EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CAMINHOS E DESCOBERTAS
Área de conhecimento
ADRIANA VAZ EFISIO EMANUEL

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PE PR RJ RS SC SP Mapa do Brasil
Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria n° 544 - MEC de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988) e Credenciada pela Portaria n ° 1.871, de 02/06/2005. Aprovado pela Resolução n° 04/2003, de 17/06/2003.
A Educação a Distância (EAD) na Uniube, no Brasil e no mundo. EAD: conceitos e preconceitos. Construção de saberes na modalidade a distância: possibilidades educacionais e tecnológicas. A sociedade da informação. A EAD como campo de atuação gerencial e pedagógica.

OBJETIVO GERAL:Construir conhecimentos acerca dos fundamentos filosóficos, históricos e pedagógicos da Educação a Distância.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Apresentar a modalidade de educação a distância, suas origens e as diferentes concepções que envolvem suas práticas.

• Compreender a trajetória histórica da EAD e suas implicações no âmbito educacional.

• Analisar a prática e o desenvolvimento de projetos em educação a distância sob vários aspectos: político, sociológico, econômico, educativo.

• Analisar a modalidade de educação a distância, buscando estabelecer os nexos teóricos e práticos entre as práticas experimentadas em diversas experiências realizadas e as questões que se revelam na utilização das atuais tecnologias de interação e comunicação.

• Fomentar o espírito de abertura, de criatividade, de inovação, de credibilidade e de experimentação na prática da educação a distância.

• Contexto histórico da EAD na Uniube, no Brasil e no mundo.

• Conceitos e preconceitos na modalidade de educação a distância.

• A EAD e a legislação brasileira.

• Educação e tecnologias.

• A sociedade da informação e seus impactos na educação.

• Práticas pedagógicas e gerenciais na modalidade de educação a distância.

O material didático indicado neste módulo estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem "Uniube On-line", constando de leituras específicas e outras atividades de enriquecimento.
O módulo é composto por duas aulas transmitidas em tempo real, o que possibilita ao aluno mais interação com o professor, a resolução imediata de suas dúvidas e a integração com os colegas.
As atividades propostas objetivam a reflexão crítica da realidade sustentada em sólidos referenciais teóricos, permitindo a interlocução entre os professores e os cursistas.
Ao final, será realizada uma avaliação on-line, no próprio ambiente do curso.

Os fóruns e a atividade que deverá postar no portfólio serão avaliados em 20 pontos, no total.
Você irá realizar uma avaliação, com dez (10) questões objetivas. Essa avaliação é realizada no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem e poderá consultar todo o material indicado para estudo.
Na 4ª semana de estudos, você deverá fazer uma avaliação no valor de 80 pontos. Você deverá alcançar, no mínimo, 70% dos pontos distribuídos, ou seja, 56 pontos. Caso não consiga na primeira oportunidade, o sistema disponibilizará mais duas avaliações substitutivas, na mesma semana.
Atenção!!! Fique atento(a) para não perder o prazo para a realização da avaliação.
Veja, a seguir, como está distribuída a pontuação deste módulo:

PONTUAÇÃO/OBSERVAÇÕES:
Fórum 1: Não será pontuado.
Fórum 2: 4 pontos
Fórum 3: 4 pontos
Portfólio: 10 pontos (pesquisa de campo).
Aulas on-line: 1 ponto cada aula, se o aluno participar em tempo real.
Avaliação on-line: 80 pontos

Total do módulo: 100 pontos

Não perca a oportunidade de concluir com sucesso e tranquilidade esse módulo tão interessante e instigador!

Você será aprovado(a) no MÓDULO, se alcançar média igual ou superior a 70% da pontuação distribuída, ou seja,70 pontos.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário