Diário do Congresso Nacional

Sessão Publicação Assunto Página Coluna
01/05/60 02/05/60 Jubilo do Triângulo Mineiro pela transferência da Capital para Brasília 2719

O SR. PRESIDENTE:

(Ranieri Mazzilli) — A Mesa vai providenciar a respeito da reclamação do nobre Deputado.

Vou dar a palavra, aos senhores Deputados inscritos para o Pequeno Expediente.

Com a palavra o nobre Deputado Mário Palmério.

O SR. MÁRIO PALMÉRIO:

(Para uma comunicação. Sem revisão do orador) — Sr. Presidente, na qualidade de representante da região mais conhecida como Brasil Central, na parte referente a meu Estado, Minas Gerais, venho testemunhar nosso inenarrável júbilo pela consumação de Brasília.

Todos os problemas fundamentais da minha região, quase todos, no tocante a transportes, aproveitamento de potencial hidrelétrico, ligações de ferrovias, rodovias e aéreas, segundo vemos, estão resolvidos. E para isso bastou a realização de Brasília.

Não pretendo estender-me em considerações sôbre à valorização de tôda essa minha região. Desejo apenas registrar — repito — o inenarrável júbilo da região triangulina pela fundação de Brasília.

Quando aluno da Escola Superior de Guerra, e ali se discutia muitas e muitas vezes êsse problema da interiorização da nossa Capital, tive oportunidade de aprender que metade do Brasil é povoado e metade desocupado. E estamos vendo que Brasília está começando a resolver seu problema fundamental: o da ocupação territorial brasileira:

Sr. Presidente, congratulo-me com V. Exa., com todos os Deputados que o auxiliaram na transferência da Câmara Federal para a nova Capital e, finalmente, com o eminente Presidente da República por ter realizado o difícil problema, o problema fundamental da interiorização da nossa Capital. (Muito bem, muito bem)


DIÁRIO do Congresso Nacional. Sessão: 01/05/60. Publicação: 02/05/60. Assunto: Jubilo do Triângulo Mineiro pela transferência da Capital para Brasília. p. 2719. Coluna: 1.