EXTENSÃO EM MANEJO DA IRRIGAÇÃO
CIÊNCIAS AGRÁRIAS
LEONARDO CAMPOS DE ASSIS

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PE PR RJ RS SC SP Mapa do Brasil
Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria n° 544 - MEC de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988) e Credenciada pela Portaria n ° 1.871, de 02/06/2005. Aprovado pela Resolução n° 04/2003, de 17/06/2003.
Principais estratégias de manejo de irrigação, avaliação de sistemas de irrigação, métodos baseados no solo, clima e planta.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver um conhecimento sobre os principais métodos e técnicas para manejar um sistema de irrigação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Apresentar a Importância e aplicações dos diferentes formas de manejar os sistemas irrigados
- Conhecer as interações entre os sistemas de irrigação, os cultivos e as formas de manejá-los.
- Estudar os diferentes métodos de manejar um sistema de irrigação, bem com as eficiências dos mesmos.
- Aplicações práticas do manejo da irrigação.
Conceitos.
Necessidade hídrica das culturas: evapotranspiração de referência, evapotranspiração da cultura, coeficientes de cultivo.
Métodos de manejo da irrigação com base no solo, na planta e no clima.
Manejo computadorizado da irrigação.
Requerimentos de lixiviação para controle da salinidade.
Avaliação da uniformidade e da eficiência de irrigação.
Funções de produção.
Automação do controle das irrigações.
Manejo da irrigação em cultivo protegido.
O material didático indicado neste módulo estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem ?Uniube On-line?, constando de leituras específicas e outras atividades de enriquecimento.
O módulo é composto por duas aulas transmitidas via internet, em tempo real, o que possibilita ao aluno mais interação com o professor, a resolução imediata de suas dúvidas e a integração com outros alunos.
As atividades propostas objetivam a reflexão crítica da realidade sustentada em sólidos referenciais teóricos, permitindo a interlocução entre os professores e os alunos.
Ao final, será realizada uma avaliação on-line, no próprio ambiente do curso.
Sua participação nos fóruns e a atividade que deverá postar no portfólio serão avaliados em 40 pontos, no total.

FÓRUM 1 = 10 PONTOS
FÓRUM 2 = 10 PONTOS
PORTFÓLIO = 20 PONTOS

Na 4ª semana de estudos, você deverá fazer uma avaliação no valor de 60 pontos. Você irá realizar uma avaliação, com dez (10) questões objetivas. Essa avaliação é realizada no próprio ambiente virtual de aprendizagem e poderá consultar todo o material indicado para estudo.

Você deverá alcançar, no mínimo, 70% dos pontos distribuídos, ou seja, 42 pontos. Caso não consiga na primeira oportunidade, o sistema disponibilizará mais duas avaliações substitutivas, na mesma semana.

Atenção!!! Fique atento (a) para não perder o prazo para a realização da avaliação.

Não perca a oportunidade de concluir com sucesso e tranquilidade esse módulo tão interessante e instigador!

Você será aprovado(a) neste MÓDULO, se alcançar média igual ou superior a 70% da pontuação distribuída, ou seja,70 pontos.

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário