EXTENSÃO EM ASPECTOS ECONÔMICOS DE PROJETOS DE IRRIGAÇÃO
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
LEONARDO CAMPOS DE ASSIS

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PE PR RJ RS SC SP Mapa do Brasil
Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria n° 544 - MEC de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988) e Credenciada pela Portaria n ° 1.871, de 02/06/2005. Aprovado pela Resolução n° 04/2003, de 17/06/2003.
Capacitar o aluno a modelar e analisar as relações técnicas, econômicas e sociais em projetos de irrigação, com perspectivas de planejamento da produção. Fornecer bases para desenvolvimento de pesquisas relativas à otimização da operação e manejo de sistemas agrícolas irrigados. Lâmina e econômica, lucros operacionais, custos, irrigação com déficit.
OBJETIVO GERAL

(1) PRINCÍPIOS PARA MANEJO RACIONAL DA ÁGUA NA PARCELA: - Funções de resposta das culturas à irrigação; - Modelos para descrever a uniformidade e eficiência da irrigação; - Lâmina ótima de irrigação; - Irrigação com déficit hídrico.

(2) MODELOS PARA PLANEJAMENTO OTIMIZADO DE SISTEMAS AGRÍCOLAS IRRIGADOS - Modelos de programação linear; - Análise de sensibilidade do modelo de PL; - Solução analítica dos modelo de PL; - O problema dual; - Modelo de programação convexa separável; - Modelo de programação inteira; - Programação linear probabilística; - Modelos de PL para minimização de risco.

(3) MODELOS DE SIMULAÇÃO PARA PLANEJAMENTO DA IRRIGAÇÃO: - Previsão de disponibilidade e consumo de água.

(4) ANÁLISE DE CUSTOS DE SISTEMAS DE RECALQUE DE ÁGUA - Avaliação econômica de instalações elevatórias; -Modalidades de aplicação de tarifas de energia elétrica.

(5) DECISÕES DE INVESTIMENTOS SOB CONDIÇÕES DE RISCO E INCERTEZA - Análise não probabilística da incerteza; análise estatística do risco; simulação do risco.

O material didático indicado neste módulo estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem ?Uniube On-line?, constando de leituras específicas e outras atividades de enriquecimento.

O módulo é composto por duas aulas transmitidas em tempo real, o que possibilita ao aluno mais interação com o professor, a resolução imediata de suas dúvidas e a integração com outros alunos.

As atividades propostas objetivam a reflexão crítica da realidade sustentada em sólidos referenciais teóricos, permitindo a interlocução entre os professores e os cursistas.

Ao final, será realizada uma avaliação on-line, no próprio ambiente do curso.

Os fóruns e a atividade que deverá postar no portfólio serão avaliados em 40 pontos, no total.

Você irá realizar uma avaliação, com dez (10) questões objetivas. Essa avaliação é realizada no próprio ambiente virtual de aprendizagem e poderá consultar todo o material indicado para estudo.

Na 4ª semana de estudos, você deverá fazer uma avaliação no valor de 60 pontos. Você deverá alcançar, no mínimo, 70% dos pontos distribuídos, ou seja, 42 pontos. Caso não consiga na primeira oportunidade, o sistema disponibilizará mais duas avaliações substitutivas, na mesma semana.

Atenção!!! Fique atento(a) para não perder o prazo para a realização da avaliação.

Veja, a seguir, como está distribuída a pontuação deste módulo:

Fórum 1: 10 pontos

Fórum 2: 10 pontos

Portfólio: 20 pontos - Pesquisa de campo.

Avaliação on-line: 60 pontos

Total: 100 pontos

Não perca a oportunidade de concluir com sucesso e tranquilidade esse módulo tão interessante e instigador!

Você será aprovado(a) neste MÓDULO, se alcançar média igual ou superior a 70% da pontuação distribuída, ou seja,70 pontos.

Caso não seja aprovado(a), deverá repetir o componente em regime de DEPENDÊNCIA.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário