EXTENSÃO EM IRRIGAÇÃO LOCALIZADA

Início do curso em: 15/02/2017
Término do curso em: 14/03/2017

INFORMAÇÕES GERAIS

Clique sobre algum estado em destaque no mapa abaixo para escolher seu polo de apoio presencial

AM BA CE DF ES GO MG MS PA PE PR RJ RS SC SP Mapa do Brasil
Universidade de Uberaba - Reconhecida pela Portaria n° 544 - MEC de 25/10/1988 - (DOU 26/10/1988) e Credenciada pela Portaria n ° 1.871, de 02/06/2005. Aprovado pela Resolução n° 04/2003, de 17/06/2003.
Gotejo e microaspersão. Caracterização dos sistemas, componentes, funcionamento, dimensionamento completo, principais fabricantes e equipamentos.
OBJETIVO GERAL

a) Proporcionar ao aluno o conhecimento do estado-da-arte dos equipamentos de microirrigação (gotejamento e microaspersão), de maneira a criar uma visão crítica que induza à formulação de hipóteses, visando o desenvolvimento de pesquisas na área de irrigação localizada, b) orientar o aluno para o uso racional dos recursos hídricos e energéticos dentro de um contexto social, c) incentivar a leitura de artigos científicos e o uso de recursos computacionais, d) desenvolvimento e impactos ambientais da irrigação no Brasil e em outros países do mundo.

JUSTIFICATIVA

A microirrigação por sua eficiência e facilidade de implantação, tem contribuído significativamente à expansão da agricultura irrigada no mundo. Idealizada no início do século XX, a irrigação pressurizada se popularizou após a segunda grande guerra, com o aperfeiçoamento dos emissores de água, das bombas centrífugas, dos tubos de alumínio e aço zincado, e mais recentemente com os tubos de PVC e polietileno e demais materiais plásticos. Atualmente, o apelo ambiental por maior eficiência no uso dos recursos hídrico-energéticos, visando a minimização de impactos ambientais, tem contribuído à expansão dos sistemas de aspersão e localizada (gotejamento/microaspersão).

1. Situação atual da irrigação no Brasil e no Mundo: área irrigada, disponibilidade hídrica, disponibilidade energética e estado da arte da indústria de equipamentos de irrigação.

2. Tipos e componentes dos sistemas de irrigação localizada; sistema de filtragem de água; - fatores envolvidos no planejamento dos sistemas; - seleçãp de emissores e critérios de projetos; - estratégias para projeto do sistema; - hidráulica e dimensionamento das linhas laterais; - método estatístico para dimensionamento das laterais; - hidráulica e dimensionamento das linhas de derivação; - hidráulica e dimensionamento da linha principal.

3. Estações de bombeamento - Projetos de plataformas fixas, flutuantes e submersas.

4. Utilização de recursos computacionais na elaboração de projetos de irrigação: Autocad e seus aplicativos Wcad, Excell, etc.

5. Irrigação localizada. Tópicos avançados em sistemas do tipo gotejamento e microaspersão: a) novos componentes disponíveis no mercado b) ensaios de uniformidade; c) entupimento de emissores: causas, controle e monitoramento ; d) critérios de projeto; e) dimensionamento econômico de linhas telescópicas de derivação com base em minimização do peso de PVC e polietileno. Projeto de um sistema de irrigação localizada para grandes áreas.

O material didático indicado neste módulo estará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem ?Uniube On-line?, constando de leituras específicas e outras atividades de enriquecimento.

O módulo é composto por duas aulas transmitidas via satélite, em tempo real, o que possibilita ao aluno mais interação com o professor, a resolução imediata de suas dúvidas e a integração com outros alunos.

As atividades propostas objetivam a reflexão crítica da realidade sustentada em sólidos referenciais teóricos, permitindo a interlocução entre os professores e os cursistas.

Ao final, será realizada uma avaliação on-line, no próprio ambiente do curso.

Os fóruns e a atividade que deverá postar no portfólio serão avaliados em 40 pontos, no total.

Você irá realizar uma avaliação, com dez (10) questões objetivas. Essa avaliação é realizada no próprio ambiente virtual de aprendizagem e poderá consultar todo o material indicado para estudo.

Na 4ª semana de estudos, você deverá fazer uma avaliação no valor de 60 pontos. Você deverá alcançar, no mínimo, 70% dos pontos distribuídos, ou seja, 42 pontos. Caso não consiga na primeira oportunidade, o sistema disponibilizará mais duas avaliações substitutivas, na mesma semana.

Atenção!!! Fique atento(a) para não perder o prazo para a realização da avaliação.

Veja, a seguir, como está distribuída a pontuação deste módulo:

ATIVIDADES PONTUAÇÃO OBSERVAÇÕES

Fórum 1 10 pontos

Fórum 2 10 pontos

Portfólio 20 pontos Portfólio: projeto de irrigação

Avaliação on-line 60 pontos

Total 100 pontos

Não perca a oportunidade de concluir com sucesso e tranquilidade esse módulo tão interessante e instigador!

Você será aprovado(a) neste MÓDULO, se alcançar média igual ou superior a 70% da pontuação distribuída, ou seja,70 pontos.

Veja, a seguir, como está distribuída a pontuação deste módulo:

Fórum 1: 10 pontos

Fórum 2: 10 pontos

Portfólio: 20 pontos - projeto de irrigação

Avaliação on-line: 60 pontos

Total: 100 pontos

Teleatendimento para Educação a Distância

Pró-Reitoria de Educação a Distância (PROED)
Bloco M - Campus Aeroporto
Av. Nenê Sabino, 1801 - Bairro Universitário