EXTENSÃO EM COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
Área de conhecimento

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PE PR RJ RS SC SP Mapa do Brasil

Meios de Comunicação interpessoal. Uso adequado dos recursos de linguagem e facilitadores. Formas de comunicação. Estilos interpessoais versus impactos gerenciais. A comunicação interna como instrumento de gestão. Estratégias de comunicação. Gerenciando a diversidade cultural.

GERAL:

O objetivo geral é mostrar ao aluno como atuar na organização e proporcionar a compreensão teórica e prática da comunicação no ambiente organizacional, focando na capacidade de lidar e reverter conflitos interpessoais no trabalho.

ESPECÍFICOS:

Despertar sobre o entendimento da importância das relações interpessoais e interação social nas diversas áreas de atuação do indivíduo; favorecer conhecimento sobre o papel da comunicação e recursos de linguagem como forma de desenvolver competências para um trabalho de equipes eficaz; e propiciar conhecimentos acerca da importância do papel estratégico do indivíduo no grupo, tendo em vista as transformações e exigências do mercado de trabalho.

- O processo de comunicação.

- Comunicação ascendente, descendente e lateral.

- Comunicação oral, escrita e não verbal.

- Comunicação organizacional.

- Barreiras para a comunicação eficaz.

- Comunicação multicultural.

O material didático indicado neste módulo estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem ?UNIUBE ON LINE?, constando de leituras específicas bem como outras atividades afins. O aluno é acompanhado por um professor da área, no decorrer do módulo.

A avaliação será efetuada no próprio ambiente virtual.

A avaliação da aprendizagem ocorrerá ao longo da disciplina, por meio da avaliação online, constituída por 10 (dez) questões de múltipla escolha, atividades de estudos que serão postadas na ferramenta Portfólio, e por meio dos fóruns temáticos.

A distribuição dos pontos será realizada da seguinte forma:

Pontuação: (pontos)

Fórum 1

Fórum 2

Portfólio

Avaliação online

Você será aprovado na disciplina se obtiver média maior ou igual a 7 (sete).

Antes de realizar as atividades, é imprescindível a realização das leituras e assistir aos vídeos indicados.

O desenvolvimento das Atividades é de suma importância para que você não só verifique o nível de compreensão acerca do componente estudado, mas que consiga, sobretudo, prosseguir o seu estudo, para que perceba se conseguiu atingir, ao final dos estudos, os objetivos propostos a serem alcançados.

Nos fóruns vamos ter o prazer de discutir temas polêmicos da disciplina.

Agora é só teclar, lembrando que o professor será o mediador.

Todas as atividades são essenciais para o seu aprendizado, por isso, não se descuide de nenhuma das atividades que lhe forem propostas.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário