de Minas Gerais. O principal objetivo da pesquisa foi descobrir se há correlação entre a gestão da escola e a realização efetiva da agenda de educação para o trânsito. Qualitativa, esta pesquisa teve, como fonte principal de seus dados, documentos disponíveis nas escolas. A fundamentação teórica desse trabalho está vinculada, sobretudo, a Libâneo (2008), Madeu (2008), Veiga (1999), Biaggio (2002), Carneiro (2010) e Habermas (2003). Ao final da pesquisa, pareceu evidente que há realmente correlação entre gestão efetiva da escola e cumprimento da agenda de educação para o trânsito. Pelo fato de que morrem 60.000 pessoas por ano, no trânsito, no Brasil, esta pesquisa espera contribuir com os esforços que a educação procura dispender, para melhorar a vida do cidadão brasileiro em todos seus aspectos.
Palavras-chave: Educação para o trânsito. Gestor escolar. Valores e condutas. Tema emergente.
Resumo: O presente estudo insere-se na linha de Pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos e examina os ordenamentos legislativo-educacionais e escolares, de âmbito federal e do Estado de Minas Gerais, nos quais se investigam os fundamentos e as práticas em vista da organização do trabalho pedagógico e da organização do trabalho didático em escolas estaduais mineiras.Tal objeto restringe-se, de um lado, ao arcabouço legislativo e orientador da educação brasileira, em nível federal e estadual mineiro, denominados aqui por documentos extraescolares, tais como: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394 de 20/12/1996, Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Básica, Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 anos, Resolução Nº 2.197/2012 da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e Currículo Básico Comum do Ensino Fundamental - Anos iniciais: Ciclo de alfabetização e Complementar (2010), que atualmente se apresenta por outro documento semelhante, intitulado Matriz Curricular (2014); de outro, também foram levados em conta três documentos intraescolares: Projeto Político-Pedagógico, Plano de Ensino e Plano de Aula. Tal interesse deriva da observação da dificuldade dos professores em articular seus planejamentos em correlação com os ordenamentos legislativo-educacionais. Por isso, buscou-se estabelecer a presença ou não de interlocução entre os documentos extraescolares e intraescolares, os quais têm como fim garantir a educação para todos como direito social. Nessa direção, trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, que também se pauta pelo estudo de caso, o qual leva em conta duas escolas estaduais de Uberaba, MG, dentre as vinte e quatro existentes. A escolha de tais escolas baseou-se no critério da proficiência apresentado, no componente curricular de Língua Portuguesa, pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental no Programa de Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Os resultados de tal avaliação, ocorrida em 2013, permitiram que a escolha das duas escolas referidas se desse entre a que teve a melhor avaliação e a mais baixa avaliação. Os resultados evidenciam que, quanto mais se aproxima da prática docente, mais se percebe um distanciamento entre as determinações e as orientações legislativo-educacionais e sua concretização em âmbito didático-escolar. Evidencia-se também uma relativa ignorância dos professores com relação aos elementos fundamentais contidos nos documentos extraescolares, confirmando-se que os textos legais não podem controlar seus significados e exigências, mesmo quando sejam determinações e orientações para a organização do trabalho pedagógico e do trabalho didático.
Palavras-chave: Legislação Educacional, Professor, Planejamento.
Resumo: Considerando que o papel fundamental da escola é a formação integral do aluno e que a Orientação Sexual é parte desse processo, a LDB/1996 estabeleceu que ela estivesse presente nos conteúdos escolares da Educação Básica como “tema transversal” inscrito nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). A proposta desses parâmetros reconhece que a sexualidade interfere significativamente no desenvolvimento do ser humano - é uma necessidade básica, influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações. Nesse sentido, a Orientação Sexual pode constituir-se num fator importante para o desempenho escolar dos alunos, uma vez que essa questão envolve relações interpessoais mais saudáveis e aumento da autoestima. Este estudo tem o propósito de investigar a Orientação Sexual trabalhada em sala de aula pelo professor de Educação Básica como determinam os PCN (1998). O objetivo é identificar e caracterizar o conteúdo das possíveis Representações Sociais construídas por esses professores em 11 escolas públicas da cidade de Uberaba-MG, sobre Orientação Sexual. Para isso, procurou-se: a) traçar o perfil dos sujeitos pesquisados; b) identificar o Núcleo Central das Representações Sociais que os professores, de 7 escolas municipais e 4 estaduais, estão construindo sobre a Orientação Sexual trabalhada em sala de aula; c) investigar, na perspectiva desses professores, se a realização dessa atividade tem se constituído em fatores que auxiliam o desempenho escolar dos alunos das turmas de 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Insere-se na Linha de Pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-Aprendizagem do Programa de Pós Graduação em Educação/Mestrado da UNIUBE. Filia-se também a um Projeto Guarda-chuva: Sexualidade na Adolescência – contribuições da Teoria das Representações Sociais para a Educação Básica, aprovado pelo Edital FAPEMIG 13/2012, Pesquisa em Educação Básica, acordo CAPES/FAPEMIG. Apresenta abordagem qualiquantitativa, desdobrando-se em uma pesquisa bibliográfica e de campo que toma como referencial teórico metodológico a Teoria das Representações Sociais, explicitada por Moscovici (2003/2012) e Subteoria do Núcleo Central de Abric (2000). Com relação aos procedimentos de coleta dos dados, foi utilizado um questionário contendo questões abertas e fechadas, aplicado a 162 participantes, professores das referidas escolas. Os dados coletados foram analisados com o auxílio da Subteoria do Núcleo Central, tratados pelo software EVOC, com os pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin (1979) e Minayo (2013). As análises mostram que esses professores têm construído representações sobre a Orientação Sexual realizada por eles em sala de aula, a partir de sentimentos que denotam ser essa atividade necessária para os alunos, uma vez que buscam por informações que são motivadas pela curiosidade. Ao mesmo tempo em que orientam seus alunos, promovem o respeito a si e ao outro. Os resultados apontam também que, embora os professores reconheçam a importância da Orientação Sexual em sala de aula, para a maioria, ou seja, 70% dos participantes, esse trabalho quando se realiza é motivado por iniciativa individual dos docentes. Esse fato representa aspecto negativo, pois, conforme hipótese inicial levantada neste estudo, o desempenho escolar dos alunos e consequentemente o desenvolvimento integral do indivíduo, como prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, parece estar comprometido.
Palavras-chave: Orientação Sexual. Educação Básica. Representações Sociais.
Resumo: As finanças estão presentes na vida das pessoas rotineiramente, seja nos ambientes escolar, doméstico ou de trabalho. O dinheiro é necessário e mesmo que não o consideremos essencial em nossas vidas, não há como deixá-lo de lado. Esta dissertação descreve e analisa a importância do conhecimento de conteúdos voltados à Educação Financeira no ensino superior por meio de revisão literária e estudo de campo, visando contribuir para a formação de jovens universitários que vivem numa sociedade capitalista com práticas de consumo exagerado e ampla facilitação do crédito. Foi realizada uma pesquisa de campo por amostragem desenvolvida junto aos alunos universitários dos cursos de Direito e Administração (ingressantes e concluintes) da UEMG - Frutal para analisar o conhecimento financeiro e como estes estudantes gerem suas finanças pessoais. Os resultados da pesquisa mostraram que boa parte dos pesquisados possuem dívidas, têm pouco conhecimento financeiro e lidam com suas finanças pessoais utilizando-se de serviços financeiros em que incidem altos juros. Os resultados permitiram também comparar o nível de conhecimento financeiro e o grau de endividamento dos cursos em foco. Neste particular constatou-se que os alunos do curso de Administração concluintes apresentaram maior conhecimento financeiro do que os alunos de igual período do curso Direito, possivelmente em decorrência de disciplinas relacionadas a essas questões existentes no curso de Administração. Com base nesses dados e no fato da educação financeira não ser oferecida na UEMG - Frutal propõe-se, ao final, a criação de alternativas para aprimorar o domínio de conteúdo de Educação Financeira pela comunidade universitária. A Educação Financeira contribui para a formação de cidadãos conscientes, capazes de tomar decisões embasadas no conhecimento financeiro e nas demandas com que lidam no dia-a-dia, para que possam ter uma vida digna e menos dependente dos humores do mercado e dos estímulos consumistas da sociedade capitalista.
Palavras-chave: Educação financeira. Ensino superior. UEMG - Frutal.
Resumo: Em 1947, o governo federal autorizou o funcionamento da Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro e iniciou um novo ciclo do ensino superior não apenas na cidade mineira de Uberaba, mas na extensa zona territorial conhecida como “Brasil Central” – que compreendia todo Estado de Goiás, a maior parte do Estado do Mato Grosso, todo oeste de São Paulo e todo o Triângulo Mineiro – e que não contava com nenhum estabelecimento de ensino odontológico. As particularidades do contexto da saúde bucal da época, protagonizadas pela figura do inesquecível “prático”, que atendia precariamente e de forma itinerante a população urbana e rural da cidade, revelavam a importância de um curso dessa natureza na vida de uma cidade do porte de Uberaba. Assim, o funcionamento dessa faculdade marca, desde o ano da autorização do curso de Odontologia, em 1947, até 1950, ano do reconhecimento dele, o interesse de pesquisadores acadêmicos e historiadores tradicionais. Também é o período foco deste trabalho, que se situa no campo da Educação, na subárea da História da Educação, especificamente relacionada à História das Instituições Educacionais. Trata-se de um estudo inserido na Linha de Pesquisa “Processos Educacionais e seus Fundamentos”, do Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado da Universidade de Uberaba – Uniube. O objetivo foi examinar o contexto regional e as articulações em torno da criação e implantação da faculdade, as características de sua evolução, os saberes compartilhados, o perfil do corpo docente e discente da instituição no referido período, além da infraestrutura que possibilitou o oferecimento do curso de Odontologia, em acordo com as políticas educacionais do ensino superior da época e o cenário educacional do ensino superior local. Este trabalho foi desenvolvido com base nas principais referências teórico-metodológicas da pesquisa historiográfica sobre instituições escolares, a partir de Magalhães (2004), Nosella & Buffa (2009), que destacam as principais categorias de análises na pesquisa historiográfica, permitindo, assim, traçar, sob o olhar científico, o pioneirismo do ensino superior na cidade de Uberaba, as motivações que levaram ao empreendimento de criação e a forma como funcionou o curso de Odontologia, fundado pelo professor Mário Palmério, um dos consagrados escritores brasileiros. Para efetivação da investigação foi identificado o perfil do profissional formado na Faculdade de Odontologia, sua origem social e suas organizações, por meio do exame de atas, livros de matrícula, fotografias e histórico escolar. Conclui-se que, por meio da investigação das motivações para a oferta de um curso superior de Odontologia na cidade de Uberaba, é possível compreender a função dessa importante instituição de ensino no contexto social e educacional da época. Dessa forma, entende-se que a historiografia da Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro constitui-se no primeiro passo para uma possível interpretação da história da Uniube, organização reconhecida como Universidade pelo Ministério da Educação em 1988, cujo marco de origem foi a criação da Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro, em 1947.
Palavras-chave: História da Educação. Ensino Superior. Instituições Escolares.
Resumo: A ideia de modernização da Educação pela introdução de tecnologias digitais, no ambiente universitário, leva à necessidade de avaliar suas possibilidades reais na reordenação do conhecimento, das habilidades, dos valores e das experiências acadêmicas. Esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar as ligações das tecnologias digitais com a natureza e a organização do trabalho docente. Está vinculada à linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional e Trabalho Docente na Contemporaneidade. Objetivo geral: A utilização das TDs pode reformular o trabalho do professor universitário? Em que aspectos o planejamento de seu trabalho supõe uso dos recursos tecnóligcos? O professor universitário acredita que as TDs sejam um sistema indispensável para o ensinar nos dias de hoje? Os cursos de Licenciatura têm preparado os futuros professores para utilizar as tecnologias digitais? Quais as propostas curriculares para melhorar o trabalho do professor utilizando as TDs? A base das questões levantadas relaciona-se com as possíveis transformações da Educação e do Ensino Superior privado na utilização das tecnologias digitais. São considerados os conteúdos e as atribuições inerentes ao trabalho do professor, relacionado às alternativas e repercussões da utilização das tecnologias digitais no processo de reordenação do fazer docente. Orientam o referencial do quadro teórico desta dissertação, como os seguintes temas e autores: Cultura Digital: Briggs/Burke (2004), Costa (2008), Levy (1993,1999,2004), Teixeira (2013); Tecnologias Digitais: Afonso (2010), Carr (2011), Kurose (2012), Landim (1997), Recuero (2009); Tecnologia e Trabalho: Biachetti (2010), Castells (2000), Garcia (2011), Kenski (2013), Moran (2000); Formação Profissional: Arroyo (2000), Barbosa (2003), Barros (2000), Almeida (2007), Gomes/Oliveira (2005), Tardif (2000,2002); Trabalho Docente: Antunes (1995,1999), Bassos (1998), Canário (2007), Hypólito (2005), Mill (2012), Nóvoa (1997), Dalila Oliveira (1997,2000), Sacristán (1998, 2004); Trabalho: Alves (2011), Hirata (1993), Humphrey (1991), Marx (1999). A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica sobre a compreensão de significados e utilização das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, tecnologias e o trabalho, formação profissional, trabalho docente. A pesquisa de campo foi feita em uma Instituição de Ensino Superior Privado – IES, do Estado de Minas Gerais, tendo como foco os cursos de Licenciatura: Ciências Biológicas, Letras e Pedagogia. Foram entregues questionários a 50% do universo de docentes dos referidos cursos, em um total de 40 profissionais, dos quais aceitaram participar dezessete professores. Além dos professores, três coordenadores foram entrevistados. Os resultados indicaram que os professores desempenham múltiplas disciplinas por curso, trabalhando em diversas instituições de ensino para complementação da remuneração em turnos diversos e salas lotadas, participação em reuniões pedagógicas, atividades extras como visitas técnicas e participações em congressos e simpósios. Acredita-se na necessidade de adequar as atividades do docente no ensino presencial e no ensino a distância para fornecer subsídios para a reorganização e melhorias do trabalho docente e na suas atividades de planejamento e execução. Nesse sentido, para a utilização das tecnologias digitais, cria-se a necessidade da reorganização para utilizar os meios digitais no planejamento e na organização das aulas, nas apresentações em seminários e simpósios, lançamentos de materiais, notas e faltas. Sim, os processos e procedimentos na Educação têm reorganizado o trabalho docente pelas TDs dentro do Ensino Superior privado.
Palavras-chave: Ensino Superior. Trabalho do professor. Tecnologias digitais.
Resumo: As transformações no mundo do trabalho, associadas às alterações tecnológicas em expansão e à reestruturação produtiva, têm atingido o trabalho e a saúde de docentes. Nessa direção, esta pesquisa, de natureza teórica, do tipo estado do conhecimento e de abordagem quali-quantitativa, analisa de que modo, e sob quais condições, a precarização do trabalho interfere na saúde de professores universitários e como isto tem sido tratado na produção científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na forma de teses e dissertações e disponíveis na sua biblioteca digital. Vinculada à linha de pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo Ensino-Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIUBE, visa mapear e indicar as tendências teóricas e metodológicas sobre o tema, tendo em vista a recuperação e a análise dos pontos comuns à produção do conhecimento sobre precarização do trabalho docente e saúde dos professores. O referencial teórico apoia-se principalmente nas contribuições de Giovani Alves (2000, 2011); Antunes (2007, 2009); Frigotto (2010); Linhart (2007) e Marx (1844). Para as questões da saúde se recorre em especial a Bonetti (2006); Carlotto (2002); Martinez (2010); Oliveira e Assunção (2010); Porto; Reis; Andrade; Nascimento e Carvalho (2004). A metodologia incluiu busca de dissertações e teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Psicologia, na base de dados da UFMG, utilizando oito termos descritores, para busca em título e palavras-chave: ensino superior privado; condições de trabalho; precarização; reestruturação produtiva; organização do trabalho; educação a distância; intensificação do trabalho e superior. Após a busca, procedeu-se à seleção das produções pelo título, conferindo sua relação com a pesquisa. Em seguida, realizou-se a leitura dos resumos das produções selecionadas pelo título, tendo como resultado nove produções; sendo uma descartada na etapa da leitura integral. Definida a amostra de duas dissertações e seis teses, procedeu-se à leitura integral das produções e ao preenchimento de uma Ficha de Identificação para a sistematização do conteúdo. Nela foram registrados os pontos comuns sobre precarização do trabalho docente e saúde de professores, para posterior análise à luz do referencial teórico utilizado e em confronto com a literatura. Os resultados indicam que o trabalho pode ser fonte de prazer e de sofrimento; favorecer o surgimento de problemas de saúde e acarretar prejuízos à qualidade de vida e ao próprio trabalho de professores. Com uma evidente expansão do ensino superior no Brasil, tem-se uma precarização das condições de trabalho, modificando a vida e a atuação de professores, expondo-os ao sofrimento e mal-estar. São muitas as dificuldades relacionadas ao trabalho docente. Dentre elas, estão os baixos salários, desvalorização profissional, falta de autonomia, competitividade, estresse, uma lógica do produtivismo gerando intensificação e sobrecarga de trabalho, que concorrem para o individualismo e o isolamento dos profissionais; o que tem contribuído para o aparecimento de problemas ergonômicos, vocais, mentais e funcionais, que afetam a saúde de professores. Os mais comuns são LER/DORT, disfonia e a síndrome de Burnout. Como reflexos do novo mundo do trabalho, tem-se muitos profissionais doentes pelas condições precárias de trabalho, decepcionados e desestimulados com a profissão.
Palavras-chave: Trabalho precarizado. Profissão docente. Saúde. Tecnologias digitais.
Resumo: O ensino da álgebra ainda tem se constituído em um desafio para os professores de matemática, especialmente, quando se considera a relação pensamento e linguagem algébricos. Dentro dessa temática, a presente dissertação se insere na linha de pesquisa “Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-Aprendizagem” e trata-se de um subprojeto do Programa Observatório da Educação – OBEDUC/CAPES e do Edital 13/2012 FAPEMIG - “O ensino e a aprendizagem da álgebra nos anos finais do Ensino Fundamental”, que visa desenvolver atividades de ensino de álgebra que conduzam à aprendizagem e ao desenvolvimento do aluno. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o significado atribuído pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao conceito de polinômio, explorando diferentes concepções de álgebra e de educação algébrica, por meio de uma sequência de atividades de ensino. A dimensão teórica deste estudo fundamenta-se nos princípios da aprendizagem e desenvolvimento humano, apoiados na Teoria Histórico-Cultural, nas contribuições teóricas de Vigotski (2003, 2009), Davidov (1982, 1988, 1999), Bernardes (2012), Moura (2010), Libâneo (1990, 2014), Freitas (2013), Fiorentini, Miorim e Miguel 1993), Lins e Gimenez (2001). É uma pesquisa de abordagem qualitativa. Os procedimentos de coleta de dados incluíram pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa bibliográfica teve o objetivo de fundamentar o estudo teoricamente, além de permitir conhecer o que já foi produzido no campo. A pesquisa documental visou contextualizar o estudo no âmbito dos referenciais curriculares e dos livros didáticos adotados nos últimos anos. Para o desenvolvimento da pesquisa de campo, foi utilizado o experimento didático na perspectiva da abordagem Histórico-Cultural, realizado em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental, numa escola pública da rede municipal de ensino da cidade de Uberaba. A partir da pesquisa bibliográfica e documental, pode-se constatar que os PCN e os livros didáticos se baseiam principalmente na construção do conhecimento empírico, enfatizando a generalização empírica, indutiva. No que se refere à apropriação dos significados de polinômios, há indícios de que ocorreram saltos qualitativos, pois as atividades procuraram associar os polinômios às diferentes concepções de álgebra, o que possibilitou a ampliação da ideia restrita de polinômio como soma de monômios. O fato de os conceitos de variável e de função não terem sido trabalhados com os alunos anteriormente e, também, não serem explorados nas atividades propostas trouxe dificuldades para a realização de várias tarefas, pois estão na essência do conceito de polinômio. No que se refere ao planejamento das atividades, pode-se apontar a dificuldade de romper com a lógica indutiva e empírica que tem caracterizado o ensino de álgebra na atualidade.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem de álgebra. Formação do conceito de polinômio. Teoria Histórico-Cultural. Pensamento e linguagem algébricos.
Resumo: Como subprojeto do Observatório da Educação Interdisciplinaridade na Educação Básica: estudos por meio da arte e da cultura popular, este trabalho insere-se na linha de pesquisa Processos Educacionais e seus fundamentos. Partindo de pressupostos legais que incluem no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira, e considerando a Arte como área de conhecimento, a pesquisa refere-se ao estudo da forma de abordagem da arte africana e afro-brasileira nos livros didáticos de História e de Língua Portuguesa adotados do 6º ao 9º ano das redes públicas municipal e estadual de Uberaba, MG, no período 2011-2013. Nesse sentido é que se buscam respostas ou fundamentos à questão: o que é mencionado sobre a arte africana e a arte afro-brasileira nos livros didáticos de História e de Língua Portuguesa adotados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de Uberaba, MG? Dessa pergunta, e de outras formuladas durante o processo investigativo, decorre o objetivo proposto: analisar como se desvelam a arte africana e a arte afro-brasileira nos livros didáticos selecionados como corpus da pesquisa. O referencial teórico que constitui aporte para os estudos realizados abrange um estudo sobre interdisciplinaridade em Hilton Japiassu (1976) e Ivani Catarina Arantes Fazenda (2001, 2002 e 2008). A compreensão da Arte como conhecimento e o seu papel na educação tem aporte em Ana Mae Barbosa (1975, 1989, 2011 e 2012). A análise das imagens das criações artísticas africana e afro-brasileira e de textos de literatura fundamenta-se em princípios da pesquisa fenomenológica segundo Maria Aparecida Viggiani Bicudo (2000, 2011 e 2012), a qual norteia todo o processo investigativo. A arte africana e afro-brasileira nos livros didáticos é vista a partir dos estudos realizados sobre a interdisciplinaridade, a arte, a educação e algumas políticas públicas que permeiam esses assuntos. Foram analisados 91 livros didáticos e neles observam-se menções à arte pré-histórica africana, com predominância das máscaras. A arte afro-brasileira é referida em alusões ao samba, à capoeira, ao lundu, ao congado e ao maracatu, embora quantitativamente inexpressivas. O mesmo ocorre em relação à literatura, sendo Mia Couto uma das referências. Há imagens de obras de artistas retratando o negro ou cenas da escravidão no Brasil, predominando Debret e Rugendas, e imagens de artistas brasileiros com influência africana, onde se destacam, embora também de forma quantitativamente inexpressiva, as obras de Aleijadinho, dentre outros. A criação artística nos livros didáticos refere-se predominantemente à escravidão 8 africana, o que contraria o proposto na legislação pertinente que é a valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros.
Palavras-chave: Arte africana. Arte afro-brasileira. Livros didáticos. Educação básica. Interdisciplinaridade.
Resumo: Esta dissertação tem como tema a estigmatização de alunos da educação básica que, em determinado momento da vida escolar, foram identificados como autores de violência contra colegas ou professores. Desenvolvida na linha de pesquisa “Processos Educacionais e seus Fundamentos”, trata-se de um subprojeto do Observatório da Educação “Produção social da diferença e negação da alteridade: um estudo da violência simbólica nas relações escolares” (OBEDUC/CAPES), em que são analisadas diversas relações existentes entre violências, culturas e práticas escolares marcadas pela negação do Outro como sujeito moral. O objetivo mais amplo do presente trabalho, realizado em uma escola pública do ensino fundamental, é compreender as percepções dos professores acerca do aluno apontado como agressor e/ou violento, para, assim, problematizar a questão dos estereótipos e da manutenção de estigmas na educação escolar. Trata-se de uma pesquisa realizada em abordagem qualitativa, sendo que a matriz epistemológica adotada advém da Sociologia compreensiva (WEBER, 1982). Envolvendo pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, o processo de investigação envolveu os seguintes procedimentos: mapeamento do estado do conhecimento e revisão da literatura; contextualização do campo e do locus da pesquisa; coleta, sistematização e análise dos dados na modalidade categorial temática (BARDIN, 2011). Ao final, fez-se a triangulação (DENZIN, 1989), envolvendo a discussão do material à luz do referencial teórico, que parte da sociologia bourdieusiana para estabelecer diálogos com estudiosos das relações de poder (FOUCAULT, 1993; 1994; 1999; 2002), da produção social de estereótipos e estigmas (ROSCH, 1977; GOFFMAN, 1975, 1982; HELLER, 1989), das agressividades na infância e na adolescência (WINNICOTT, 2002) e das violências na escola (CHESNAIS, 1981; DEBARBIEUX, 2002; CANDEAU, 1999). Como resultados, nota-se que, entre os docentes abordados, prevalece o entendimento de que agressividade e violência são fenômenos da mesma ordem e estão relacionados a uma condição patológica, para a qual a família do aluno e sua comunidade de origem teriam contribuído diretamente. Constata-se, ainda, que quase a totalidade dos docentes não percebe qualquer participação da escola na ocorrência de violências em seu interior, seja considerando suas ações ou omissões. Pode-se concluir que esses entendimentos tornam-se complicadores das relações escolares, pois envolvem, além de uma carga de preconceitos dos quais nem sempre se tem consciência, também a incapacidade de perceber que a agressividade não é, em si mesma, uma potência destrutiva. Sem perceber isso, escola e professores perdem a oportunidade de contribuir para a condução da agressividade de crianças e adolescentes a fins não violentos. Por fim, as análises também reforçam a hipótese do projeto mais amplo, de que a eficácia de projetos de enfrentamento e redução de danos causados pela violência na escola não se dissocia de um trabalho de desnaturalização da violência institucional.
Palavras-chave: Violência escolar. Aluno agressor. Estigmatização. Docentes. Percepções.
Resumo: A elaboração do presente trabalho dissertativo integra-se ao projeto ?Interdisciplinaridade na Educação Básica: estudos por meio da arte e da cultura popular?, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba com apoio FAPEMIG e CAPES-OBEDUC. Neste estudo, buscam-se como principais objetivos: identificar como diferentes expressões artísticas manifestas em Uberaba, a saber: pintura, a literatura, escultura e arquitetura, podem ser utilizadas na construção do conhecimento do aluno no Ensino Fundamental da educação básica; oferecer subsídios para o professor de educação básica desenvolver uma prática interdisciplinar, tendo a arte como eixo integrativo. Para alcançá-los, buscar-se-á: compreender a arte como conhecimento; bem como observar, descrever e analisar as diferentes expressões artísticas, considerando, além das obras, instituições como museus, fundações, centros culturais e outros desta natureza, tendo como critério a abertura à visitação pública, na cidade de Uberaba - MG. Considera-se essencialmente que a interdisciplinaridade está implícita no exercício artístico, que é uma forma de conhecimento e não apenas objeto de deleite e lazer, e o seu conhecimento poderá contribuir para uma atitude de chamar a obra de arte à vida da cultura no ambiente escolar. Parte-se das seguintes questões: quais são as expressões artísticas expostas à visitação pública da cidade de Uberaba? Como é a Arte enquanto considerada área do conhecimento? Como as manifestações artísticas podem ser utilizadas na construção do conhecimento na Educação Básica? Como a Arte pode contribuir como eixo interdisciplinar na atividade do professor de Educação Básica? Para responder a tais perguntas, em uma abordagem qualitativa, como entendida por Ludke e André (1986), a metodologia abrange estudos bibliográficos do referencial de aporte teórico; o arrolamento, a observação e a análise das expressões artísticas, considerando além das obras, instituições como museus, fundações, centros culturais, ateliês e outros desta natureza, tendo como critério a abertura à visitação pública; o registro fotográfico de criações artísticas localizadas; a análise de relatos de experiência e de propostas teórico-metodológicas de arte-educadores sobre as possibilidades da arte na construção do conhecimento em contexto escolar. Os aportes teóricos do trabalho vão pautar-se em diferentes autores, dentre os quais: Eisner (2011), Barbosa (1985, 1991, 2010) e Fazenda (2011), acrescidos de artigos de periódicos, teses e dissertações sobre a temática. A busca de criações artísticas supôs acompanhar a programação cultural da cidade divulgada nas diferentes mídias e inúmeros percursos a céu aberto realizados pela pesquisadora. As obras localizadas foram registradas em quatro categorias: Arquitetura, Escultura, Pintura e Literatura. Elas têm em comum o fato de revelar a autoria de uberabenses ou de artistas radicados em Uberaba.
Palavras-chave: Arte. Interdisciplinaridade. Educação Básica.
Resumo: Esta pesquisa aborda as políticas educacionais para a formação de professores no Brasil, desde o final do século XX, com enfoque na década de 1990, verificando a legislação para a formação de professores. Em especial, analisam-se as implicações da Capes-DEB para a formação docente. Para tanto, realizou-se revisão de literatura e a análise das legislações como a Constituição da República Federativa do Brasil; Lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional- LDB/96; Lei 10.172/2001 Plano Nacional de Educação (2001-2010); Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) /2007; Decreto n° Lei 6.094/2007; Decreto 6.775/2009, bem como o aporte teórico de Libâneo (1991, 2005, 2014); Saviani (2008, 2009, 2010) e Gatti (2008, 2009, 2012), Sheibe (2002); Shiroma (2011); Bardin (2005). Verificou-se que as leis que regulamentam a formação de professores no Brasil constituem processos de mudanças e descontinuidade, a Capes- DEB é compreendida pelas políticas públicas como forma de valorização docente e iniciativa para formação inicial e continuada. Pesquisa do tipo descritiva, cuja metodologia baseou-se na revisão de literatura e documental sobre as políticas educacionais para a formação de professores no Brasil, o estudo dos programas desenvolvidos pela Capes-DEB, no período de (2009 a 2013) 92014). A pesquisa contou com as abordagens qualitativa e quantitativa .Tem como objeto de estudo a Política Educacional brasileira, com enfoque na Política Nacional de Formação de Professores, para a formação de futuros professores nos cursos de licenciatura, e cursos de formação continuada para professores que já estão na prática do magistério.Nesta perspectiva, a presente pesquisa faz emergir elementos de análise para uma reflexão crítica sobre a política nacional de formação de professores para a educação básica.Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa processos educativos e cultura do programa de mestrado em educação da Universidade de Uberaba- Uniube.Tem como objetivo central compreender e interpretar as configurações das políticas educacionais brasileiras a partir da década de 1990,com ênfase na Política Nacional de Formação de Professores, identificar os programas desenvolvidos pela Capes –DEB, de formação inicial dos alunos dos cursos de licenciaturas, e a formação continuada para os profissionais do magistério,e sedimenta-se na bibliografia nacional atualizada sobre o assunto, com ênfase na sua relevância para a temática estudada. Foram consultados e selecionados e analisados artigos relacionados à política educacional brasileira, sobre a formação de professores, entre teses e dissertações no portal de Periódicos da Capes Sistema de Bibliotecas (SISBI), Sistema de Biblioteca – SIBi/ USP e CPDOC da Fundação Getúlio Vargas, que visaram construir um maior grau de aprofundamento de estudo e das reflexões sobre as políticas educacionais brasileira e a Política Nacional de Formação de Professores.
Palavras-chave: Brasil. CAPES-DEB; Brasil; Formação de Professores; Políticas Educacionais.
Resumo: presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa, Processos Educacionais e seus Fundamentos, do Programa de Pós-Graduação em Educação, em nível de Mestrado, oferecido pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Seu tema se expressa pela investigação a respeito do curso de Direito no Brasil desde a terceira década do século XIX aos dias de hoje, mas especifica-se pelo seu objeto que tem em vista o ensino prático, ou seja, o modo como se dá a formação profissional do advogado advinda daquilo que propicia o que se denomina contemporaneamente por estágio. No Brasil, desde 1972, institucionalizou-se o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), instância destinada ao cursista-estagiário em Direito. Em termos de problematização, cabem algumas indagações com as quais essa pesquisa manteve interlocução: que significação tinha no passado, ou ainda tem o ensino-aprendizagem fundado em práticas jurídicas simuladas? Qual é a relação das disciplinas ditas teóricas com o ensino prático através do NPJ? Qual é o papel do ensino prático, ou seja, do estágio sediado no NPJ da UNIUBE? Ainda a compor a problematização: os livros existentes no mercado que têm como tema o ensino prático, versam em sua quase totalidade, apenas sobre orientações acerca da elaboração de peças processuais, o que coloca em questão a formação do aluno-estagiário, pois fica ele afastado dos aspectos práticos do ambiente forense; nessa perspectiva, a formação jurídico-profissional desenvolvida somente através da literatura especializada torna-se problemática e frágil. A presente dissertação teve por objetivo geral investigar a origem e a história da implantação dos cursos jurídicos no Brasil, em particular pela via do ensino prático destinado ao graduando em Direito, seja através de sua simulação em sala de aula, seja através do estágio supervisionado, cujo advento se deu em 1972 e ainda vige em nossos dias; nesse aspecto, visou também conhecer o NPJ da Universidade de Uberaba, emergente ao final dos anos de 1970, como resposta à necessária adequação legislativa. Do ponto de vista do método, trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico/hipertextual e documental que se expressa pelos diferentes capítulos, os quais também se encontram atravessados de pesquisa histórico-educacional. Do ponto de vista documental ainda, essa dissertação envolve minuciosa análise da legislação apoiada nas discussões sobre o curso de Direito no Brasil desde 1823 aos nossos dias, no tocante à significação da formação profissional, através do ensino fundado em simulação, ou através do NPJ de um modo geral, bem como em relação ao da UNIUBE em termos específicos. Com relação a este, e utilizando-se da modalidade de pesquisa denominada por estudo de caso, considera a atuação dos acadêmicos e professores; e conta também, em termos documentais, com fichas de atendimento, pastas dos clientes, fichas de acompanhamento processual, modelo de correspondência, cartão para identificação dos estagiários e clientes, cadernos de atividades, autos de processos simulados, dentre outros documentos utilizados no cotidiano acadêmico. Dessa feita, o NPJ da UNIUBE constituiu-se como objeto para a realização dessa investigação com o intuito de revelar os seus aspectos intrínsecos organizacionais e operacionais. Não se tratou de eleger uma investigação fundada em amostragem, e nem de fundar certezas ou teorias, mas de estruturar descritiva, explicativa e interpretativamente a constituição do estágio oferecido pelo curso de Direito da UNIUBE através do NPJ; tratou-se também de apontar o seu relevante trabalho social prestado junto à população carente. Esteve em foco, ainda, analisar as atividades desenvolvidas pelos alunos-estagiários com o objetivo de demonstrar a importância e a significação do NPJ na formação profissional do futuro operador do Direito, mas principalmente daquele discente que irá exercer a advocacia.
Palavras-chave: Núcleo de Prática Jurídica; Estágio; Estudo de caso; Universidade de Uberaba.
Resumo: Trata-se de uma pesquisa no campo da História das Instituições de Educação. O objeto de investigação é o Instituto de Cegos do Brasil Central – ICBC, instituição assistencial e educacional para deficientes visuais, na qual teve em funcionamento uma escola primária em suas instalações na cidade de Uberaba, Minas Gerais. O recorte temporal do estudo é no período de 1942 (época da fundação do Instituto) até 1959 (época em que o Instituto foi declarado de utilidade pública municipal). Em meio a Segunda Guerra Mundial, dois jovens oriundos do Instituto São Rafael de Belo Horizonte/MG, chegaram a Uberaba com o propósito de criar uma entidade de assistência aos cegos, mas que além de alfabetizar, tivesse uma proposta pedagógica e de independência profissional. Em 1948, o Estado de Minas Gerais oficializa a Lei nº 250/1948, que garante o ensino primário aos cegos. A escola primária passa a ser um catalisador para a expansão da instituição, tanto que em seu estatuto era obrigatório o ensino primário para ter acesso a outras atividades como ensino profissional e artístico. Para entender o panorama da educação especial no Brasil e em Minas Gerais foi necessária a contextualização das iniciativas da sociedade civil e do poder público em busca da compreensão do momento em que houve a fundação do Instituto, bem como a sua trajetória na década de 1940 e 1950. Este trabalho foi desenvolvido com base nas principais referências teórico-metodológicas da pesquisa historiográfica sobre instituições escolares, a partir de Magalhães (2004), Nosella & Buffa (2009), que destacam as principais categorias de análises na pesquisa historiográfica permitindo assim traçar, sob o olhar científico, a trajetória do ICBC na linha de pesquisa de Cultura e Processos Educativos. A investigação foi desenvolvida a partir das seguintes categorias de análise: as motivações para a criação do Instituto; as características do prédio do ICBC, projeto arquitetônico, organização do espaço escolar para atendimentos dos alunos com deficiência visual; perfil docente; as características dos alunos: origem social e destino profissional; e as praticas educativas e seus processos de alfabetização. A metodologia utilizada contou com os estudos a partir do acervo histórico do Instituto, entre atas, cartas, boletins e muitos outros documentos, e ainda com o acervo da escola Alceu Novaes. Os resultados obtidos possibilitaram delinear o perfil de atuação da instituição e da escola anexa, seus objetivos, seus alunos e professores, traçando uma memória histórica significativa e investigando a questão central desta pesquisa: a história do surgimento da instituição na cidade de Uberaba; o seu papel socioeducativo e sua importância na inserção de deficientes visuais na escola regular especialmente no período de 1942-1959. Conclui-se que, por meio da construção dos saberes, é possível compreender o processo de escolarização do deficiente visual e o papel socioeducacional construído pelo Instituto de Cegos do Brasil Central. Dessa forma, entende-se que a história do ICBC é densa de informações e questões significativas para a história da educação especial no Brasil e que ela demanda um aprofundamento em novas pesquisas, contemplando novos períodos.
Palavras-chave: História da educação. Ensino especial. Deficiente visual. Instituições Escolares.