EXTENSÃO EM PSICOPEDAGOGIA E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: INTERVENÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Área de conhecimento
MARCIA GUIMARAES OLIVEIRA DE SOUZA

Inscrição até dia: 12/02/2017
Início do curso em: 17/02/2017
Término do curso em: 16/03/2017

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PE PR RJ RS SC SP Mapa do Brasil
Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria n° 544 - MEC de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988) e Credenciada pela Portaria n ° 1.871, de 02/06/2005. Aprovado pela Resolução n° 04/2003, de 17/06/2003.
Estudo dos fundamentos do ensino da matemática em seus primeiros passos. Intervenção Psicopedagógica no processo de aquisição do conhecimento matemático.

OBJETIVO GERAL: Desenvolver estudos e discussões sobre a construção do conhecimento da matemática, as dificuldades nesse processo, o diagnóstico e a Intervenção Psicopedagógica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Discutir sobre o desenvolvimento cognitivo e as características das diferentes fases.

• Refletir sobre o processo de construção dos conceitos e conteúdos matemáticos.

• Fornecer orientações sobre as dificuldades de aprendizagem na matemática.

• Subsidiar os alunos quanto à realização do diagnóstico das dificuldades de matemática.

• Desenvolver conhecimentos acerca da Intervenção Psicopedagógica nas dificuldades de matemática.

1. Desenvolvimento Cognitivo e aprendizagem da matemática
1.1. Estágios do desenvolvimento: principais características.
1.2. A construção do conhecimento do número e dos conceitos da matemática.

2. Dificuldades de aprendizagem da matemática.

3. Diagnóstico das dificuldades de aprendizagem matemática.
3.1. As provas operatórias na avaliação das dificuldades de aprendizagem.

4. Estratégias de Intervenção nas dificuldades de aprendizagem matemática.

Para desenvolver aprendizagem utilizaremos o Ambiente Virtual de Aprendizagem e as aulas via internet, em tempo real. No ambiente virtual é preciso que o aluno faça interlocuções e interconexões entre os diversos caminhos que ele percorreu no ambiente, atentando-se para as intervenções dos colegas. Este movimento é fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento para que não se desassocie da vida humana e das relações sociais. Estas relações provocam mudanças tanto na forma de se relacionar no AVA como com a temática em questão. O AVA é um espaço do vir a ser, por ser um ambiente que está sujeito a ações imprevistas que complementam a complexidade dialógica do contexto. Teremos como ferramentas: Fóruns, Portfólio, central de mensagens.

Você será avaliado, no decorrer desse Módulo, por meio de avaliação formativa e somativa, no Ambiente Virtual de Aprendizagem "Uniube On-line". Além de sua participação nos FÓRUNS, serão observados o seu desenvolvimento conceitual, procedimental e atitudinal ao longo das interações, no cumprimento das tarefas solicitadas e na qualidade de suas reflexões e interferências.

Ao final da jornada de estudos e reflexões, no Módulo: PSICOPEDAGOGIA E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: INTERVENÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, você fará uma avaliação, com dez (10) questões objetivas. Essa avaliação é realizada no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem e você pode estar com todo o material de estudo em mão.

A pontuação, no módulo, será distribuída da seguinte forma:

20 pontos - pelo cumprimento de atividades, desempenho e participação no ambiente (atuação nas ferramentas de comunicação e interação). Confira como ficará essa pontuação no quadro a seguir:

• Portfólio - 10 pontos

• Fórum 1: 4 pontos

• Fórum 2: 4 pontos

• 2 Aulas on-line em tempo real: 1 ponto de participação em cada aula.

80 pontos - prova on-line com 10 questões.

O aluno será aprovado no módulo caso consiga alcançar nota igual ou maior que 70 pontos.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário