SlowKids na Uniube terá Feira de Troca de Brinquedos

Ao invés de comprar, trocar. É essa a proposta da Feira de Trocas, que será realizada pela primeira vez em Uberaba no próximo dia 09 de abril, durante o SlowKids, evento gratuito que acontece no gramado do Campus Aeroporto da Universidade de Uberaba (Uniube), das 9h às 16h.

A campanha Feira de Trocas foi lançada pelo Instituto Alana. Além de ser uma atividade divertida, as feiras de troca possibilitam entrosamento e socialização entre os pequenos. Muito mais do que trocar brinquedos que já não interessam como antes, a experiência é enriquecedora por dar novos significados a objetos antigos e afirmar que as relações não precisam ser pautadas na compra.

Durante a Feira de Troca, as crianças passeiam entre os brinquedos e escolhem aquele que gostariam de ter. Com o brinquedo que não querem mais em mãos, elas deverão conversar com o dono do brinquedo escolhido, sugerindo a troca. Pode ser que mais de um brinquedo seja usado para a transação. Não há problemas: é uma forma saudável de interação e de negociação – o importante é que as crianças saiam satisfeitas com as trocas que fizerem.

O SlowKids Uberaba conta com o patrocínio da Queen´s, English Centre e o apoio da Uniube e da TV Integração, entre outros apoiadores. A proposta do evento é se desconectar da tecnologia, desacelerar a rotina e aproveitar um dia ao ar livre em meio à natureza com a família. Esta é a primeira vez, desde o início do projeto, que o SlowKids será realizado fora de São Paulo/SP e em uma cidade do interior do Brasil.

A programação do evento conta com uma série de apresentações, brincadeiras e oficinas. Haverá também Estação de Movimentos e Sensações, para crianças de 0 a 3 anos, Estação Bolhas de Sabão Coloridas e Brincadeiras Tradicionais sob a coordenação da Trupe Príncipe Lucas e da Academia de Brincadeiras; Atividades de Recreação com o curso de Educação Física da Uniube; Oficina de Reciclagem e Colagem sob a coordenação da equipe do Colégio Opção, Passeios pela Natureza orientados pelo Curso de Engenharia Ambiental da Uniube, Mini-Horta sob a supervisão do Instituto Agronelli e Cantinho de Leitura, com intervenções da artista e contadora de histórias Adriana Fonseca, do grupo Fluistória e seus convidados. Haverá ainda intervenções musicais e a apresentação do Grupo de Teatro dos alunos do SESI – Engrenagens,com a peça Auto da Serra (classificação livre).