EXTENSÃO EM PSICOPEDAGOGIA: EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

Início do curso em: 17/04/2017
Término do curso em: 16/05/2017

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PE PR RJ RS SC SP Mapa do Brasil
Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria n° 544 - MEC de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988) e Credenciada pela Portaria n ° 1.871, de 02/06/2005. Aprovado pela Resolução n° 04/2003, de 17/06/2003.
Estudo das relações entre desenvolvimento humano, as dificuldades de aprendizagem; o professor como pessoa em desenvolvimento e suas interferências no processo de aprendizagem; compreensão do papel das relações interpessoais como uma condição necessária e motivadora das ações educativas.

OBJETIVO GERAL: Discutir aspectos relacionados à aprendizagem e desenvolvimento em diferentes abordagens educacionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Estudar sobre os aspectos que envolvem as dificuldades de aprendizagem.

• Analisar a importância do professor no processo ensino e aprendizagem.

1. Desenvolvimento e aprendizagem

1.1 Conceitos e características do desenvolvimento aprendizagem segundo algumas abordagens.

1.1.1 Abordagem inatista-maturacionista

1.1.2 Abordagem comportamentalista.

1.1.3 Abordagem piagetiana.

1.1.4 Abordagem histórico-cultural

2. As dificuldades de aprendizagem: pontos e contrapontos.

2.1 A medicalização da educação

2.2 Problemas de desenvolvimento e aprendizagem

3. Mediação do professor no processo ensino e aprendizagem

3.1 Interação professor - aluno.

Os conteúdos serão desenvolvidos por meio de leituras específicas e complementares, vídeos, participação nos fóruns virtuais de aprendizagem e nas aulas via internet em tempo real.
A orientação de estudos será realizada pela professora responsável pelo módulo, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem "Uniube On-line".
O ambiente virtual será utilizado como espaço interativo e colaborativo para a aprendizagem e a ferramenta FÓRUM para trocas de informações, para reflexões, para o debate e para propiciar a participação dos alunos.
A ferramenta CENTRAL DE MENSAGENS será um dos espaços que as professoras entrarão em contato com os alunos.
A ferramenta PORTFÓLIO será utilizada como espaço para postagem de atividades, no decorrer do módulo.

Você será avaliado(a) no decorrer desse módulo, por meio de avaliação formativa e somativa, no ambiente virtual de aprendizagem "Uniube On-line".
A sua participação nos FÓRUNS, as interações, o cumprimento das tarefas solicitadas e a qualidade de suas reflexões e interferências serão observadas.
Ao final do Módulo "Psicopedagogia: educação, aprendizagem e desenvolvimento", será aplicada uma avaliação com dez (10) questões objetivas. Essa avaliação é realizada no próprio ambiente virtual de aprendizagem e você pode consultar todo o material de estudo.
A pontuação, no módulo, será distribuída da seguinte forma:
- 20 pontos = no desempenho e na participação no ambiente (atuação nas ferramentas de comunicação e de interação). Confira como ficará essa pontuação, a seguir.

-Portfólio: 10 pontos.

a) Fazer um quadro comparativo das abordagens trabalhadas.

b) Fazer um texto sobre Educação e Medicalização de até 2 páginas.

c) Apresentar propostas de como o professor e o psicopedagogo podem realizar mediações a fim de favorecer o processo de aprendizagem do aluno.
Observação: As tarefas acima deverão ser inseridas no PORTFÓLIO.

-Fórum 1: 2 pontos. 1 ponto para o comentário sobre o tema e 1 ponto para participação no comentário dos colegas.

-Fórum 2: 2 pontos. 1 ponto para comentário sobre o tema e 1 ponto para participação no comentário dos colegas.

-Aula on-line: Será distribuído 1 ponto de participação em cada aula on-line. No total serão 2 pontos distribuídos entre as 2 aulas do módulo.

-Avaliação on-line (questões objetivas): 80 pontos.
CASO VOCÊ NÃO ALCANCE 70% DOS PONTOS DISTRIBUÍDOS NA AVALIAÇÃO ON-LINE, ou seja, 56 pontos, você terá a oportunidade de realizar até duas avaliações substitutivas para aprovação no módulo. Lembre-se de que as avaliações serão disponibilizadas no mesmo período e que você poderá estar com o seu material de estudos em mãos, ao realizar essas avaliações.

Total distribuído no módulo = 100 pontos.
Você é aprovado(a), no módulo, se alcançar nota igual ou superior a 70 pontos.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário