Missão: "Promover o ensino e a geração de conhecimento, formando o profissional compromissado com uma sociedade justa."     Visualização com contraste
Compartilha: 
PROPEPE - Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Ingresso


O ingresso no Mestrado em Educação é feito, anualmente, mediante processo seletivo, regulamentado por Edital próprio, publicado quando da abertura das inscrições.

Avaliações e critérios

A avaliação será realizada em duas etapas:

A primeira etapa é eliminatória, sem bibliografia básica, e constará da produção de um texto dissertativo de, no máximo, duas laudas, em que serão valorizadas a articulação do pensamento e a utilização da norma culta. Serão apresentados quatro temas, sendo dois em cada uma das Linhas de Pesquisa do Programa. O candidato deverá optar por um dos temas da Linha de Pesquisa para a qual se inscreveu.

A segunda etapa constará:

• da análise do curriculum, em que serão avaliados os seguintes itens: (i) desenvolvimento de atividades de monitoria acadêmica, de iniciação científica e de estágio; (ii) pós-graduação; (iii) produção científica, incluindo a apresentação de trabalhos, resumos, pôsteres em congressos científicos e publicações de artigos científicos; (iv) experiência docente em ensino superior; (v) experiência docente na educação básica; (vi) outras experiências profissionais ligadas à área da educação.

• da análise do pré-projeto de pesquisa, em que serão observados os seguintes itens: (i) adequação à Linha de Pesquisa indicada; (ii) consistência da justificativa; (iii) relevância da proposta da dissertação; (iv) coesão e coerência interna do projeto.

• da entrevista, que tem o objetivo de obter esclarecimentos sobre: (i) o pré-projeto de pesquisa; (ii) o curriculum; (iii) o interesse pelo curso; (iv) a disponibilidade suficiente para as atividades do curso; (v) outras informações pertinentes e necessárias. Os critérios utilizados para essa avaliação serão: capacidade argumentativa do candidato e clareza das respostas. O local será divulgado quando da publicação dos resultados da primeira fase.

Tempo disponível de 20h semanais para realizar as atividades curriculares, as dos grupos de pesquisa e as atividades complementares à formação. As disciplinas serão ofertadas preferencialmente às quartas, quintas e sextas-feiras, semanalmente.

Normas de acesso:
O preenchimento das vagas obedecerá à ordem de classificação dos candidatos aprovados. Para o fim de classificação, somente serão considerados os candidatos que tenham realizado todas as etapas do processo seletivo.

Bolsas:
O programa prevê a concessão de 8 bolsas, sendo 2 da CAPES, 4 auxílios para pagamento de taxa e 2 da FAPEMIG aos candidatos aprovados que se enquadrem nas condições estabelecidas pelos referidos órgãos e aos critérios definidos pela Comissão de Bolsas e o Regimento.
1996 - 2017 - UNIUBE - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por
cpe@uniube.br
Central de Produção Eletrônica - UNIUBE