Equipe de fonoaudiologia do MPHU realiza projeto "Guardiã do Silêncio" | Acontece na Uniube

Equipe de fonoaudiologia do MPHU realiza projeto "Guardiã do Silêncio"

05 de abril de 17
1 / 4
2 / 4
3 / 4
4 / 4

Durante o último mês de março, a equipe de Fonoaudiologia do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), ministrou treinamentos na UTI neonatal, com o tema: “Guardiã do Silêncio”. O projeto preza pelo bem-estar do recém-nascido e pela qualidade dos atendimentos assistenciais.


Com os avanços tecnológicos ocorridos nas unidades de terapia intensiva neonatais, os recém-nascidos podem apresentar um aumento no tempo de permanência dentro da UTI, que possui incubadoras, berços, ventiladores mecânicos, bombas de infusão, os quais produzem sons que se misturam às vozes em conversação. 


O projeto propõe que a cada plantão na unidade, dois colaboradores assistenciais utilizem um bottom intitulado "Guardiã do Silêncio”, com intuito de ser um "sinal de alerta" para toda a equipe, sobre o controle do ruído. O profissional assistencial utilizará o bottom durante todo o plantão, e posteriormente o repassará para o colaborador que assumir o próximo plantão, sempre alertando e reforçando a importância do controle do ruído na unidade.


"Manter o silêncio e o bem-estar é compromisso de todos. Toda equipe contribuindo na redução do ruído, teremos um ambiente de trabalho mais favorável, cooperando assim para maior qualidade na recuperação aos recém-nascidos do nosso setor", afirmou a fonoaudióloga coordenadora da UTI neonatal, Aline Goulart.


A equipe de Fonoaudiologia é composta pelas fonoaudiólogas Aline Goulart, Lissânia Michelle e Luciana Ávila e conta com a participação de equipes assistenciais da unidade.