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GUIA DE MATRÍCULA PARA ALUNOS VETERANOS

1º SEMESTRE DE 2018

Informações importantes

A matrícula dentro do prazo traz muitas vantagens! Fique atento! Leia com atenção estas instruções, pois o calendário acadêmico tem datas e prazos distintos do calendário financeiro.

Confira seu currículo no AVA UNIUBE ON-LINE (Ambiente Virtual de Aprendizagem) em http://sga.uniube.br/login/ através do acesso exclusivo. Se houver qualquer divergência, procure a direção do curso/assistente pedagógica.

Exclusão de disciplinas – 09 de março

Você poderá solicitar a exclusão de disciplinas de sua grade horária até o dia 09 de março de 2018. Procure a direção do curso/assistente pedagógica. Após essa data, não serão possíveis exclusões de disciplinas.

Havendo exclusão de disciplinas, poderá haver alteração no valor das parcelas do 1º semestre de 2018, com ajuste na parcela 04 (abril) e seguintes.

Inclusão de disciplinas – 01 de março

A inclusão de disciplinas só poderá ser solicitada dentro do semestre letivo, até o dia 01 de março de 2018. Se for o caso, solicite essa alteração junto à direção do curso/assistente pedagógica. Após essa data, não serão possíveis inclusões de disciplinas.

Havendo a inclusão de disciplinas, poderá haver alteração no valor das parcelas do 1º semestre de 2018, com ajuste na parcela 04 (abril) e seguintes.

INFORMAÇÕES FINANCEIRAS PARA MATRÍCULA

Se você fez alguma alteração em sua matrícula ou seja exclusão ou inclusão de disciplinas, deverá ficar atento com os ajustes financeiros, que incidirá de forma retroativa sobre a parcela de sua matrícula. 
Este ajuste será processado na parcela 4 (abril ) considerando as diferenças de valores ocorridos nas parcelas 1(janeiro), 2(fevereiro) e 3(março).

Toda exclusão/inclusão de disciplinas feitas em sua matrícula resulta em ajuste financeiro que retroage à parcela de sua matrícula.

Se você está com pendências financeiras, procure o setor de Atendimento Financeiro o mais breve possível, para regularizar sua situação, evitando filas e atrasos na efetivação da matrícula.

Se você está com pendências financeiras, procure o setor de Atendimento Financeiro o mais breve possível, para regularizar sua situação, evitando filas e atrasos na efetivação da matrícula.

Retorno aos estudos por perda de prazo de matrícula

Até 01 de março de 2018

Se você não pagar o boleto bancário referente à matrícula do 1º semestre de 2018 até 29/01/2018, o sistema acadêmico irá considerá-lo como aluno não matriculado, portanto, em abandono de estudos.

Para regularizar a sua situação, acesse a sua página pelo AVA UNIUBE ON-LINE em http://sga.uniube.br/login/ através do acesso exclusivo, clique no menu RETORNO AOS ESTUDOS POR PERDA DE PRAZO e, em seguida, imprima o boleto da taxa de expediente e do valor da matrícula, para pagamento na rede bancária. No dia posterior ao pagamento, após a baixa bancária, acesse a sua página pelo AVA UNIUBE ON-LINE em http://sga.uniube.br/login/ através do acesso exclusivo, e monte seu horário de aulas.

A definição das disciplinas a serem cursadas seguirá os mesmos critérios da matrícula automática, ou seja:

  • se você tiver dependências ou disciplinas não cursadas, serão incluídas obrigatória e prioritariamente, as disciplinas em dependência, as não cursadas de períodos anteriores e, ainda, as disciplinas do período normal, desde que não haja choque de horários com as dependências e as não cursadas;

  • poderá, também, cursar apenas as dependências e às disciplinas não cursadas de períodos anteriores;

  • se houver choque de horários dentro do mesmo turno, cursará, prioritariamente, as disciplinas de séries mais antigas, obedecendo às regras de progressão previstas no projeto pedagógico de cada curso.

Em caso de retorno, você ficará sujeito à existência de vagas em cada uma das disciplinas que deverá cursar.

A matrícula fora de prazo, em caráter excepcional, só é possível até 01 de março de 2018. Nessa hipótese, continua sendo obrigatória a frequência a um mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e atividades escolares correspondentes às disciplinas, unidades temáticas ou atividades presenciais contados desde o primeiro dia de aula do calendário letivo.

A matrícula efetivada após o início do período letivo, qualquer que seja o motivo, não desobriga o aluno de completar a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) acima mencionada, nos termos do art. 52, §1º do Regimento Geral da Universidade de Uberaba.


ATENÇÃO! Dia 01 de março é seu último prazo para matricular-se no 1º semestre de 2018.

Se até o dia 01 de março de 2018 você não efetuar o pagamento do boleto da matrícula, só poderá matricular-se no próximo semestre, de acordo com as normas do Regimento Geral da UNIUBE.

Interrupção dos estudos

O Regimento Geral da Universidade de Uberaba permite que o aluno interrompa seus estudos.

O art. 38 e incisos do Regimento definem a interrupção dos estudos em:
  I - trancamento de matrícula;
 II - desistência;
III - abandono de curso, e
IV - cancelamento.

Trancamento de matrícula

Nos termos do art. 38, inciso I, do Regimento Geral, você deve formalizar seu pedido de trancamento via requerimento, na forma prevista neste Regimento e em normas expedidas pela Câmara de Ensino Superior.

O prazo do trancamento por tempo determinado é de até 2 (dois) anos ou 4 (quatro) semestres letivos, conforme o regime do seu curso. Esse prazo é improrrogável, devendo sempre ser requerido por um período letivo e renovado, semestral ou anualmente, de acordo com o regime do seu curso.

Desistência de curso

A desistência de continuar frequentando o curso também deve ser formalizada em requerimento do aluno, com a consequente perda da vaga, condicionando seu retorno aos estudos à existência de vaga no curso ou em outro afim.

Abandono de curso

Caracteriza abandono de curso, quando o estudante não renova sua matrícula para o período seguinte, ficando o seu retorno condicionado à existência de vaga no curso ou em outro afim, conforme requerimento do aluno.

Cancelamento de matrícula

Poderá ocorrer o cancelamento de matrícula, caso o estudante deixe de entregar a documentação necessária e competente para regularização de sua matrícula, ficando o seu retorno condicionado à aprovação em um novo processo seletivo.

Em qualquer dos casos de interrupção de estudos, são devidos pelo estudante, ou seu responsável, os encargos educacionais relativos aos serviços colocados à sua disposição.

A reprovação por infrequência, em uma ou mais disciplinas, unidades temáticas ou atividades em que esteve matriculado, não desobriga o estudante ou seu responsável dos encargos educacionais devidos pelos serviços que foram colocados à sua disposição.

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