Submissão de trabalhos: até o dia 6 de junho
Inscrição em minicurso: no local de credenciamento, no dia 27 de junho
Inscrição para lançamento de livros: até o dia 31 de maio
Pagamento da taxa de inscrição (R$40,00): até o dia 6 de junho
Inscrição on-line: até o dia 6 de junho
Divulgação dos trabalhos aprovados até o dia 20 de junho
Recursos: dia 21 de junho
Encaminhamento dos trabalhos com revisões: até o dia 24 de junho
Divulgação da sala para apresentação do trabalho completo: 27 de junho
Realização do evento: 27 e 28 de junho
E-mail do evento: interedu2019@gmail.com
Universidade de Uberaba, Campus Aeroporto,
Av. Nenê Sabino, 1801, Bairro Universitário, Uberaba, MG, Brasil.
27 e 28 de junho de 2019
Bloco C
Uberaba é um município do estado de Minas Gerais, Brasil, localizado na região do Triângulo Mineiro. Sua população estimada em 2018 era de 330.361 habitantes. A cidade é um importante polo universitário, além de possuir expressividade nas áreas agrícola e pecuária.
Panorâmica de Uberaba Drone
Publicado no You Tube por Bruno Antonio Duarte
https://www.youtube.com/watch?v=jYZCCk1TkeEPublicado por Thiago ENTERPRISE
https://www.youtube.com/watch?v=RE-gLgB0wx0
Aeroporto de Uberaba
http://www4.infraero.gov.br/aeroportos/aeroporto-de-uberaba-mario-de-almeida-franco/
Agências bancárias
http://www.guiadacotacao.com.br/local/agencias-bancarias/uberaba/mg?pagina=2#
Artesanato e compras
http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,626
Atrações turísticas
http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,619
Centro Cultural
http://www7.fiemg.com.br/regionais/vale-do-rio-grande/unidade/centro-de-cultura-jose-maria-barra-
Farmácias
http://www.tudouberaba.com.br/saude/farmacias-drogarias
Gastronomia
https://www.guiadoturismobrasil.com/gastronomia/3/MG/uberaba/569
Hotéis
https://www.tudouberaba.com.br/hospedagem/hoteis
Hospitais
http://www.tudouberaba.com.br/saude/hospitais
Mercado Municipal
http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,7041
Serviço de taxi
http://www.tudouberaba.com.br/transporte/taxi
Sítio Paleontológico do distrito rural de Peirópolis
http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,706
http://www.uftm.edu.br/proext/cccp
https://www.youtube.com/watch?v=RG62Dd9_uGA
Shoppings e cinemas
www.shoppinguberaba.com.br/
http://www.pracauberabashopping.com.br/
Terminal Rodoviário
https://www.rodoviariauberaba.com.br/
Estamos encerrando a segunda década do século XXI vivendo uma grande crise civilizatória, o que implica a necessidade de pensarmos uma outra forma de ser e de estar no mundo, essencialmente a partir da realidade brasileira. Trajetórias interdisciplinares estão materializadas em diferentes estudos. Disso decorre a necessidade de pensarmos tais caminhos investigativos a fim de entendermos como se cruzam no contexto acima caracterizado, assim como quais são os desafios a serem superados, na expectativa de contribuir para a construção interdisciplinar do conhecimento.
O II Seminário Perspectivas Interdisciplinares na Educação: trajetórias e desafios contemporâneos, constitui-se um espaço de diálogos e circulação do conhecimento interdisciplinar, construído a partir de diferentes áreas temáticas. Este evento é promovido em regime de coparticipação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba e pelo Programa de Pós-graduação: Mestrado Profissional em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - campus Uberaba, e com o apoio cultural da Rede de Pesquisadores sobre Professores(as) do Centro-Oeste.
Nesta segunda edição, o objetivo é construir um espaço de intercâmbio de trajetórias de pesquisa e de discussão sobre os desafios contemporâneos para a investigação interdisciplinar.
Os estudos e práticas interdisciplinares realizados em diferentes contextos e níveis de ensino serão divulgados e debatidos em mesa-redonda, sessões especiais, comunicações, sessão de pôsteres, minicurso, lançamento de livros e apresentações culturais. O presente evento traz duas peculiaridades: o acréscimo de uma área temática e de uma sessão especial dedicada aos estudos realizados em redes de pesquisa, visando identificar redes e estimular ações coletivas que permitam abordar, juntos, projetos locais, regionais, nacionais e internacionais; o encaminhamento dos melhores trabalhos apresentados nas comunicações paralelas para publicação em periódicos científicos incluídos no Qualis Capes.
Este Seminário integra-se ao projeto interinstitucional “Perspectivas interdisciplinares na educação”, realizado com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG. Soma-se, ainda, às atividades do Círculo Latinoamericano de Fenomenología, da Association Internationale Gaston Bachelard e da Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos.
A Comissão Organizadora convida a comunidade acadêmica para submeter propostas que expressem o conhecimento construído nos diversos cenários da atitude interdisciplinar.
Doutorando Elton Antônio Alves Pereira – UNIUBE/IFTM Prof. Dr. Luciano Marcos Curi – IFTM Profa. Dra. Sueli Teresinha de Abreu Bernardes – UNIUBE – Coordenadora Geral Prof. Dr. Tiago Zanquêta de Souza - UNIUBE Prof. Dr. Welisson Marques – IFTM Secretária: Kamilla Paulina Alves - PPGE-UNIUBE
Darci de Torres Souza - UNIUBE
Deliane Gomes Botelho - IFTM
Guilherme Sousa Machado - UNIUBE
Kelly Gabriela Machado - UNIUBE
Lorena Martins Peres - UNIUBE
Marcus Vinicius de Oliveira Cardoso - UNIUBE
•  Adriana Rodrigues - UNIUBE •  Adriano Eurípedes Medeiros Martins - IFTM •  Ana Claudia Chesca - UNIUBE •  André Luís Teixeira Fernandes - UNIUBE •  Andréa Queiroz Fabri - UNIUBE •  Antonio Neto Ferreira dos Santos - UFU •  Carmem Silvia Maluf - UNIUBE •  Elizabeth Uber Bucek - UNIUBE •  Elsieni Coelho da Silva - UFU •  Francienne Gois Oliveira - UNIUBE •  Geovana Ferreira Melo - UFU •  Geraldo Gonçalves de Lima - IFTM •  Giuliana Cristina Marre Bruschi Thedei - UNIUBE •  Gustavo Araújo Batista - UNIUBE/FUCAMP •  Hamlet Fernandez Díaz - UNIUBE/ Universidad de la Habana •  Humberto Marcondes Estevam - IFTM •  Irene de Lima Freitas - UNIUBE •  Luciano Marcos Curi - IFTM •  Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - IFTM •  Maria Célia Borges - UFU •  Maria da Conceição Silva Freitas - UnB •  Maria José Pinho - UFT •  Norma Lúcia Neris de Queiroz - UnB •  Renata Teixeira Junqueira Freire - UNIUBE •  Sandra Eleutério Campos Martins - UFTM •  Solange Martins Oliveira Magalhães - UFG •  Sueli Teresinha de Abreu Bernardes - UNIUBE •  Thaísa Haber Faleiros - UNIUBE •  Tiago Zanquêta de Souza - UNIUBE •  Valeska Guimarães Resende Cunha - UNIUBE •  Wenceslau Gonçalves Neto - UNIUBE •  Welisson Marques - IFTM
Núcleo de Estudos sobre o Professor, a Arte e a Filosofia-NEPAFi,
Linha de Pesquisa Processos Educacionais e seus Fundamentos, Programa de Pós-graduação em Educação,
Coordenação de Extensão,
Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão,
Universidade de Uberaba
Realização
27 e 28 de junho de 2019
Universidade de Uberaba
Av. Nenê Sabino, 1801
Bairro Universitário
Uberaba, MG, Brasil
Campus Aeroporto
Bloco C
Dia 27 de junho
Das 8 às 12 horas.
Saguão do Bloco C
Credenciamento
Mostra artística "Visualidades do Cerrado"
Das 8h do dia 27 de junho às 15 horas do dia 28 de junho
Saguão da Biblioteca - Campus Aeroporto
Artistas plásticos Fernando Fonseca Rossi e Maria Vitória Alves Rodrigues
Abertura
Das 8h30min às 9 horas
Bloco C, sala 2C02
Prof. Dr. André Luís Teixeira Fernandes - Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão - UNIUBE
Prof. Dr. Welisson Marques – Coordenador do Programa de Pós-graduação – Curso de Mestrado em Educação e Tecnologia – IFTM
Profa. Dra. Sálua Cecílio - Coordenadora do Programa de pós-Graduação em Educação - UNIUBE
Profa Dra. Sueli Teresinha de Abreu Bernardes - UNIUBE - Coordenadora Geral do INTEREDU2019
Hino nacional
Apresentação musical
Das 8 às 8h30min
Bloco C, sala 2C11
Renato de Almeida Martins e Basílio Teodoro dos Santos
Mesa-redonda: Trajetórias e desafios da pesquisa interdisciplinar
Das 9h às 12h
Bloco C, sala 2C11
Mediador da mesa: Prof. Dr. Tiago Zanquêta de Souza - UNIUBE
A inscrição (com ou sem apresentação de trabalho) será realizada após: cadastramento, preenchimento e envio do formulário, disponível nesta página. Os dados informados no cadastro são de inteira responsabilidade dos autores e serão utilizados para todos os processos futuros referentes ao autor e/ou ao trabalho (emissão de documentos, publicações, comprovantes, entre outros).
A inscrição dos autores e coautores somente será efetivada após o pagamento da taxa.
Serão, também, aceitas inscrições sem apresentação de trabalho. Nesse caso, o pagamento da taxa de inscrição poderá ser realizado até o dia 20 de junho de 2019.
Valor único da taxa de inscrição: R$40,00.
Clique aqui para acessar e preencher o formulário de inscrição.
A inscrição no minicurso “A construção de um artigo científico” será realizada no dia 27 de junho, das 8h30min às 12 horas, no setor de Credenciamento, para os participantes inscritos no evento.
O número de vagas é 40.
Local do minicurso: Bloco C – sala 2C06
AT1 - Educação, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde
Coordenadores: Prof. Dr. Tiago Zanquêta de Souza; Me Vanessa das Dores Duarte Teruel
AT2 - Educação, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra
Coordenadores: Prof. Dr. André Luís Teixeira Fernandes; Me Gabriela Marcomini de Lima
AT3 - Educação e Ciências Sociais Aplicadas
Coordenadores: Profa. Dra. Thaísa Haber Faleiros; Mestrando Renato de Almeida Martins
AT4 - Educação e outras Ciências Humanas
Coordenadores: Me Janete Aparecida Pereira Melo; Profa. Dra. Sueli Teresinha de Abreu Bernardes
AT5 - Educação, Linguística, Letras e Artes
Coordenadores: Prof. Dr. Welisson Marques; Doutoranda Magda Lúcia Vilas Boas
AT6 – Redes de Pesquisa
Coordenadores: Prof. Dr. Gustavo Araújo Batista; Doutorando Fernando Fonseca Rossi
Poderão ser submetidos duas modalidades:
Admite-se a submissão de até 2 (dois) trabalhos (sendo um trabalho completo e um resumo para pôster), em português ou espanhol, em qualquer condição de autoria (autor ou coautor). Cada proposta pode ter até 3 (três) autores, sendo 01(um) autor e 2 (dois) coautores.
Clique aqui para acessar o template do trabalho completo para a Sessão de Comunicações Paralelas.
Clique aqui para acessar o template do resumo para a Sessão de Pôsteres.
Nos templates os autores encontrarão mais normas específicas para cada modalidade de trabalho.
A data limite para o envio dos trabalhos completos e/ou resumos será o dia 06 de junho de 2019, através do e-mail
Normas para apresentação na Sessão de Comunicações Paralelas
O tempo para cada comunicação oral será de 15 minutos.
Cada sala contará com recurso multimídia (datashow) que poderá ser utilizado (ou não) pelo(s) autor(es). Cabos de HDMI e/ou caixas acústicas e similares não serão fornecidos pela instituição, podendo ser trazidos pelos apresentadores.
Recomenda-se que os autores tragam o arquivo do trabalho (formato .ppt ou .pdf) em pen-drive.
Em cada sala haverá um coordenador responsável, o qual registrará as presenças e conduzirá a apresentação e a discussão dos trabalhos.
Nesta Sessão de Comunicações Paralelas serão apresentados até 70 trabalhos completos, distribuídos em sete salas do Bloco C (2C05; 2C06; 2C08; 2C10; 2C011; 2C12 e 2C14). Serão concedidos 12 minutos para cada trabalho e mais 30 minutos para discussão de todas as comunicações apresentadas.
Normas para apresentação na Sessão de Pôsteres
Os pôsteres deverão ser confeccionados pelos autores, em material tipo lona, nas dimensões 90cm de largura por 120cm de altura. Recomenda-se que o tamanho da fonte seja: 60 a 72 pontos para o título, 30 a 36 pontos para o cabeçalho; 28 a 36 pontos para o texto e 24 a 28 pontos para as referências.
Deverão constar no pôster: título idêntico ao do resumo aceito (em caixa alta e negrito); nome e instituição dos autores; e-mail para contato; instituição de fomento, se houver; introdução; referencial teórico; metodologia; resultados e discussão; considerações; referências. Figuras, tabelas e gráficos são recomendáveis, pois aumentam o nível de atenção e interesse sobre o tema exposto.
A partir das 10 horas o pôster poderá ser pendurado, pelo autor, no suporte identificado com o título do trabalho, no saguão do Bloco C. Os recursos para pendurar os pôsteres são de responsabilidade dos autores. Durante a apresentação (das 11 horas às 12h30min) é necessária a presença de (no mínimo) um dos autores junto ao pôster.
Nesta Sessão de Pôsteres serão apresentados até 30 banners, fixados em 15 suportes (frente e verso) do saguão do Bloco C.
Os pôsteres serão comentados, e os comentadores registrarão a presença dos apresentadores.
Os autores deverão seguir: os padrões éticos para trabalhos científicos; a correção da linguagem e a normatização técnica da ABNT.
Serão certificados apenas os que apresentarem o trabalho. Os demais autores terão seu nome registrado apenas nos Anais.
Todos os trabalhos aprovados pela Comissão Científica integrarão os Anais do Seminário e serão publicados em formato digital, com o devido ISSN, na página do evento.
O trabalho submetido será encaminhado a membros da Comissão Científica. No texto, não deverão ser incluídas informações que possibilitem a identificação dos autores. Encerrado o processo de avaliação, o autor será informado, pelo e-mail interedu2019@gmail.com, e pela página do evento, acerca da aceitação do trabalho. O trabalho poderá ser: Aceito, Aceito com revisões ou Não aceito.
Caberá recurso, com justificativa, através do e-mail do evento, exclusivamente no dia 16 de junho.
Para serem incluídos nos Anais, os trabalhos “Aceitos com revisão” deverão ser reencaminhados, como anexo, através do e-mail do evento, em documento salvo em Word e seguindo as normas do Template pertinente, por meio do e-mail até o dia 24 de junho de 2019.
A avaliação dos trabalhos obedecerá aos seguintes critérios:
•  relevância e pertinência do trabalho para a pesquisa interdisciplinar em educação;
•  consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;
•  interlocução com a produção da área;
•  originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento com perspectivas interdisciplinares;
•  inovação e consistência de relatos de práticas interdisciplinares;
•  clareza e correção gramatical na construção do texto;
•  atendimento às normas relacionadas à formatação.
Os certificados ficarão disponíveis na página do evento, até outubro de 2019. Sua emissão será realizada mediante login e senha do participante devidamente inscrito no evento:
https://www.uniube.br/eventos/interedu2019/inscricoes/login.php
O certificado será emitido por trabalho e nele constará o nome de todos os autores. A certificação estará vinculada à inscrição de todos os autores e coautores.
Ementa
Múltiplos são os caminhos e as metodologias para circunscrever as pesquisas em educação. Tanto o Núcleo de Estudos sobre o Professor, a Arte e a Filosofia, do PPGE-UNIUBE, como as investigações realizadas pelos autores, são exemplos dessa realidade enquanto espaço de cruzamento e de confluência entre várias concepções e abordagens que se abrem a novos enfoques. Uma publicação decorrente desses princípios não pode senão espelhar as linhas de força apontadas. Dialogando com a filosofia, a sociologia, a antropologia, a história, a arte e as tecnologias, os trabalhos dos investigadores que agora vêm à lume refletem a estrutura bipartida de investigação, expressa nos dois eixos temáticos: “o Professor” e a “Educação Básica”.
Dados bibliográficos da obra
ABREU-BERNARDES, S. T. (Org.). Pesquisas sobre o professor e a educação básica. Curitiba: Editora CRV, 2017.
Súmula curricular da autora
Sueli Teresinha de Abreu Bernardes é Doutora em Educação; professora no PPGE-UNIUBE; coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Professor, a Arte e a Filosofia; membro do Círculo Latinoamericano de Fenomenología, da Association Internationale Gaston Bachelard, da Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos, da REDECENTRO e da Federação de Arte Educadores do Brasil. Coordena, atualmente, o projeto interinstitucional Perspectivas Interdisciplinares na Educação (CNPq/FAPEMIG). Investiga questões sobre interdisciplinaridade, fenomenologia, pesquisa qualitativa e fundamentos da educação.
Ementa
O presente livro apresenta resultados de pesquisas realizadas no Grupo de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Goiás, vinculado ao CNPq e, especialmente, da pesquisa intitulada Políticas educacionais oficiais: estudo das repercussões de seus referenciais de qualidade de ensino nas práticas pedagógicas e na aprendizagem dos alunos em escolas públicas estaduais de ensino fundamental.
Dados bibliográficos da obra
LIBÂNEO, J. C.; MADEIRA FREITAS, R. A. M. (orgs). Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2018.
Súmula curricular do autor
José Carlos Libâneo é Doutor em Filosofia e História. Professor Titular aposentado da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos (CNPq).
Raquel A. Marra da Madeira Freitas é Doutora em Educação. Atualmente, professora na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, onde atua como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Educação, no Programa de Pós-graduação em Atenção à Saúde; e é Editora a Revista Educativa.
Ementa
O livro apresenta um conjunto de trabalhos realizados por pesquisadores associados na Redecentro Rede de Pesquisadores sobre Professores, representando sete instituições da Região Centro-Oeste/Brasil (UnB; UFMT; UFMS; UFG; UFU; UFT; UNIUBE). Ainda conta com as reflexões de pesquisadoras-colaboradoras da Argentina, ligadas ao Núcleo de Estudios Educacionales y Sociales (NEES), CIC, Facultad de Ciencias Humanas, Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires. Tandil, e da Universidad Nacional de Jujuy y Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, Argentina. Juntos os pesquisadores realizaram um trabalho solidário e coletivo, buscando produzir um conhecimento que se torne formativo e emancipação.
Dados bibliográficos da obra
MAGALHÃES, S. M. O.; SOUZA, R. C. C. R. de. (orgs). Epistemologia da práxis e epistemologia da prática. Repercussões na produção de conhecimentos sobre professores. Campinas: Mercado de Letras, 2018.
Súmula curricular da autora
Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza é Doutora em Psicologia pela Université Paul-Valéry Montpellier 3; professora associada do curso de Pedagogia e do PPGE-UFG; coordenadora geral da REDECENTRO, professora convidada da Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales de Jujuy, Argentina. É membro do Comitê de Assessoramento do CNPq.
Solange Martins Oliveira Magalhães é Doutora em Educação; Professora do curso de Pedagogia e no PPGE-UFG; professora convidada da Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, da Universidad Nacional de Jujuy, Argentina. É coordenadora da REDECENTRO na UFG e membro do Comitê de Assessoramento da FAPEG.
Ementa
Esta obra expressa a superação de muitos desafios, especialmente o desafio do trabalho coletivo e compartilhado. Diferentes pessoas, de diferentes instituições, com
histórias pessoais e profissionais peculiares, unem-se em torno de um mesmo propósito: analisar os trabalhos acadêmicos sobre professores produzidos na Região Centro-Oeste de 1999 a 2014.
Dados bibliográficos da obra
SOUZA, R. C. C. R. de; MAGALHÃES, S. M. O.; QUEIROZ, V. R. F. (Orgs). A pesquisa sobre professores(as) no Centro-Oeste: dimensões teóricas e metodológicas. Goiânia: Editora IFG, 2017.
Súmula curricular da autora
Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza é Doutora em Psicologia pela Université Paul-Valéry Montpellier 3; professora associada do curso de Pedagogia e do PPGE-UFG; coordenadora geral da REDECENTRO, professora convidada da Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales de Jujuy, Argentina. É membro do Comitê de Assessoramento do CNPq.
Solange Martins Oliveira Magalhães é Doutora em Educação; Professora do curso de Pedagogia e no PPGE-UFG; professora convidada da Facultad de Humanidades y Ciencias Sociales, da Universidad Nacional de Jujuy, Argentina. É coordenadora da REDECENTRO na UFG e membro do Comitê de Assessoramento da FAPEG.
Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz é Doutora e mestra em Educação. Professora titular do Instituto Federal de Goiás e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática e do Programa em Rede Nacional de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. É pesquisadora colaboradora da Redecentro. Atualmente, exerce a função de Coordenadora da Editora IFG.
Ementa
Este livro oferece contribuições teóricas e práticas para ajudar os pesquisadores, os formadores de professores e os professores em atividade a fazerem frente às políticas curriculares que não têm alcançado o caráter dialético da formação escolar humana. Os capítulos dão aval a uma proposta pedagógica que propicia aos professores instrumentos conceituais e meios para ajudar a promover o pensamento teórico-conceitual dos alunos para que possam se desenvolver cognitiva, afetiva e moralmente.
Dados bibliográficos da obra
PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. (Orgs). Fundamentos psicológicos e didáticos do Ensino Desenvolvimental. Uberlândia: EDUFU, 2017.
Súmula curricular da autora
Andrea Maturano Longarezi é Doutora em Educação Escolar. Atualmente é professora associada da UFU, atuando no PPGE-FACED dessa instituição; editora-chefe da revista Obuchenie. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente, da UFU, e é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade Pedagógica, da USP.
Roberto Valdés Puentes é Doutor em Educação. Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Educação da FACED/UFU, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente. Dirige a Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática da Editora da UFU. Pesquisa e escreve sobre Didática Desenvolvimental.
Ementa
Esta obra surge del trabajo sostenido que los miembros de la Red de Estudios sobre Educación ejecutan, con la finalidad del fortalecimiento conceptual, metodológico y práctico de las Ciencias de la Educación. En esta edición se definen conceptos a partir del debate y la sistematización de teorías que realizan varios autores, se presentan experiencias prácticas aplicadas en el aula, metodologías que buscan soluciones a problemas didácticos, procesos sustantivos universitarios menos abordados desde la epistemología, estudios comparados sobre concepciones pedagógicas, entre otros valiosos temas.
Dados bibliográficos da obra
ROMÁN CAO, E. et. al. (orgs.). Epistemología y práctica educativa en las instituciones de Educación Superior. Lima: Editorial REDEM, 2017.
Súmula curricular do autor
Eldis Román Cao es Doctor em Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular de la Universidad de Sancti Spíritus, Cuba. Docente de la Universidad Técnica de Manabí, Ecuador. Experto de la Junta de Acreditación Nacional, Cuba. Director asociado de la Revista Estrategía y Gestión Universitaria. Coordinador de la Maestría en Ciencias de la Educación Superior.
Ementa
Esta obra es la continuidad de un trabajo de producción científica emprendido por la Red de Estudios sobre Educación. Investigadores y docentes de América Latina exponen las mejores experiencias de su práctica docente. En esta edición se abordan problemáticas sobre la gestión de la educación superior, la didáctica y el aprendizaje universitario, la enseñanza de idiomas, la formación de tecnólogos y de docentes para contextos hospitalarios, la orientación familiar, el posgrado, la práctica docente en un escenario tecnológico, la mentoría y la investigación.
Dados bibliográficos da obra
ROMÁN CAO, E. et. al. (Orgs.). Escenarios educativos latinoamericanos. Una mirada desde las universidades. Lima: Editorial REDEM, 2018.
Súmula curricular do autor
Eldis Román Cao es Doctor em Ciencias Pedagógicas. Profesor Titular de la Universidad de Sancti Spíritus, Cuba. Docente de la Universidad Técnica de Manabí, Ecuador. Experto de la Junta de Acreditación Nacional, Cuba. Director asociado de la Revista Estrategía y Gestión Universitaria. Coordinador de la Maestría en Ciencias de la Educación Superior.
Ementa
Este livro, que reúne experiências de diferentes áreas da Educação em diversas instituições nacionais, vem ao encontro da necessidade de se divulgarem e discutirem os resultados que vêm sendo apresentados por esses Programas de Pós-graduação, assim como buscar respostas para as questões que nos desafiam no cotidiano escolar. A questão da política pública educacional, a história dos mestrados profissionais, as experiências do dia a dia da formação de professores, os conhecimentos que ela deve proporcionar, bem como os desafios postos à educação escolar na atualidade são alguns dos temas aqui debatidos e partilhados...
Dados bibliográficos da obra
GUIMARÃES, S.; GONÇALVES NETO, W. (orgs). Mestrado profissional: implicações para a educação básica. Campinas: Editora Alínea, 2018.
Súmula curricular dos organizadores
Selva Guimaraes é Licenciada em Estudos Sociais pela UFU e graduada em História pela mesma universidade. Mestre e doutora em História Social pela USP. Realizou pós-doutorado em Educação na UNICAMP e estágio sênior na Universidad Autonoma de Barcelona. É docente dos programas de pós-graduação em Educação da UNIUBE e da UFU e Pesquisadora de Produtividade do CNPq.
Autora de artigos no campo da Educação, tem livros publicados nas áreas de formação de professores, educação básica e ensino de História.
Wenceslau Gonçalves Neto é graduado em História pela PUC-Campinas, mestre em História pela UNICAMP e doutor em História pela USP, com estágio pós-doutoral em História da Educação na Universidade de Lisboa. Professor dos programas de pós-graduação em Educação da UNIUBE e da UFU. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG.
Ementa
O presente livro é o último da trilogia Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Como parte da Série Ensino Desenvolvimental, da Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática e do Colóquio Internacional, coordenados pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente, este trabalho está vinculado às atividades da linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas, do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.
Dados bibliográficos da obra
PUENTES, R. V.; LONGAREZI, A. M. (orgs). Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos – Livro III. Anhangabaú, Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2019.
Súmula curricular dos organizadores
Andrea Maturano Longarezi é Doutora em Educação Escolar. Atualmente é professora associada da UFU, atuando no PPGE-FACED dessa instituição; editora-chefe da revista Obuchenie. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente, da UFU, e é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade Pedagógica, da USP.
Roberto Valdés Puentes é Doutor em Educação. Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Educação da FACED/UFU, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente. Dirige a Coleção Biblioteca Psicopedagógica e Didática da Editora da UFU. Pesquisa e escreve sobre Didática Desenvolvimental.
Ementa
Este volumen contiene un lúcido acercamiento a las razones y consecuencias de una humanidad enferma de crisis sistémica, y orienta la mirada hacia propuestas de cambios capitales a operar globalmente para alcanzar el buen vivir sostenible. En palabras de los autores: “Si consideramos necesario reinventar la educación, lo hacemos porque la policrisis de la humanidad contemporánea no tiene salidas si utilizamos las herramientas y el pensamiento que nos han hecho caer en ella. […] Reinventar la educación significa enlazar la ciudadanía con la transformación de la política y las reformas del pensamiento y la enseñanza; fundir en una las reformas del pensamiento, la enseñanza, la política y la vida”.
Dados bibliográficos da obra
MORIN, E.; DELGADO DÍAZ, C. J. Reinventar la educación. Abrir caminos a la metamorfosis de la humanidad. La Habana: Editorial UH, 2017.
Súmula curricular dos autores
Edgar Morin es filósofo, antropólogo y sociólogo. Director Emérito del Centro Nacional de Investigaciones Científicas de Francia. Autor de El método, y una vasta obra académica y publicista en la que ha desarrollado y extendido a varios campos del saber humano el concepto filosófico de “pensamiento complejo”. Los temas de la educación están presentes a lo largo de su amplia y profunda obra, siempre vinculados a las problemáticas política y ambiental.
Carlos Jesús Delgado Díaz es filósofo y profesor universitario. Profesor Titular y Decano de la Facultad de Filosofía, Sociología e Historia de la Universidad de La Habana. Académico Titular de la Academia de Ciencias de Cuba. En sus investigaciones se vinculan pensamiento complejo, bioética, medio ambiente y educación.
Ementa
Para Bengt-ÅkeLundvall, una de las voces más prestigiosas a nivel internacional en los asuntos tratados en Vinculación universidad-sector productivo para fortalecer los sistemas nacionales de innovación: experiencias de Cuba, México y Costa Rica: “Este libro puede ser un importante paso para el entendimiento del “aprendizaje a través de la interacción” entre universidad y sociedad”. Más de veinte expertos de cinco países aúnan esfuerzos para evaluar prácticas, ejercer el criterio desde el saber y el testimonio; para pensar y proyectar la educación superior y la investigación y producción científicas en sus conexiones con el sector productivo y la sociedad.
Dados bibliográficos da obra
DUTRÉNIT, G.; NÚÑEZ JOVER, J. (orgs.). Vinculación universidad-sector productivo para fortalecer los sistemas nacionales de innovación: experiencias de Cuba, México y Costa Rica. La Habana: Editorial UH, 2017.
Súmula curricular dos organizadores
Gabriela Dutrénit es investigadora y docente del Posgrado en Economía y Gestión de la Innovación de la Universidad Autónoma Metropolitana, México D. F. Obtuvo el doctorado en Economía de la Innovación en el Science Policy Research Unit de la Universidad de Sussex, Inglaterra. Es miembro regular de la Academia Mexicana de Ciencias, del Sistema Nacional de Investigadores y del comité científico Internacional de Global Network for Economics of Learning, Innovation, and Competence Building Systems.
Jorge Núñez Jover es Doctor en Filosofía. Profesor titular de la Universidad de La Habana. Académico titular de la Academia de Ciencias de Cuba. Coordinador académico de la red GUCID y coordinador general de la red UHDEL. Presidente de la Cátedra CTS+I de la Facultad de Química de la Universidad de La Habana. Coordinador de Ciencia y Sociedad de la red iberoamericana CYTED y miembro del Consejo Superior de FLACSO.
Ementa
Quince ensayos, que ofrecen resultados de investigación y de experiencias de la ejecución de proyectos de desarrollo local, dan fe de cuánto puede conseguir la educación superior en vínculo estrecho con los gobiernos e instituciones territoriales, con los agentes principales de los municipios y con la gente que, estando necesitada de cambios, aquí también se convierte en protagonista de las transformaciones. De igual modo, el volumen ofrece nociones actualizadas sobre el tema de lo local y el desarrollo, tanto en lo teórico como desde la praxis, a la vez que presenta balance de la situación al respecto en el país, con sus logros y con los obstáculos y retos a enfrentar.
Dados bibliográficos da obra
NÚÑEZ JOVER, J.; PÉREZ SÁNCHEZ, A. (orgs.). Desarrollo local y educación superior. Experiencias desde la Universidad de La Habana. La Habana: Editorial UH, 2018.
Súmula curricular dos organizadores
Jorge Núñez Jover es Doctor en Filosofía. Profesor titular de la Universidad de La Habana. Académico titular de la Academia de Ciencias de Cuba. Coordinador académico de la red GUCID y coordinador general de la red UHDEL. Presidente de la Cátedra CTS+I de la Facultad de Química de la Universidad de La Habana. Coordinador de Ciencia y Sociedad de la red iberoamericana CYTED y miembro del Consejo Superior de FLACSO.
América Pérez Sánchez es Doctora en Filosofía. Profesora titular de la Universidad de La Habana. Miembro de la Cátedra CTS+I de la Facultad de Química y coordinadora ejecutiva de UHDEL.
Ementa
A presente obra foi construída por alguns dos membros participantes dos coletivos nacionais de educação popular em saúde. São textos de educadores, educadoras, pesquisadores, pesquisadoras, militantes de movimentos sociais e de práticas comunitárias, trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Saúde; todos e todas em uma busca contínua de criar, exercitar, aprimorar, refletir e aprender com práticas concretas de construção social.
Dados bibliográficos da obra
SOARES DE ARAÚJO, R.; CARNEIRO CRUZ, P. J. (orgs.). Educação popular e práticas sociais: ação, processo formativo e construção do conhecimento. João Pessoa: Editora do CCTA, 2018.
Súmula curricular dos organizadores
Renan Soares de Araújo é graduando do curso de Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular. Bolsista do Projeto de Pesquisa e Extensão – Vivências de Extensão em Educação Popular no Sistema Único de Saúde.
Pedro José Santos Carneiro Cruz é docente do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba. Está vinculado também ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação. É líder do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular e coordenador do Projeto de Pesquisa e Extensão – Vivências de Extensão em Educação Popular no Sistema Único de Saúde.
Ementa
A Aventura do Encontro é um livro dedicado a pensar este milagre e esta aventura: O Encontro com o Outro. Um livro sobre a descoberta do Outro em nossas vidas. E a descoberta de que é apenas com Ele e através dele que Eu me reencontro e redescubro, entre o reconhecimento, a acolhida e o afeto. Eis um livro que acredita que a autoajuda começa na alter ajuda, e na partilha da Vida junto à Pessoa do Outro, como o melhor caminho para que Eu me encontre a mim mesmo.
Dados bibliográficos da obra
BRANDÃO, C. R. A aventura do encontro. Escritos sobre u Outro e Eu. Curitiba: Editora CRV, 2019.
Súmula curricular do autor
Carlos Rodrigues Brandão é professor universitário, antropólogo, educador popular e autor de pouco mais de oitenta livros, entre a antropologia, a educação e a literatura. Foi professor de mais de dez universidades, entre a USP, a UNICAMP e outras universidades do País. É Comendador da Ordem do Mérito Científico, pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, Doutor Honoris Causa pela UFG e pela Universidad Nacional de Lujan, professor Emérito pela UFU e pela Unicamp. É também Fellow do St. Edmund’s College, da Universidade de Cambridge. Continua vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UNICAMP.
Ementa
Afinal, quem sou Eu? Quem somos Nós, os Seres Humanos? Surgimos como, aqui na Terra? E como nos transformamos nos seres que somos agora? Somos um mero produto do acaso? Somos o sopro da amorosa vontade de um Deus? Somos nós próprios os senhores de nossas vidas e de nossos destinos? Como, desde os nossos primeiros ancestrais, saltamos da natureza de que somos parte, para a cultura que criamos, para nos transformarmos nos seres que somos? E o nosso futuro? E o futuro da “casa-Nave” que habitamos, o Planeta Terra? [...] Se estas e outras são perguntas que Você faz, sempre, ou de vez em quando, então você gostará de ler Do Polegar ao Pensamento.
Dados bibliográficos da obra
BRANDÃO, C. R. Do Polegar ao Pensamento: escritos de antropologia para educadores. Curitiba: Editora CRV, 2019.
Súmula curricular do autor
Carlos Rodrigues Brandão é professor universitário, antropólogo, educador popular e autor de pouco mais de oitenta livros, entre a antropologia, a educação e a literatura. Foi professor de mais de dez universidades, entre a USP, a UNICAMP e outras universidades do País. Continua vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UNICAMP.
Ementa
Este livro adentra ao universo encantado da poesia, mergulhando nas águas profundas das rimas, dos sentimentos, dos encantos, dos momentos. A poeta transmite mensagens, cores e sabores, situações e amores. Com um olhar subjetivo, a poesia comunica-se com o mundo, revela multiplicidade de interpretações em cada verso, em cada estrofe, em cada rima. Que este livro permita ao leitor mergulhar num mundo onde a fantasia se faz presente, onde o sol se faz nascente e onde o amor se faz crescente.
Dados bibliográficos da obra
PAIVA, B. Sintonia da alma. Rio de Janeiro: Bonecker, 2019.
Súmula curricular da autora
Bárbara Paiva possui graduação em Direito pela Faculdade Talentos Humanos, Especialização em andamento em Direito Tributário pela Universidade de Uberaba. É mestranda em Educação na Universidade de Uberaba.
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