Missão: "Promover o ensino e a geração de conhecimento, formando o profissional compromissado com uma sociedade justa."  
Compartilha: 

O que é?


A Iniciação Científica (IC) é um instrumento que permite introduzir, na pesquisa científica, os estudantes de graduação potencialmente mais promissores. Em síntese, pode ser definida como um instrumento de Formação.


A Universidade de Uberaba mantém um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).


No PIBIC, os alunos de cursos de graduação participam de projetos de pesquisa que atendem a demandas da sociedade em diversas áreas do conhecimento (educação, saúde, etc.), sob a orientação de professores da Universidade. Durante o período de IC, o aluno desenvolve atividades vinculadas a um projeto de pesquisa, elaborado por professor-pesquisador, familiarizando-se, assim, com o método e com o pensar científico, aprendendo novas técnicas, ampliando seus conhecimentos e adquirindo um importante diferencial frente ao mercado de trabalho.


Segundo a Resolução Normativa-017/06 do CNPq, o PIBIC tem como objetivos específicos:



- Em relação às instituições:
incentivar as instituições à formulação de uma política de iniciação científica;
possibilitar maior interação entre a graduação e a pós-graduação; e
qualificar alunos para os programas de pós-graduação.


- Em relação aos orientadores:
estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação nas atividades científica, tecnológica, profissional e artístico-cultural.


- Em relação aos alunos:
proporcionar ao aluno, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.


Um Seminário Institucional de Iniciação Científica é realizado anualmente e conta com a participação de toda a comunidade acadêmica da Universidade de Uberaba envolvida com a pesquisa, além da participação de inúmeras outras Instituições da cidade e região, com a apresentação dos trabalhos de seus alunos-pesquisadores. Nesse evento, o aluno apresenta seu trabalho e recebe o certificado de participação, registrando, assim, essa importante atividade para sua formação.

1996 - 2019 - UNIUBE - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por
cpe@uniube.br
Central de Produo Eletrnica - UNIUBE