EXTENSÃO EM TECNOLOGIA ASSISTIVA

Início do curso em: 15/04/2017
Término do curso em: 14/05/2017

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PE PR RJ RS SC SP Mapa do Brasil

Conceitos da Tecnologia Assistiva (TA). Categorias e Modalidades da TA rompendo barreiras para o aprendizado. Avaliação e implementação da TA. Recursos e serviços. Material escolar adaptado.

GERAL: Proporcionar, aos profissionais envolvidos na área educacional, especialmente no contexto da educação especial e educação inclusiva, o estudo da tecnologia assistiva como área interdisciplinar de conhecimento e prática que objetiva a inclusão social.

ESPECÍFICOS:

• Introduzir o conceito e a terminologia oficial sobre tecnologia assistiva.
  • Apresentar as características e a classificação dos tipos de recursos, estratégias, práticas e serviços de tecnologia assistiva, com enfoque no contexto da educação especial/inclusão.
  • Desenvolver habilidades para reconhecimento e uso da tecnologia assistiva no âmbito da educação especial/inclusão.

1. Introdução e apresentação da fundamentação e conceitos da tecnologia assistiva (ajudas técnicas).
2. Categorias de tecnologia assistiva (características e classificação).
3. Tecnologia assistiva no Atendimento Educacional Especializado:
    -  Avaliação e implementação de tecnologia assistiva.

4. Material escolar adaptado:
    -  Acessibilidade arquitetônica.
    -  Adequação de materiais pedagógicos.
    -  Uso de comunicação alternativa e ampliada (CAA).
    -  Uso de mobiliário adequado.

O aluno terá aulas via internet, em tempo real, que poderá assistir e interagir de sua própria casa e/ou aulas gravadas.
O módulo terá acompanhamento de um professor, que será responsável pela interação, comunicação e motivação dos participantes do curso.
Os conteúdos serão desenvolvidos por meio de leituras específicas e complementares, de atividades individuais e avaliações no ambiente virtual de aprendizagem; da participação nos fóruns virtuais, permitindo ao aluno reflexões e análises sobre os conteúdos ministrados.

Neste componente, os alunos serão avaliados em vários momentos, a seguinte forma:

- Participação no FÓRUM 1 = 10 pontos.
- Participação no FÓRUM 2= 10 pontos.
- Trabalho a ser postado no PORTFÓLIO = 20 pontos.
- Avaliação on-line, com questões objetivas (no ambiente virtual "Uniube On-line") - 60 pontos.
Para ser aprovado no componente, o aluno deverá ter nota igual ou superior a 70 pontos.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário