EXTENSÃO EM GESTÃO DE STRESS E QUALIDADE DE VIDA
Área de conhecimento
MARCIA GUIMARAES OLIVEIRA DE SOUZA

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PE PR RJ RS SC SP Mapa do Brasil
Estudo dos processos envolvidos na etiologia do stress crônico, dos recursos técnicos para identificação de estressores no trabalho e do desenvolvimento de estratégias de enfrentamento eficazes. Aplicações práticas do manejo do stress na gestão da sala de aula.
- Compreender os mecanismos do stress e identificar estressores associados ao stress docente;

- Ressignificar eventos estressores associados à prática docente;

- Aplicar os conhecimentos adquiridos em prol da melhoria da relação professor-aluno e da qualidade de vida no trabalho.

- Stress: conceito, mecanismos e papel no processo saúde-doença;

- Stress docente: características e especificidades;

- Implicações do stress no processo ensino-aprendizagem;

- Identificação de estressores no ambiente de trabalho e desenvolvimento de estratégias de coping (enfrentamento) eficazes;

- Modelagem de fatores internos e comportamentais geradores de stress;

- Aplicações práticas na gestão da sala de aula.

O fluxo do processo ensino-aprendizagem se dará a partir da apreensão individual do tema através de estudo teórico, seguido pelo compartilhamento do conhecimento através de discussões em fóruns e pelo aprofundamento através de aulas online, análise de vídeo com postagem em portfólio, elaboração de portfólio individual, análise dos portfólios dos colegas e montagem de glossário colaborativo. Como forma de consolidar o conhecimento, o aluno redigirá em portfólio seu percurso durante o módulo e realizará prova objetiva.
Dois FÓRUNS de discussão. Critérios: quantidade de participações com pertinência nas contribuições, atitude cooperativa, comunicação assertiva. Cada fórum tem o valor de 20 pontos.

Análise de vídeo e postagem em PORTFÓLIO.. Critérios: número de postagens com consistência teórica, contribuição efetiva para ampliação do conhecimento do grupo; cumprimento da atividade no prazo, capacidade de articulação entre teoria e prática. Valor: 10 pontos.

Análise de Determinantes Sociais em Saúde. Critérios: cumprimento da atividade no prazo, capacidade de articulação entre teoria e prática. Valor: 10 pontos.

Avaliação por pares. Critérios: consistência teórica da análise realizada; cumprimento da tarefa dentro do prazo; capacidade de comunicação assertiva. - Pesquisa/compartilhamento de experiência. Critérios: lógica e coerência, consistência teórica, pontualidade no cumprimento da tarefa. Valor:10 pontos.

Diário postado em PORTFÓLIO. Critérios: qualidade do processo de introspecção e reflexão acerca da própria experiência traduzida em insights e novas compreensões acerca das questões cotidianas associadas ao tema; pontualidade no cumprimento da tarefa. Valor: 10 pontos

Prova Objetiva: Critérios: aprovação com, no mínimo, 70% da pontuação distribuída. Valor: 20 pontos.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário